Seminários
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ética em Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
PDB |
30 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
O objetivo essencial da Unidade Curricular de Seminários é que o estudante adquira conhecimentos alargados no domínio da Bioética e Biodireito em áreas muito diversificadas. Muito em particular no que diz respeito à dimensão técnica e operacional destas áreas. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos conceitos fundamentais na área da Bioética.
Resultados de aprendizagem e competências
Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para apreciar qualquer tema na área da Bioética e Biodireito. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre como proceder para uma atualização constante neste domínio.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Os conteúdos programáticos estão desenhados de acordo com a estrutura concetual da unidade curricular:
- Direitos dos Doentes
- Ética em Cuidados Paliativos
- Responsabilidade Médica
- Neuroética
- Ética e Investigação em Saúde
- Ética e Interrupção de Gravidez
- Transplantação de Órgãos
- Biologia Sintética
- Testamento Vital
- Eutanásia
Bibliografia Obrigatória
Thomas A. Shannon, Nicholas J. Kockler; An Introduction to Bioethics, 2009
Lewis Vaughn; Bioethics: Principles, Issues and Cases, 2012
Glenn McGee; Bioethics for Beginners: 60 Cases and Cautions from the Moral Frontier of Healthcare, 2012
Arthur L. Caplan, Robert Arp; Contemporary Debates in Bioethics, 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular; b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
51,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho escrito |
51,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.
Fórmula de cálculo da classificação final
A Nota Final da Unidade Curricular é o reflexo da Avaliação Contínua efetuada pesando 50% na classificação final. Os restantes 50% decorrem da avaliação dos conhecimentos teóricos e práticos obtidos através de uma Prova Final.