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Organização e Gestão dos Seguros. Questões Éticas, Deontológicas e Legais

Código: MDS_1     Sigla: OGSQEDL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Medicina

Ocorrência: 2023/2024 - SP (de 17-11-2023 a 31-07-2024)

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Medicina dos Seguros

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDS 24 Plano de Estudos Oficial 1 - 3 20 81

Docência - Horas

Teorico-Prática: 0,71

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Espera-se dar a conhecer e sensibilizar os estudantes sobre os princípios éticos e deontológicos que devem orientar um profissional de saúde no trabalho na área da medicina dos seguros, e dotá-los de uma visão global, organizada e teoricamente sustentada, sobre os aspetos legais e de gestão de seguros.

Resultados de aprendizagem e competências

Todo este conhecimento é fundamental para que os profissionais de saúde, designadamente médicos, que trabalham na área seguradora possam nele alicerçar as suas práticas, compreendendo o porquê de alguns procedimentos mais específicos e distintos, relativamente a outros contextos da saúde em geral.

Modo de trabalho

B-learning

Programa

Regras de ética e confidencialidade

Aspetos deontológicos

Responsabilidade profissional

Tipos de seguros

Modelos de organização e gestão dos seguros

Bibliografia Obrigatória

Martinez, P. R.; Brito, J. M. ; Colectânea de Seguros (2ªed.)., Almedina., 2021
Associação Portuguesa de Seguradores ; Modelo de Intervenção e Acompanhamento das Pessoas Acidentadas com Alteração Grave na Funcionalidade., 2015
Regime Jurídico do Contrato de Seguro; (DL 72/2008, de 16-4)
Martinez, P. R.; Direito dos Seguros, Principia., 2006
Nunes, R., Duarte, I., Santos, C., & Rego, G; Education for values and bioethics, SpringerPlus, 2015

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O processo ensino-aprendizagem recorrerá a um método expositivo, num total de 20 horas de contato, sendo a lecionação  presencial à distância (online síncrona), através do recurso ao Moodle, sobre as temáticas constantes do conteúdo programático; promover-se-á a participação ativa dos estudantes, sobretudo na discussão de situações práticas. As horas de trabalho individual, têm em vista promover uma correta e sólida sedimentação dos conteúdos abordados e facultados aos estudantes, bem como a preparação para a avaliação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Realização de Estágio
Frequência das aulas 20,00
Total: 20,00

Obtenção de frequência

Presença num mínimo de 75% das horas de contacto.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame de escolha múltipla + Relatório de estágio ou artigo científico.
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