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Ética na Investigação Científica

Código: BIO_5     Sigla: EIC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ética em Ciências da Saúde

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado em Bioética

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MBIOETIC 9 Plano de Estudos em vigor 1 - 6 55 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ivone Maria Resende Figueiredo Duarte Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,86
Teorico-Prática: 1,07
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,857
Ivone Maria Resende Figueiredo Duarte 2,857
Teorico-Prática Totais 1 1,071
Ivone Maria Resende Figueiredo Duarte 1,071

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os princípios éticos fundamentais devem orientar o investigador no desenho e na implementação de investigação envolvendo seres humanos respeitando princípios éticos fundamentais. Esses princípios devem ser considerados universais, transcendendo as fronteiras geográficas, culturais, económicas, jurídicas e políticas. Torna-se fulcral aprender a importância de respeitar princípios e diretrizes nacionais e internacionais por forma a proteger os participantes de qualquer investigação. Pretende-se  analisar diferentes aspetos e casos práticos relacionados com a Ética da Investigação, assim como aprender a desenvolver e avaliar um projeto de investigação sob o ponto de vista ético, desde a fase do desenho da investigação, até à fase da publicação dos resultados. Os estudantes serão encorajados a refletir sobre o impacto das novas tecnologias na Ética da Investigação. Através da perceção e do debate crítico destas matérias, os estudantes irão assimilar a importância da integridade científica e, simultaneamente, adquirir uma perspetiva global da investigação científica que contribuirá para melhorar a qualidade e o impacto da investigação desenvolvida.

Resultados de aprendizagem e competências

Abordar e discutir as questões éticas fundamentais em investigação na área da saúde, dar a conhecer a legislação relevante nesta área e desenvolver as aptidões práticas necessárias para satisfazer as exigências éticas e legais no desenvolvimento de um trabalho de investigação nesta área.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  • Princípios éticos fundamentais da investigação

  • Evolução da ética da investigação

  • Enquadramento normativo

  • A Medicina Baseada na Evidência

  • O papel das Comissões de Ética

  • Submissão de protocolos às Comissões de Ética

  • Consentimento Informado, privacidade, confidencialidade e proteção de dados

  • Má Conduta Científica e Integridade na Investigação

  • Conflito de Interesses e enviesamentos do processo de publicação

  • Planear e implementar um projeto de investigação

  • Biobancos e investigação genómica

  • Ética na investigação em Inteligência Artificial

  • Grupos vulneráveis em investigação

  • Questões éticas na investigação e experimentação em animais

  • Discussão de casos práticos relacionados com a ética da investigação

Bibliografia Obrigatória

Priscilla Alderson & Virginia Morrow; The Ethics of Research with Children and Young People: a pratical handbook, 2020
Tom L. Beauchamp & David DeGrazia; Principles of animals research ethics, Oxford University Press , 2020
Institute of Medicine, National Academy of Engineering, National Academy of Sciences; On Being a Scientist – A Guide to Responsible Conduct in Research, National Academies Press , 2008
Paul Oliver; The student´s guide to research ethics, Open University Press , 2003

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Utilizando uma metodologia que combina teoria e prática, recorremos a diferentes estratégias:

Preleções Teóricas sobre diferentes temas;
Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos com a participação de docentes e discentes;
Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação do docente e com a participação ativa dos discentes; Apresentação de casos-problema.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Exame 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 51,00
Frequência das aulas 51,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A Avaliação Contínua (AC) é efetuada pelo docente responsável tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na UC, do interesse e participação no processo pedagógico, e dos conhecimentos teóricos e práticos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A Nota Final da UC é o reflexo da AC efetuada pesando 50% na classificação final. Os restantes 50% decorrem da avaliação dos conhecimentos teóricos e práticos obtidos através de uma Prova Final.
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