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Estruturas e Dinâmicas do Trabalho de Investigação

Código: PDCE10     Sigla: EDTI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2024/2025 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDCE 22 Plano Oficial do ano letivo 2023 1 - 20 180 540

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Amélia da Costa Lopes Regente

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A organização da unidade curricular de Estruturas e Dinâmicas do Trabalho de Investigação (EDTI) visa propiciar conhecimentos aprofundados e capacidade de análise crítica sobre metodologias de investigação em educação, atendendo particularmente ao processo através do qual foram tomadas decisões relativas às metodologias de investigação.


Mais especificamente, a unidade curricular visa os seguintes objectivos de aprendizagem:
. aprofundar e estruturar conhecimentos avançados no domínio das metodologias de investigação em educação;
. produzir conhecimentos interdisciplinares adequados à análise sistemática e crítica de projetos de investigação em educação;
. contribuir para estimular a produção de conhecimentos originais; e
. criar oportunidades de contacto com investigadores/as e investigações reconhecidas.

Resultados de aprendizagem e competências

A UC visa promover os seguintes resultados de aprendizagem e competências:

. capacidade de compreensão sistemática de projetos de investigação no domínio das Ciências da Educação; 
. capacidade de analisar criticamente quadros metodológicos inovadores adequados à compreensão da complexidade das situações educacionais e sociais; 
. capacidade de derivar soluções criativas para o desenho de projetos inovadores adequados à compreensão da complexidade das situações educacionais e sociais. 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Condições de acesso ao doutoramento.

Programa

Os conteúdos programáticos estruturam-se em três blocos principais:

1º bloco: Condições teórico-epistemológicas da investigação em educação

  1. condições socioinstitucionais, sociopolíticas e epistemológicas da produção da investigação em ciências da educação; (condições sociopolíticas)
  2. relação teoria e empiria no trabalho de investigação em educação; (condições teóricas)
  3. validação, interpretação e teorização (condições metodológicas)

2º bloco: Praxeologias da investigação em educação

  1. tipologias, desenhos de investigação e modelos de análise
  2. condições relacionais do trabalho de investigação em educação
  3. narratividade, comunicação e linguagem no trabalho de investigação em educação;
  4. ética no trabalho de investigação em educação;

3º bloco: Trabalho empírico e dispositivos de investigação

  1. modos de organização do campo empírico (e.g., estudos de caso, estudos comparativos, ...)
  2. oficinas de metodologias (métodos biográficos, etnografia, construção e análise de questionários, entrevistas, grupos de discussão focalizada, análise de conteúdo, análise de discurso; métodos digitais...).

Bibliografia Obrigatória

Bruyne Paul de; Dinâmica da pesquisa em ciências sociais
Cohen Louis; Research methods in education. ISBN: 0-415-19541-1
Correia José Alberto; A^construção científica do político em educação
Creswell John W.; Research design. ISBN: 0-7619-2442-6
Denzin Norman K.; O^planejamento da pesquisa qualitativa. ISBN: 85-363-0663-7
Flick Uwe 340; A companion to qualitative research. ISBN: 978-0-7619-7375-1
Guba Egon G.; Fourth generation evaluation. ISBN: 0-8039-3235-9
Keeves John ed. lit.; Educational research, methodology, and measurement. ISBN: ISBN 0-08-042710-3
Saukko Paula; Doing research in cultural studies. ISBN: ISBN 0-7619-6505-X
Seale Clive 340; Researching society and culture. ISBN: 0-7619-5277-2
Amélia Lopes; Libertar o desejo, resgatar a inovação (https://hdl.handle.net/10216/13961 (pp. 41-78))
Silva, Sofia Marques, & Webster, Joan Parker ; Positionality and standpoint: Situated ethnographers acting in on- and offline contexts. , 2018 (In Dennis Beach, Carl Bagley, & Sofia Marques da Silva (Eds.), International handbook on ethnography of education (pp. 501-512, ISBN 978-1-118-93370-1). New York: Wiley-Blackwel)
Marques da Silva, Sofia; Etnografia digital multissituada: experiências de mobilidade de jovens a crescer em regiões de fronteira. , 2021 (In Ana Nobre, Ana Mouraz, & Marina Duarte (Eds.), Portas que o digital abriu na investigação em Educação (pp. 174-198, ISBN 978-972-674-904-2). Lisboa: Universidade Aberta. https://doi.org/10.34627/uab.edel.15.9)
Hoveid, Marit Honerød, Ciolan, Lucian, Paseka, Angelika, & Silva, Sofia Marques (Eds.). ; Doing educational research: Overcoming challenges in practice, 2019 ((ISBN 9781526435545). London: SAGE Publications. 352p.)
Menezes, I., Pais, S. C., Malafaia, C. & Ferreira, P. D.; .Métodos mistos: da problematização ao que-fazer na investigação em ciências sociais e da educação. , 2022 (In C. C. Vieira (Ed.), Temas, contextos e desafios da investigação qualitativa em educação (pp.109-149). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. https://doi.org/10.14195/978-989-26-2235-4)
Pais, S., Rodrigues, M. & Menezes, I. ; Community as locus for health formal and non-formal education: the significance of ecological and collaborative research for promoting health literacy, 2014 (Frontiers in Public Health, 2:283. doi: 10.3389/fpubh.2014.00283)
Neves, Tiago; Entre Educativo e Penitenciário: etnografia de um centro de internamento de menores delinquentes, Afrontamento, 2008
Vaz, Henrique ; Types of schoolwork at performing arts schools. , 2014 (Derivas #02, pp. 79-94.)
Macedo , Eunice; Vozes jovens entre experiência e desejo: Cidadania educacional e outras construções, 2018 ((Capítulo 5, Teoria do método e desenho da pesquisa (115-126). Porto: Afrontamento.)
Macedo, Eunice; Cidadania em confronto: educação de jovens elites em tempo de globalização. , 2009 ((cap 7, O desvendar de um mundo oculto: A busca de método: racionalidades, afectos, razões e procedimentos (161-174). Porto: LivPsic)
Lopes, Amélia, & Pereira, Fátima; Escritos de trabalho e construção social da acção educativa institucional: (E)feitos de um processo de investigação-acção. , 2004 (Educação, Sociedade & Culturas, 22, 109-132.)
Pereira, Fátima; Infância, Educação Escolar e Profissionalidade docente. Um mapeamento social dos discursos em formação inicial de professores., 2010 ( Cap. IV e V, pp. 235-373. Lisboa: FCG e FCT.)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos de ensino envolvem exposição e debate, trabalho de campo orientado, trabalho de grupo, apresentação de trabalhos pelos estudantes e orientação tutorial.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 90,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho de campo 6,00
Total: 156,00

Obtenção de frequência

Segue as regras do regulamento do Programa Doutoral em Ciências da Educação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Segue as regras do regulamento do Programa Doutoral em Ciências da Educação.

Provas e trabalhos especiais

A avaliação tem por base o projecto de doutoramento apresentado na prova de qualificação, de 30 a 50 páginas, contemplando a identificação e operacionalização das questões de investigação e um primeiro esboço do “como-fazer” metodológico. O projecto será objecto de discussão por um júri de 3 ou 4 docentes e investigadores, incluindo o supervisor (e co-supervisor se existir) no final do 2º semestre.

Trabalho de estágio/projeto

NA

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes que por lei estejam dispensados da presença nas aulas deverão realizar uma prova destinada a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha de Unidade Curricular. Os/as estudantes que se encontrem nesta situação devem contactar o/a regente da Unidade Curricular nas primeiras 3 semanas do seu funcionamento, para o/a informarem da situação, definir a forma de realização dessa prova e a sua calendarização.

Melhoria de classificação

Segue as regras do regulamento do Programa Doutoral em Ciências da Educação.

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