Questões e Problemáticas na Educação Contemporânea
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Educação |
Ocorrência: 2022/2023 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
PDCE |
26 |
Plano de Estudos Oficial 2007 |
1 |
- |
20 |
120 |
540 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português e Inglês
Objetivos
Justificação
A investigação em educação assume especificidades que dimanam do seu próprio campo e está, ao mesmo tempo, em diálogo com os quadros teóricos contemporâneos em que o social, a agência e os atores são concetualizados. Esta UC propõe-se abordar um conjunto de teorias e quadros teórico-concetuais fundadores da investigação em ciências sociais e em ciências da educação e, cartografar os desenvolvimentos mais recentes das problemáticas e das questões da educação. Trata-se, portanto, de convocar esses quadros teóricos com impacto na concetualização e desenvolvimento da educação, no sentido amplo, e, mais especificamente, dos sistemas educativos, das instituições e das categorias educativas (docente/formadora; aluno/a/estudante; aula/www; etc.). Assumindo a educação um papel central nos discursos políticos e económicos em torno da, assim designada, ‘sociedade do conhecimento’, os conceitos educativos são ativamente reconfigurados. A fixação dos seus sentidos é um campo de luta discursiva e ideológica que importa analisar e perspetivar criticamente no âmbito da ‘renegociação’ do contrato social moderno. É neste enquadramento sociológico e epistemológico que, nesta UC, as políticas educativas, as questões de cidadania e participação, as questões da família, da infância, do mundo do trabalho, as problemáticas das identidades pessoais e profissionais, a natureza do conhecimento e a sua tradução curricular e a educação de crianças, jovens e adultos são tratadas. A esta proposta não são alheias as grandes transformações contemporâneas com forte impacto na vida das sociedades e, em particular, nas esferas e contextos educativos, como sejam os processos de digitalização e que transversalmente pontuarão discussões e análises.
Organizada em módulos, a UC procura promover e aprofundar o conhecimento das perspetivas mais marcantes – com ênfase nos debates mais contemporâneos - que estabeleceram a educação como campo de investigação. A UC pretende contribuir para o desenvolvimento de competências que permitam às/aos estudantes posicionar a sua investigação no panorama epistemológico das ciências sociais e da educação contemporâneo.
Em alinhamento com estes módulos são organizados seminários sobre autores/as centrais na configuração do campo das ciências sociais e da educação. Nesta UC, são, também, oferecidos módulos pelos quais os/as estudantes poderão optar conforme os seus interesses de investigação. Os módulos estão estreitamente articulados com as áreas estratégicas de investigação do Centro de Investigação e de Intervenção Educativas e com a investigação desenvolvida por docentes envolvidos.
Objetivos
- Abordar um conjunto de teorias e quadros teórico-concetuais fundadores da investigação em ciências da educação e em ciências sociais.
- Cartografar os desenvolvimentos mais recentes das problemáticas e das questões da educação.
- Perspetivar criticamente no âmbito da ‘renegociação’ do contrato social moderno.
- Aprofundar o conhecimento das perspetivas mais marcantes nos debates mais contemporâneos que estabeleceram e estabelecem a educação como campo de investigação.
- Contribuir para o desenvolvimento de competências que permitam às/aos estudantes posicionar a sua investigação no contemporâneo panorama epistemológico das ciências sociais e da educação.
Resultados de aprendizagem e competências
- Aprofundamento do conhecimento das principais perspetivas nas Ciências da Educação e nas Ciências Sociais.
- Conhecimento crítico dos conceitos estruturantes e dos seus significados na relação com diversos campos e perspetivas das ciências sociais e da educação.
- Domínio da complexidade e densidade das redes conceptuais mobilizadas no tratamento das questões e problemáticas sociais e educacionais.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
n.a.
Programa
A - Teorias sociais e da educação
B - Educação e mudança social
C - Educação e a formação de identidades numa era de transição
D - Conhecimento(s), políticas e práticas curriculares e gestionária
E - Educação e formação de jovens e adultos
F - Educação, cidadania e participação
Bibliografia Obrigatória
Elliot, Anthony; Contemporary Social Theory: An introduction , Routledge, 2014
Paulston, Roland G. ; Mapeando a Educação Comparada depois da Pós-Modernidade, , Educação, Sociedade e Culturas, 16, 203-239., 2001
Young, Michael F. D. ; Conhecimento e currículo – do socioconstrutivismo ao realismo social na Sociologia da Educação,, Porto Editora, 2010
Bauman, Zigmunt; The Individualised Society, Blackwell Publishers, 2001
Giddens, Anthony; Dualidade da estrutura. Agência e estrutura. Oeiras: , Celta Editora, 2000
Bernstein, Basil; Pedagogy, Symbolic Control and Identity – theory, research, critique, Routledge, 2000
Dale, Roger ; Globalization and the Rescaling of Educational governance: a case of sociological ectopia, Rowman & Littlefield Publishers, Inc., 2007
Baert, Patrick & Silva, Filipe Carreira da ; Teoria Social Contemporânea, Mundos Sociais, 2014
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Exposição
- Leitura e análise de textos
- Debate em grande grupo
Palavras Chave
Ciências Sociais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
50,00 |
Elaboração de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção da frequência na unidade curricular obedece ao estipulado no Regulamento de Avaliação dos Discentes da Universidade do Porto.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação da unidade curricular é feita nos termos da avaliação prevista para o Programa Doutoral em Ciências da Educação.
Provas e trabalhos especiais
Para o primeiro módulo, Teorias Sociais e da Educação, é solicitado aos estudantes que produzam um ensaio com base numa obra selecionada de um autor/a relevante para o campo das ciências da educação.
Trabalho de estágio/projeto
n.a.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
n.a.
Melhoria de classificação
n.a.