Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > PDCE01

Estruturas e Dinâmicas do Trabalho de Investigação

Código: PDCE01     Sigla: EDTI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2022/2023 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDCE 26 Plano de Estudos Oficial 2007 1 - 20 180 540

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A organização da unidade curricular de Estruturas e Dinâmicas do Trabalho de Investigação (EDTI) visa propiciar conhecimentos aprofundados e capacidade de análise crítica sobre metodologias de investigação em educação, atendendo particularmente ao processo através do qual foram tomadas decisões relativas às metodologias de investigação.


Mais especificamente, a unidade curricular visa os seguintes objectivos de aprendizagem:
. aprofundar e estruturar conhecimentos avançados no domínio das metodologias de investigação em educação;
. produzir conhecimentos interdisciplinares adequados à análise sistemática e crítica de projectos de investigação em educação;
. contribuir para estimular a produção de conhecimentos originais; e
. criar oportunidades de contacto com investigadores/as e investigações reconhecidas.

Resultados de aprendizagem e competências

A UC visa promover os seguintes resultados de aprendizagem e competências:

. capacidade de compreensão sistemática de projectos de investigação no domínio das Ciências da Educação; 
. capacidade de analisar criticamente quadros metodológicos inovadores adequados à compreensão da complexidade das situações educacionais e sociais; 
. capacidade de derivar soluções criativas para o desenho de projectos inovadores adequados à compreensão da complexidade das situações educacionais e sociais. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os conteúdos programáticos estruturam-se em três blocos principais:

1º bloco: Condições teórico-epistemológicas da investigação em educação

i. condições sócio-institucionais da produção da investigação em ciências da educação;

ii. condições sócio-políticas do trabalho de investigação em ciências da educação;

iii. condições epistemológicas e modelos de causalidade na investigação em ciências da educação.

2º bloco: Condições metodológicas da investigação em educação

i. relação teoria e empiria no trabalho de investigação em educação;

ii. narratividade no trabalho de investigação em educação;

iii. comunicação e linguagem no trabalho de investigação em educação;

iv. ética no trabalho de investigação em educação;

v. condições relacionais do trabalho de investigação em educação.

3º bloco: Trabalho empírico e dispositivos de investigação

i. modos de organização do campo empírico (e.g., estudos de caso, estudos comparativos, ...)

ii. oficinas de metodologias (métodos biográficos, etnografia, construção e análise de questionários, entrevistas, grupos de discussão focalizada, análise de conteúdo, análise de discurso).

Bibliografia Obrigatória

Alkin Marvin C.; Encyclopedia of educational research. ISBN: ISBN 0-02-900431-4
Bourdieu Pierre; O^poder simbólico. ISBN: 972-29-0014-5
Bruyne Paul de; Dinâmica da pesquisa em ciências sociais
Cohen Louis; Research methods in education. ISBN: 0-415-19541-1
Correia José Alberto; A^construção científica do político em educação
Creswell John W.; Research design. ISBN: 0-7619-2442-6
Denzin Norman K.; O^planejamento da pesquisa qualitativa. ISBN: 85-363-0663-7
Flick Uwe 340; A companion to qualitative research. ISBN: 978-0-7619-7375-1
Guba Egon G.; Fourth generation evaluation. ISBN: 0-8039-3235-9
Keeves John ed. lit.; Educational research, methodology, and measurement. ISBN: ISBN 0-08-042710-3
Mertens Donna M.; Research and evaluation in education and psychology. ISBN: 978-1-4129-7190-4
Saukko Paula; Doing research in cultural studies. ISBN: ISBN 0-7619-6505-X
Seale Clive 340; Researching society and culture. ISBN: 0-7619-5277-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos de ensino envolvem exposição e debate, trabalho de campo orientado, trabalho de grupo, apresentação de trabalhos pelos estudantes e orientação tutorial.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 90,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho de campo 6,00
Total: 156,00

Obtenção de frequência

Segue as regras do regulamento do Programa Doutoral em Ciências da Educação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Segue as regras do regulamento do Programa Doutoral em Ciências da Educação.

Provas e trabalhos especiais

A avaliação tem por base o projecto de doutoramento apresentado na prova de qualificação, de 30 a 50 páginas, contemplando a identificação e operacionalização das questões de investigação e um primeiro esboço do “como-fazer” metodológico. O projecto será objecto de discussão por um júri de 3 docentes do programa doutoral (incluindo o orientador) no final do 2º semestre.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Segue as regras do regulamento do Programa Doutoral em Ciências da Educação.

Melhoria de classificação

Segue as regras do regulamento do Programa Doutoral em Ciências da Educação.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-01 às 03:50:27 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias