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Questões e Problemáticas da Educação Contemporânea

Código: PDCE11     Sigla: QPEC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2024/2025 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDCE 20 Plano Oficial do ano letivo 2023 1 - 20 120 540

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Manuel Magalhães Evangelista de Sousa Regente

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português e Inglês

Objetivos

Apresentação

A investigação em educação assume especificidades que dimanam do seu próprio campo e está, ao mesmo tempo, em diálogo com os quadros teóricos contemporâneos em que o social, a ação e os atores são concetualizados. Esta UC propõe-se abordar um conjunto de teorias e quadros teórico-concetuais fundadores da investigação em ciências sociais e em ciências da educação e cartografar os desenvolvimentos mais recentes das problemáticas e das questões da educação. Nesse sentido, para além da apresentação e discussão dos quadros teórico-concetuais estabelecidos, mas sempre em desenvolvimento, esta cartografia tem em consideração os desafios epistemológicos/ontológicos/axiológicos trazidos para o campo da investigação social e em educação pelos novos movimentos sociais e as perspetivas pós-humanas, decoloniais, indígenas e feministas e, implicitamente, os desafios que as perspetivas teórico-metodológicas promovidas pela interseccionalidade trazem para o campo.


 Sem desconsiderar a contextualização histórica das propostas e desenvolvimentos das teorias sociais e da educação, a UC privilegiará o modo como, contemporaneamente, elas são parte de um campo em que os discursos se articulam e/ou conflituam entre si no seu processo de compreender os fenómenos sociais e educativos de leitura simultaneamente global e situada.


 Ao colocarem em questão a própria natureza do conhecimento científico, a sua origem no Norte-Global hegemónico e as colonizações externas e internas que promoveram e promovem, estas perspetivas parecem estar a reconfigurar o estatuto e o lugar da investigação, dos/das investigadoras e a relação entre saber e poder. Por outro lado, essas abordagens permitem-nos acolher problemas de investigação sobre a emergência de novas formas sociais impulsionadas em grande medida pela presença das tecnologias, novas e antigas, nos mais diversos contextos sociais, culturais e educacionais. Trata-se, assim, de convocar quadros teóricos múltiplos e diversos com impacto na concetualização e desenvolvimento da educação, no sentido amplo, e, mais especificamente, dos sistemas educativos, das instituições, das políticas e das categorias educativas (docente/formadora; aluno/a/estudante; aula/www; etc.).


 Assumindo a educação um papel central nos discursos políticos e económicos em torno da, assim designada, ‘sociedade e economia do conhecimento’, os conceitos educativos são ativamente reconfigurados. A fixação dos seus sentidos é um campo de luta discursiva e ideológica que importa analisar e perspetivar criticamente no âmbito da ‘renegociação’ do contrato social moderno.


É, assim, com este enquadramento, que, nesta UC, as problemáticas ligadas à relação da educação com a mudança social, ligadas à educação e a formação de identidades numa era de transição e as problemáticas ligadas às questões de cidadania e participação serão desenvolvidas, enquanto estruturantes do campo das teorias sociais e da educação. É também neste enquadramento que as questões ligadas às múltiplas reconfigurações da família, da infância e juventude, do mundo do trabalho, assim como da natureza do conhecimento e da sua tradução curricular e a educação de crianças, jovens e adultos serão desenvolvidas, isto é, como campos em que as dimensões orientadoras referidas especificamente se traduzem.


A proposta programática da QPEC pretende, portanto, assumir que as teorias e problemáticas sociológicas e educativas não são elas próprias alheias às grandes transformações contemporâneas, com forte impacto na vida das sociedades e, em particular, nas esferas e contextos educativos formais, não formais e informais, como sejam os processos de digitalização ou criação de reservas de materialidade e que transversalmente pontuarão discussões e análises.


Organizada em módulos, a UC procura promover e aprofundar o conhecimento das perspetivas mais marcantes – com ênfase nos debates teóricos mais contemporâneos - que estabeleceram a educação como campo de investigação. A UC pretende contribuir para o desenvolvimento de competências que permitam às/aos estudantes posicionar a sua investigação e a si mesmos no panorama epistemológico das ciências sociais e da educação contemporâneo. Em alinhamento com estes módulos, são organizados seminários sobre autores e autoras centrais na configuração do campo das ciências sociais e da educação. Nesta UC são, também, oferecidos módulos pelos quais os/as estudantes poderão optar conforme os seus interesses de investigação ou para os explorar e refinar. Os módulos estão estreitamente articulados com as áreas estratégicas de investigação do Centro de Investigação e de Intervenção Educativas e com a investigação desenvolvida por docentes envolvidos nesta UC. Por outro lado, a estrutura modular desta UC permite abordar uma diversidade de perspetivas e de concetualizações, através da participação de docentes/investigadores/as do Departamento de Ciências da Educação.

Na mesma linha de orientação, estão programados seminários mais organizados em torno de autores/as influentes no modo como, contemporaneamente, se pensa e conhece o social e os fenómenos educativos.


 



Objetivos

 Abordar um conjunto de teorias e quadros teórico-concetuais fundadores da investigação em ciências da educação e em ciências sociais.
- Cartografar os desenvolvimentos mais recentes das problemáticas e das questões da educação.
- Perspetivar criticamente no âmbito da ‘renegociação’ do contrato social moderno.
-  Aprofundar o conhecimento das perspetivas mais marcantes nos debates mais contemporâneos que estabeleceram e estabelecem a educação como campo de investigação.
- Contribuir para o desenvolvimento de competências que permitam às/aos estudantes posicionar a sua investigação no contemporâneo panorama epistemológico das ciências sociais e da educação.


Resultados de aprendizagem e competências


  • Aprofundamento do conhecimento das principais perspetivas nas Ciências da Educação e nas Ciências Sociais.

  • Conhecimento crítico dos conceitos estruturantes e dos seus significados na relação com diversos campos e perspetivas das ciências sociais e da educação.

  • Domínio da complexidade e densidade das redes conceptuais mobilizadas no tratamento das questões e problemáticas sociais e educacionais.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

Para uma cartografia teorias sociais e da educação
A - Educação e mudança social 
B - Educação e perspetivas críticas: decoloniais, indígenas, pós-humanas e da interseccionalidade 
C - Educação e a formação de identidades numa era de transição
D - - Educação, cidadania e participação
E - Conhecimento(s), políticas e práticas curriculares e organizacionais
F - Educação, formação e trabalho
G - Implicações teóricas, metodológicas e éticas na investigação com populações jovens. 

Bibliografia Obrigatória

Elliot, Anthony; Contemporary Social Theory: An introduction , Routledge, 2014
Paulston, Roland G. ; Mapeando a Educação Comparada depois da Pós-Modernidade, , Educação, Sociedade e Culturas, 16, 203-239., 2001
Young, Michael F. D. ; Conhecimento e currículo – do socioconstrutivismo ao realismo social na Sociologia da Educação,, Porto Editora, 2010
Bauman, Zigmunt; The Individualised Society, Blackwell Publishers, 2001
Giddens, Anthony; Dualidade da estrutura. Agência e estrutura. Oeiras: , Celta Editora, 2000
Bernstein, Basil; Pedagogy, Symbolic Control and Identity – theory, research, critique, Routledge, 2000
Dale, Roger ; Globalization and the Rescaling of Educational governance: a case of sociological ectopia, Rowman & Littlefield Publishers, Inc., 2007
Baert, Patrick & Silva, Filipe Carreira da ; Teoria Social Contemporânea, Mundos Sociais, 2014

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Exposição
- Leitura e análise de textos
- Debate em grande grupo

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 50,00
Elaboração de projeto 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Para obter aproveitamento o estudante terá de frequentar 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da unidade curricular é feita nos termos da avaliação prevista para o Programa Doutoral em Ciências da Educação.

Provas e trabalhos especiais

Para o primeiro módulo, Para uma Cartografia Teorias Sociais e da Educaçã , é solicitado aos estudantes que produzam um ensaio com base numa obra selecionada de um autor/a relevante para o campo das ciências da educação.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes que por lei estejam dispensados da presença nas aulas deverão realizar uma prova destinada a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha de Unidade Curricular. Os/as estudantes que se encontrem nesta situação devem contactar o/a regente da Unidade Curricular nas primeiras 3 semanas do seu funcionamento, para o/a informarem da situação, definir a forma de realização dessa prova e a sua calendarização.

Melhoria de classificação

Não se aplica.
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