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Questões e Problemáticas na Educação Contemporânea

Código: PDCE03     Sigla: QPEC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2022/2023 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDCE 26 Plano de Estudos Oficial 2007 1 - 20 120 540
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-10-12.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Obtenção de frequência, Provas e trabalhos especiais

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português e Inglês

Objetivos

Justificação

A investigação em educação assume especificidades que dimanam do seu próprio campo e está, ao mesmo tempo, em diálogo com os quadros teóricos contemporâneos em que o social, a agência e os atores são concetualizados. Esta UC propõe-se abordar um conjunto de teorias e quadros teórico-concetuais fundadores da investigação em ciências sociais e em ciências da educação e, cartografar os desenvolvimentos mais recentes das problemáticas e das questões da educação. Trata-se, portanto, de convocar esses quadros teóricos com impacto na concetualização e desenvolvimento da educação, no sentido amplo, e, mais especificamente, dos sistemas educativos, das instituições e das categorias educativas (docente/formadora; aluno/a/estudante; aula/www; etc.). Assumindo a educação um papel central nos discursos políticos e económicos em torno da, assim designada, ‘sociedade do conhecimento’, os conceitos educativos são ativamente reconfigurados. A fixação dos seus sentidos é um campo de luta discursiva e ideológica que importa analisar e perspetivar criticamente no âmbito da ‘renegociação’ do contrato social moderno. É neste enquadramento sociológico e epistemológico que, nesta UC, as políticas educativas, as questões de cidadania e participação, as questões da família, da infância, do mundo do trabalho, as problemáticas das identidades pessoais e profissionais, a natureza do conhecimento e a sua tradução curricular e a educação de crianças, jovens e adultos são tratadas. A esta proposta não são alheias as grandes transformações contemporâneas com forte impacto na vida das sociedades e, em particular, nas esferas e contextos educativos, como sejam os processos de digitalização e que transversalmente pontuarão discussões e análises.
Organizada em módulos, a UC procura promover e aprofundar o conhecimento das perspetivas mais marcantes – com ênfase nos debates mais contemporâneos - que estabeleceram a educação como campo de investigação. A UC pretende contribuir para o desenvolvimento de competências que permitam às/aos estudantes posicionar a sua investigação no panorama epistemológico das ciências sociais e da educação contemporâneo.
Em alinhamento com estes módulos são organizados seminários sobre autores/as centrais na configuração do campo das ciências sociais e da educação. Nesta UC, são, também, oferecidos módulos pelos quais os/as estudantes poderão optar conforme os seus interesses de investigação. Os módulos estão estreitamente articulados com as áreas estratégicas de investigação do Centro de Investigação e de Intervenção Educativas e com a investigação desenvolvida por docentes envolvidos.



Objetivos

 Abordar um conjunto de teorias e quadros teórico-concetuais fundadores da investigação em ciências da educação e em ciências sociais.
- Cartografar os desenvolvimentos mais recentes das problemáticas e das questões da educação.
- Perspetivar criticamente no âmbito da ‘renegociação’ do contrato social moderno.
-  Aprofundar o conhecimento das perspetivas mais marcantes nos debates mais contemporâneos que estabeleceram e estabelecem a educação como campo de investigação.
- Contribuir para o desenvolvimento de competências que permitam às/aos estudantes posicionar a sua investigação no contemporâneo panorama epistemológico das ciências sociais e da educação.


Resultados de aprendizagem e competências


  • Aprofundamento do conhecimento das principais perspetivas nas Ciências da Educação e nas Ciências Sociais.

  • Conhecimento crítico dos conceitos estruturantes e dos seus significados na relação com diversos campos e perspetivas das ciências sociais e da educação.

  • Domínio da complexidade e densidade das redes conceptuais mobilizadas no tratamento das questões e problemáticas sociais e educacionais.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n.a.

Programa

A - Teorias sociais e da educação
B - Educação e mudança social 
C - Educação e a formação de identidades numa era de transição
D - Conhecimento(s), políticas e práticas curriculares e gestionária
E - Educação e formação de jovens e adultos
F - Educação, cidadania e participação

Bibliografia Obrigatória

Elliot, Anthony; Contemporary Social Theory: An introduction , Routledge, 2014
Paulston, Roland G. ; Mapeando a Educação Comparada depois da Pós-Modernidade, , Educação, Sociedade e Culturas, 16, 203-239., 2001
Young, Michael F. D. ; Conhecimento e currículo – do socioconstrutivismo ao realismo social na Sociologia da Educação,, Porto Editora, 2010
Bauman, Zigmunt; The Individualised Society, Blackwell Publishers, 2001
Giddens, Anthony; Dualidade da estrutura. Agência e estrutura. Oeiras: , Celta Editora, 2000
Bernstein, Basil; Pedagogy, Symbolic Control and Identity – theory, research, critique, Routledge, 2000
Dale, Roger ; Globalization and the Rescaling of Educational governance: a case of sociological ectopia, Rowman & Littlefield Publishers, Inc., 2007
Baert, Patrick & Silva, Filipe Carreira da ; Teoria Social Contemporânea, Mundos Sociais, 2014

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Exposição
- Leitura e análise de textos
- Debate em grande grupo

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 50,00
Elaboração de projeto 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A obtenção da frequência na unidade curricular obedece ao estipulado no Regulamento de Avaliação dos Discentes da Universidade do Porto.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da unidade curricular é feita nos termos da avaliação prevista para o Programa Doutoral em Ciências da Educação.

Provas e trabalhos especiais

Para o primeiro módulo, Teorias Sociais e da Educação, é solicitado aos estudantes que produzam um ensaio com base numa obra selecionada de um autor/a relevante para o campo das ciências da educação.

Trabalho de estágio/projeto

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

n.a.

Melhoria de classificação

n.a.
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