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Ética, Espiritualidade e Cuidados Paliativos

Código: BIO_2     Sigla: EECP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ética em Ciências da Saúde

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado em Bioética

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MBIOETIC 9 Plano de Estudos em vigor 1 - 6 55 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Francisca Melo Pojal Da Silva Rego Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,86
Teorico-Prática: 1,07
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,857
Maria Francisca Melo Pojal Da Silva Rego 2,857
Teorico-Prática Totais 1 1,071
Maria Francisca Melo Pojal Da Silva Rego 0,071
Joana da Cruz Monteiro 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

o objetivo essencial da Unidade Curricular Ética, Espiritualidade e Cuidados Paliativos é que o estudante adquira conhecimentos no domínio da ética e espiritualidade nos cuidados de Fim de Vida Humana, muito em particular no que diz respeito aos fundamentos dos Cuidados Paliativos e sua relação com as profissões de saúde. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível das teorias mais representativas do pensamento humano, de modo a que seja viável a integração desses conceitos numa prática clínica proficiente e humanista.

Resultados de aprendizagem e competências

Com esta Unidade Curricular o estudante deve adquirir aptidões para a identificação das questões éticas e espirituais no contexto de cuidados paliativos e fim de vida. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre os preceitos da ética profissional para que a sua prática se desenrole também de acordo com os princípios que norteiam a atividade dos profissionais de saúde que trabalham nestas áreas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Os cuidados paliativos enquanto resposta ao sofrimento na doença incurável e progressiva

  2. Hospice movement

  3. Transição para cuidados paliativos

  4. Âmbito, organização e legislação dos cuidados paliativos

  5. Complexidade dos doentes, fases da evolução da doença e prestação de cuidados

  6. Cuidados Paliativos: contexto a nível nacional e internacional

  7. Testamento Vital e Diretivas Antecipadas de Vontade

  8. Suspensão de meios desproporcionados de tratamento, eutanásia e suicídio medicamente assistido

  9. Questões éticas na investigação em cuidados paliativos 

  10. Modelo biopsicossocial-espiritual e dor total

  11. Espiritualidade em saúde e no fim de vida

  12. Agência moral e autonomia do paciente

  13. Sofrimento espiritual e moral

  14. Instrumentos de avaliação da espiritualidade da prática clínica

  15. Impacto da espiritualidade na autonomia, tomada de decisão em saúde e dignidade em cuidados paliativos

  16. Spiritual Advocacy

Bibliografia Obrigatória

Rego, F., Rego, G., Nunes, R.; Moral agency and spirituality in palliative care, Annals of Palliative Medicine, 2020
Balbony, M., Balbony T.; Do Spirituality and Medicine Go Together?, Center for Bioethics, Harvard Medical School, 2019
Cherny, N., Fallon, M., Kaasa, S., Portenoy, R., Currow, D.; Oxford Textbook of Palliative Medicine, New York: Oxford University Press, 2015
Nunes, R.; Testamento Vital, Coimbra: Almedina, 2011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias:

a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular;
b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes;
c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes;
d) Apresentação de casos-problema.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Exame 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 51,00
Frequência das aulas 51,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A Nota Final da Unidade Curricular é o reflexo da Avaliação Contínua efetuada pesando 20% na classificação final. Os restantes 80% decorrem da avaliação dos conhecimentos teóricos e práticos obtidos através de uma Prova Final.
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