Ética na Investigação Científica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ética em Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MBIOETIC |
9 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
6 |
55 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os princípios éticos fundamentais devem orientar o investigador no desenho e na implementação de investigação envolvendo seres humanos respeitando princípios éticos fundamentais. Esses princípios devem ser considerados universais, transcendendo as fronteiras geográficas, culturais, económicas, jurídicas e políticas. Torna-se fulcral aprender a importância de respeitar princípios e diretrizes nacionais e internacionais por forma a proteger os participantes de qualquer investigação. Pretende-se analisar diferentes aspetos e casos práticos relacionados com a Ética da Investigação, assim como aprender a desenvolver e avaliar um projeto de investigação sob o ponto de vista ético, desde a fase do desenho da investigação, até à fase da publicação dos resultados. Os estudantes serão encorajados a refletir sobre o impacto das novas tecnologias na Ética da Investigação. Através da perceção e do debate crítico destas matérias, os estudantes irão assimilar a importância da integridade científica e, simultaneamente, adquirir uma perspetiva global da investigação científica que contribuirá para melhorar a qualidade e o impacto da investigação desenvolvida.
Resultados de aprendizagem e competências
Abordar e discutir as questões éticas fundamentais em investigação na área da saúde, dar a conhecer a legislação relevante nesta área e desenvolver as aptidões práticas necessárias para satisfazer as exigências éticas e legais no desenvolvimento de um trabalho de investigação nesta área.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Princípios éticos fundamentais da investigação
- Evolução da ética da investigação
- Enquadramento normativo
- A Medicina Baseada na Evidência
- O papel das Comissões de Ética
- Submissão de protocolos às Comissões de Ética
- Consentimento Informado, privacidade, confidencialidade e proteção de dados
- Má Conduta Científica e Integridade na Investigação
- Conflito de Interesses e enviesamentos do processo de publicação
- Planear e implementar um projeto de investigação
- Biobancos e investigação genómica
- Ética na investigação em Inteligência Artificial
- Grupos vulneráveis em investigação
- Questões éticas na investigação e experimentação em animais
- Discussão de casos práticos relacionados com a ética da investigação
Bibliografia Obrigatória
Priscilla Alderson & Virginia Morrow; The Ethics of Research with Children and Young People: a pratical handbook, 2020
Tom L. Beauchamp & David DeGrazia; Principles of animals research ethics, Oxford University Press , 2020
Institute of Medicine, National Academy of Engineering, National Academy of Sciences; On Being a Scientist – A Guide to Responsible Conduct in Research, National Academies Press , 2008
Paul Oliver; The student´s guide to research ethics, Open University Press , 2003
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Utilizando uma metodologia que combina teoria e prática, recorremos a diferentes estratégias:
Preleções Teóricas sobre diferentes temas;
Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos com a participação de docentes e discentes;
Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação do docente e com a participação ativa dos discentes; Apresentação de casos-problema.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
40,00 |
Exame |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
51,00 |
Frequência das aulas |
51,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A Avaliação Contínua (AC) é efetuada pelo docente responsável tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na UC, do interesse e participação no processo pedagógico, e dos conhecimentos teóricos e práticos.
Fórmula de cálculo da classificação final
A Nota Final da UC é o reflexo da AC efetuada pesando 50% na classificação final. Os restantes 50% decorrem da avaliação dos conhecimentos teóricos e práticos obtidos através de uma Prova Final.