Ética Animal e Ambiental
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ética em Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MBIOETIC |
8 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
6 |
55 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo essencial da Unidade Curricular de Ética Animal e Ambiental é que o estudante adquira conhecimentos alargados no domínio da Ética Ambiental e da Importância da Biodiversidade. Muito em particular no que diz respeito à dimensão técnica e operacional destas áreas.
Resultados de aprendizagem e competências
Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para apreciar qualquer tema na área do Ambiente, da Biodiversidade e da Biopolítica. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre como proceder para uma atualização constante neste domínio.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1- Relação da bioética com o ambiente, biodiversidade e biopolítica. Evolução histórica e cultural destes conceitos.
2- Proteção do ambiente e da biodiversidade como questão política e social da atualidade.
3- A conservação da biodiversidade como imperativo ético da sociedade democrática e plural. A Convenção sobre a Diversidade Biológica. Casos Práticos.
4- A responsabilidade ambiental das empresas.
5- Fundamentos filosóficos da Ética Empresarial. Os Direitos Humanos fundamentais neste contexto.
6- A responsabilidade social das empresas e os fundos socialmente responsáveis, ou fundos verdes. A responsabilidade e respeito pelo meio ambiente. Casos Práticos.
7- A globalização económica e cultural e seu impacto na degradação do ambiente. A biopolítica do Estado Português. O Instituto do Ambiente.
8- A Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável, a Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade e outras estratégias nacionais neste domínio.
Bibliografia Obrigatória
Robin Attfield; Environmental Ethics: An Overview for the Twenty-First Century, 2014
Alastair V. Campbell; Bioethics: The Basics, 2013
Arthur L. Caplan, Robert Arp; Contemporary Debates in Bioethics, 2013
David R. Keller; Environmental Ethics: The Big Questions, 2010
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias:
a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular;
b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes;
c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes;
d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
50,00 |
Exame |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
60,00 |
Frequência das aulas |
51,00 |
Trabalho escrito |
51,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico e a evolução das capacidades de cada estudante: evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.
Fórmula de cálculo da classificação final
A Nota Final da Unidade Curricular é o reflexo da Avaliação Contínua efetuada pesando 50% na classificação final. Os restantes 50% decorrem da avaliação dos conhecimentos teóricos e práticos obtidos através de uma Prova Final.