Código Oficial: | 5116 |
Sigla: | PDCE |
Descrição: | O Programa Doutoral em Ciências da Educação (PDCE) oferece uma ótima oportunidade para a produção de conhecimento orientado para a análise e intervenção em contextos de educação e formação. Uma visão ampla da educação (formal, informal e não-formal) e o ambiente internacional do curso proporcionam um ambiente ímpar. A estreita articulação com projetos desenvolvidos no CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas (avaliado como Excelente pela FCT) e uma grande atenção à qualidade da supervisão promovem a realização de trabalho relevante, capaz de fazer a diferença. |
A organização da unidade curricular de Estruturas e Dinâmicas do Trabalho de Investigação (EDTI) visa propiciar conhecimentos aprofundados e capacidade de análise crítica sobre metodologias de investigação em educação, atendendo particularmente ao processo através do qual foram tomadas decisões relativas às metodologias de investigação.
Mais especificamente, a unidade curricular visa os seguintes objectivos de aprendizagem:
. aprofundar e estruturar conhecimentos avançados no domínio das metodologias de investigação em educação;
. produzir conhecimentos interdisciplinares adequados à análise sistemática e crítica de projectos de investigação em educação;
. contribuir para estimular a produção de conhecimentos originais; e
. criar oportunidades de contacto com investigadores/as e investigações reconhecidas.
A investigação em educação assume especificidades que dimanam do seu próprio campo e está, ao mesmo tempo, em diálogo com os quadros teóricos contemporâneos em que o social, a agência e os atores são concetualizados. Esta UC propõe-se abordar um conjunto de teorias e quadros teórico-concetuais fundadores da investigação em ciências sociais e em ciências da educação e, cartografar os desenvolvimentos mais recentes das problemáticas e das questões da educação. Trata-se, portanto, de convocar esses quadros teóricos com impacto na concetualização e desenvolvimento da educação, no sentido amplo, e, mais especificamente, dos sistemas educativos, das instituições e das categorias educativas (docente/formadora; aluno/a/estudante; aula/www; etc.). Assumindo a educação um papel central nos discursos políticos e económicos em torno da, assim designada, ‘sociedade do conhecimento’, os conceitos educativos são ativamente reconfigurados. A fixação dos seus sentidos é um campo de luta discursiva e ideológica que importa analisar e perspetivar criticamente no âmbito da ‘renegociação’ do contrato social moderno. É neste enquadramento sociológico e epistemológico que, nesta UC, as políticas educativas, as questões de cidadania e participação, as questões da família, da infância, do mundo do trabalho, as problemáticas das identidades pessoais e profissionais, a natureza do conhecimento e a sua tradução curricular e a educação de crianças, jovens e adultos são tratadas. A esta proposta não são alheias as grandes transformações contemporâneas com forte impacto na vida das sociedades e, em particular, nas esferas e contextos educativos, como sejam os processos de digitalização e que transversalmente pontuarão discussões e análises.
Organizada em módulos, a UC procura promover e aprofundar o conhecimento das perspetivas mais marcantes – com ênfase nos debates mais contemporâneos - que estabeleceram a educação como campo de investigação. A UC pretende contribuir para o desenvolvimento de competências que permitam às/aos estudantes posicionar a sua investigação no panorama epistemológico das ciências sociais e da educação contemporâneo.
Em alinhamento com estes módulos são organizados seminários sobre autores/as centrais na configuração do campo das ciências sociais e da educação. Nesta UC, são, também, oferecidos módulos pelos quais os/as estudantes poderão optar conforme os seus interesses de investigação. Os módulos estão estreitamente articulados com as áreas estratégicas de investigação do Centro de Investigação e de Intervenção Educativas e com a investigação desenvolvida por docentes envolvidos.
Objectivos da unidade curricular: . produzir conhecimentos interdisciplinares originais adequados à análise sistemática e crítica de projectos de investigação em educação; . contactar investigadores/as e investigações reconhecidas do ponto de vista conceptual e metodológico; - conceber um projecto de investigação que amplie o conhecimento existente no dominio das Ciências da Educação.
Esta UC pretende estimular os estudantes de doutoramento a disseminar a investigação produzida através da apresentação de posters, de comunicações ou de outros formatos em conferências académicas inter/nacionais.
Com esta unidade curricular visa-se:
- Desenvolver nos estudantes competências de escrita académica e científica, nomeadamente através da clarificação, conhecimento e reconhecimento de diferentes tipologias e regras, bem como da realização de diversos exercícios práticos, mobilizando diferentes propostas de trabalho;
- Promover o conhecimento e competências no domínio dos Procedimentos Éticos da Investigação Científica em Ciências sociais e Humanas;
- Incentivar a identificação e a produção de materiais escritos, de qualidade científica, com distintas características;
O Seminário Temático pretende aprofundar e reelaborar problemáticas que atravessam os projetos de pesquisa, através da participação dos doutorandos em seminários desenvolvidos no quadro de redes de investigação com professores/as e investigadores/as convidados/as, nacionais e estrangeiros.
Esta UC pretende continuar a estimular os estudantes de doutoramento a disseminar a investigação produzida através da apresentação de posters, de comunicações ou de outros formatos em conferências académicas inter/nacionais.
O Seminário de Investigação III tem como objetivo fazer o acompanhamento do trabalho de investigação da/o doutorando, promovendo a finalização do estudo empírico e a escrita da tese de doutoramento.