Código: | PDCE11 | Sigla: | QPEC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Educação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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PDCE | 20 | Plano Oficial do ano letivo 2023 | 1 | - | 20 | 120 | 540 |
Docente | Responsabilidade |
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António Manuel Magalhães Evangelista de Sousa | Regente |
Seminário: | 4,00 |
A investigação em educação assume especificidades que dimanam do seu próprio campo e está, ao mesmo tempo, em diálogo com os quadros teóricos contemporâneos em que o social, a ação e os atores são concetualizados. Esta UC propõe-se abordar um conjunto de teorias e quadros teórico-concetuais fundadores da investigação em ciências sociais e em ciências da educação e cartografar os desenvolvimentos mais recentes das problemáticas e das questões da educação. Nesse sentido, para além da apresentação e discussão dos quadros teórico-concetuais estabelecidos, mas sempre em desenvolvimento, esta cartografia tem em consideração os desafios epistemológicos/ontológicos/axiológicos trazidos para o campo da investigação social e em educação pelos novos movimentos sociais e as perspetivas pós-humanas, decoloniais, indígenas e feministas e, implicitamente, os desafios que as perspetivas teórico-metodológicas promovidas pela interseccionalidade trazem para o campo.
Sem desconsiderar a contextualização histórica das propostas e desenvolvimentos das teorias sociais e da educação, a UC privilegiará o modo como, contemporaneamente, elas são parte de um campo em que os discursos se articulam e/ou conflituam entre si no seu processo de compreender os fenómenos sociais e educativos de leitura simultaneamente global e situada.
Ao colocarem em questão a própria natureza do conhecimento científico, a sua origem no Norte-Global hegemónico e as colonizações externas e internas que promoveram e promovem, estas perspetivas parecem estar a reconfigurar o estatuto e o lugar da investigação, dos/das investigadoras e a relação entre saber e poder. Por outro lado, essas abordagens permitem-nos acolher problemas de investigação sobre a emergência de novas formas sociais impulsionadas em grande medida pela presença das tecnologias, novas e antigas, nos mais diversos contextos sociais, culturais e educacionais. Trata-se, assim, de convocar quadros teóricos múltiplos e diversos com impacto na concetualização e desenvolvimento da educação, no sentido amplo, e, mais especificamente, dos sistemas educativos, das instituições, das políticas e das categorias educativas (docente/formadora; aluno/a/estudante; aula/www; etc.).
Assumindo a educação um papel central nos discursos políticos e económicos em torno da, assim designada, ‘sociedade e economia do conhecimento’, os conceitos educativos são ativamente reconfigurados. A fixação dos seus sentidos é um campo de luta discursiva e ideológica que importa analisar e perspetivar criticamente no âmbito da ‘renegociação’ do contrato social moderno.
É, assim, com este enquadramento, que, nesta UC, as problemáticas ligadas à relação da educação com a mudança social, ligadas à educação e a formação de identidades numa era de transição e as problemáticas ligadas às questões de cidadania e participação serão desenvolvidas, enquanto estruturantes do campo das teorias sociais e da educação. É também neste enquadramento que as questões ligadas às múltiplas reconfigurações da família, da infância e juventude, do mundo do trabalho, assim como da natureza do conhecimento e da sua tradução curricular e a educação de crianças, jovens e adultos serão desenvolvidas, isto é, como campos em que as dimensões orientadoras referidas especificamente se traduzem.
A proposta programática da QPEC pretende, portanto, assumir que as teorias e problemáticas sociológicas e educativas não são elas próprias alheias às grandes transformações contemporâneas, com forte impacto na vida das sociedades e, em particular, nas esferas e contextos educativos formais, não formais e informais, como sejam os processos de digitalização ou criação de reservas de materialidade e que transversalmente pontuarão discussões e análises.
Organizada em módulos, a UC procura promover e aprofundar o conhecimento das perspetivas mais marcantes – com ênfase nos debates teóricos mais contemporâneos - que estabeleceram a educação como campo de investigação. A UC pretende contribuir para o desenvolvimento de competências que permitam às/aos estudantes posicionar a sua investigação e a si mesmos no panorama epistemológico das ciências sociais e da educação contemporâneo. Em alinhamento com estes módulos, são organizados seminários sobre autores e autoras centrais na configuração do campo das ciências sociais e da educação. Nesta UC são, também, oferecidos módulos pelos quais os/as estudantes poderão optar conforme os seus interesses de investigação ou para os explorar e refinar. Os módulos estão estreitamente articulados com as áreas estratégicas de investigação do Centro de Investigação e de Intervenção Educativas e com a investigação desenvolvida por docentes envolvidos nesta UC. Por outro lado, a estrutura modular desta UC permite abordar uma diversidade de perspetivas e de concetualizações, através da participação de docentes/investigadores/as do Departamento de Ciências da Educação.
Na mesma linha de orientação, estão programados seminários mais organizados em torno de autores/as influentes no modo como, contemporaneamente, se pensa e conhece o social e os fenómenos educativos.
Para uma cartografia teorias sociais e da educação
A - Educação e mudança social
B - Educação e perspetivas críticas: decoloniais, indígenas, pós-humanas e da interseccionalidade
C - Educação e a formação de identidades numa era de transição
D - - Educação, cidadania e participação
E - Conhecimento(s), políticas e práticas curriculares e organizacionais
F - Educação, formação e trabalho
G - Implicações teóricas, metodológicas e éticas na investigação com populações jovens.
Designação | Peso (%) |
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Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 50,00 |
Elaboração de projeto | 50,00 |
Total: | 100,00 |