Código: | OPT08 | Sigla: | CC |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biomedicina |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIMED | 9 | Plano Oficial 2021 | 3 | - | 2 | 19 | 54 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Maria Rita Baldaque Sousa Soares da Silva Negrão | Regente |
Teorico-Prática: | 0,57 |
Práticas Laboratoriais: | 0,79 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teorico-Prática | Totais | 1 | 0,571 |
Maria Rita Baldaque Sousa Soares da Silva Negrão | 0,571 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 1 | 0,786 |
Maria Rita Baldaque Sousa Soares da Silva Negrão | 0,785 |
O objetivo geral desta unidade curricular é contribuir para a preparação de médicos e investigadores que se empenhem na excelência da comunicação da ciência em contextos científicos e ao público em geral.
No final da unidade o aluno deverá ser capaz de:
-selecionar e utilizar eficazmente as fontes de informação científicas para o seu estudo e investigação
-preparar e apresentar um poster científico
-conhecer a estrutura e os principais passos para a elaboração de um artigo científico
-apresentar, oralmente e por escrito, material de estudo/investigação a uma audiência científica e ao público em geral
-analisar criticamente e discutir estratégias aplicadas à comunicação de ciência em diversos contextos sociais e profissionais
-escrever um press release
-elaborar um curriculum vitae e uma carta de motivação
O objetivo geral desta unidade curricular é contribuir para a preparação de médicos e investigadores que se empenhem na excelência da comunicação da ciência em contextos científicos e ao público em geral.
No final da unidade o aluno deverá ser capaz de:
-selecionar e utilizar eficazmente as fontes de informação científicas para o seu estudo e investigação
-preparar e apresentar um poster científico
-conhecer a estrutura e os principais passos para a elaboração de um artigo científico
-apresentar, oralmente e por escrito, material de estudo/investigação a uma audiência científica e ao público em geral
-analisar criticamente e discutir estratégias aplicadas à comunicação de ciência em diversos contextos sociais e profissionais
-escrever um press release
-elaborar um curriculum vitae e uma carta de motivação
O programa engloba a exposição de conteúdos em sessões teórico-práticas, permitindo que o estudante adquira conhecimentos teóricos, reflita sobre a sua experiência e debata ideias em seminários, treine técnicas de comunicação e apresentação em sessões práticas e intervenha em processos de avaliação pelos docentes e por pares, num total de 19h de contacto.
O treino de competências incluirá trabalho em grupo, leitura/discussão com oradores convidados e apresentação de material na forma escrita e oral para audiências específicas, recebendo feedback constante dos pares e docentes.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 30,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Prova oral | 30,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
Estudo autónomo | 15,00 |
Frequência das aulas | 19,00 |
Elaboração de projeto | 10,00 |
Total: | 54,00 |
Para ter frequência, o estudante deverá frequentar pelo menos 75% das aulas.
Os estudantes com estatuto ou condição especial devem consultar a secção "Avaliação especial (TE, DA, ...)".
A avaliação será distribuída e sem exame final.
Para ter aproveitamento, o estudante deverá frequentar pelo menos 75% das sessões de trabalho presencial.
Deverá ainda ter uma classificação de pelo menos 10 valores, na classificação de 0 a 20, nos seguintes trabalhos propostos que serão apresentados durante as sessões presenciais:
-elaboração e apresentação de um poster científico (A1)
-realização de uma apresentação oral de 5-10 minutos, aos seus pares (A2)
-CV e Carta motivação/Debate/Atividade de divulgação de ciência ao público (A3)*
Os estudantes serão ainda avaliados continuamente pela sua participação nas sessões e atividades propostas (A4).
Fórmula de cálculo da avaliação final:
Avaliação final = (A1 x 0,3) + (A2 x 0,3 ) + (A3 x 0,3) + (A4 x 0,1)
Os estudantes com estatuto ou condição especial devem consultar a secção "Avaliação especial (TE, DA, ...)".
Para os estudantes sem aproveitamento, serão propostos exercícios de avaliação semelhantes ao A1, A2 e A3, a realizar na época de recurso.
*A decidir após auscultação dos estudantes