Ética, Espiritualidade e Cuidados Paliativos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ética em Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MBIOETIC |
9 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
6 |
55 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
o objetivo essencial da Unidade Curricular Ética, Espiritualidade e Cuidados Paliativos é que o estudante adquira conhecimentos no domínio da ética e espiritualidade nos cuidados de Fim de Vida Humana, muito em particular no que diz respeito aos fundamentos dos Cuidados Paliativos e sua relação com as profissões de saúde. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível das teorias mais representativas do pensamento humano, de modo a que seja viável a integração desses conceitos numa prática clínica proficiente e humanista.
Resultados de aprendizagem e competências
Com esta Unidade Curricular o estudante deve adquirir aptidões para a identificação das questões éticas e espirituais no contexto de cuidados paliativos e fim de vida. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre os preceitos da ética profissional para que a sua prática se desenrole também de acordo com os princípios que norteiam a atividade dos profissionais de saúde que trabalham nestas áreas.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Os cuidados paliativos enquanto resposta ao sofrimento na doença incurável e progressiva
- Hospice movement
- Transição para cuidados paliativos
- Âmbito, organização e legislação dos cuidados paliativos
- Complexidade dos doentes, fases da evolução da doença e prestação de cuidados
- Cuidados Paliativos: contexto a nível nacional e internacional
- Testamento Vital e Diretivas Antecipadas de Vontade
- Suspensão de meios desproporcionados de tratamento, eutanásia e suicídio medicamente assistido
- Questões éticas na investigação em cuidados paliativos
- Modelo biopsicossocial-espiritual e dor total
- Espiritualidade em saúde e no fim de vida
- Agência moral e autonomia do paciente
- Sofrimento espiritual e moral
- Instrumentos de avaliação da espiritualidade da prática clínica
- Impacto da espiritualidade na autonomia, tomada de decisão em saúde e dignidade em cuidados paliativos
- Spiritual Advocacy
Bibliografia Obrigatória
Rego, F., Rego, G., Nunes, R.; Moral agency and spirituality in palliative care, Annals of Palliative Medicine, 2020
Balbony, M., Balbony T.; Do Spirituality and Medicine Go Together?, Center for Bioethics, Harvard Medical School, 2019
Cherny, N., Fallon, M., Kaasa, S., Portenoy, R., Currow, D.; Oxford Textbook of Palliative Medicine, New York: Oxford University Press, 2015
Nunes, R.; Testamento Vital, Coimbra: Almedina, 2011
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias:
a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular;
b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes;
c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes;
d) Apresentação de casos-problema.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Exame |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
51,00 |
Frequência das aulas |
51,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.
Fórmula de cálculo da classificação final
A Nota Final da Unidade Curricular é o reflexo da Avaliação Contínua efetuada pesando 20% na classificação final. Os restantes 80% decorrem da avaliação dos conhecimentos teóricos e práticos obtidos através de uma Prova Final.