Ética, desenho experimental e escrita científica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Saúde |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S (de 11-09-2023 a 31-07-2024)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
PDFTEC |
3 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
3 |
14 |
81 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
O objetivo desta unidade curricular é desenvolver três competências transversais necessárias ao trabalho científico em qualquer área das Ciências Biológicas/Ciências da Saúde. Espera-se que o estudante: 1) conheça os fundamentos éticos e seja capaz de os aplicar à experimentação no Homem e nos animais de laboratório, ao uso dos medicamentos e à proteção do meio ambiente; 2) compreenda e aplique os fundamentos do desenho experimental e da análise dos resultados e seja capaz de usar os programas informáticos próprios; 3) compreenda e aplique as regras de escrita científica.
Resultados de aprendizagem e competências
Atualmente existe um crescente reconhecimento da importância da fundamentação ética da atividade científica. Daí resulta a necessidade de fornecer aos estudantes conhecimento e ferramentas que lhes permitam abordar estas questões de forma crítica e fundamentada. Por exemplo, a resolução do problema ético relativo à utilização de animais de laboratório na investigação farmacológica e toxicológica, bem como da própria utilização responsável de recursos, passa necessariamente por um planeamento experimental responsável e eficaz.
Conceitos fundamentais do desenho experimental e análise estatística serão apresentados e ilustrados com exemplos relevantes, segundo o princípio de que a melhoria do desenho experimental e da análise diminui os riscos de falsas conclusões e resulta em melhor translação para a clínica. Os estudantes devem tornar-se capazes de implementar protocolos experimentais adequados aos seus objetivos específicos, bem como interpretar corretamente os resultados obtidos.
A escrita científica tem de ser simples mas respeitar regras precisas. Os aspetos fundamentais são os conteúdos e a estrutura das diferentes partes de um artigo original completo: introdução, métodos, resultados, discussão, tabelas e figuras (e respetivas legendas) e referências.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Ética: 1) regras éticas da experimentação no/com o Homem e no animal de laboratório; 2) integridade científica, autoria; 3) eliminação de resíduos das actividades farmacotoxicológicas
Desenho experimental: 1) conceitos, análise de potência; 2) tipos de desenho; 3) otimização do plano experimental: objetivos, unidades experimentais, controlos, grupos de tratamento, replicação independente, aleatorização e ocultação.
Análise estatística: 1) interpretação de resultados e métodos de validação estatística (graus de liberdade, viés, significado estatístico); 2) efeitos principais e interações, análise de variância, correlação e regressão, instrumentos de previsão a partir dos dados; 3) transformação dos resultados e ajustes de curva; 4) programas informáticos para desenho experimental e análise de dados
Escrita científica: 1) análise de texto das secções canónicas dos artigos científicos; 2) regras para a revisão editorial
Bibliografia Obrigatória
Grupo de trabalho permanente da ALLEA sobre Ciência e Ética; Código Europeu de Conduta para a Integridade da Investigação, ALLEA - All European Academies, 2018
Bibliografia Complementar
Patrão Neves MC & Osswald W ; Bioética Simples (2ª edição revista e atualizada), Verbo, Lisboa, 2014. ISBN: 9789722230933
Bate ST, Clark RA; The design and statistical analysis of animal experiments, Cambridge University Press, 2014. ISBN: 9781107690943
Kenakin TP; A Pharmacology Primer: techniques for more effective and strategic drug discovery, Elsevier Academic Press, 2019. ISBN: 9780128139578 (Statistics and experimental design | Capítulo 12)
Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida; Investigação biomédica: reflexões éticas, Coord. Paula Martinho da Silva, Gradiva, 2008. ISBN: 9789896162702
Casado M, Patrão Neves MC, Lecuona I; Carvalho AS & Araújo J ; Declaração sobre integridade científica em investigação e inovação responsável, Cátedra UNESCO de Bioética de Barcelona e do Porto. Edicions de la Universitat de Barcelona, 2016. ISBN: 9788447540389
Lester JD & Lester JD, Jr ; Writing Research Papers: a Complete Guide (15th edition), Pearson Education Limited, Harlow, UK, 2015. ISBN: 9780321952950
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Metodologias: 1) palestras teóricas para apresentação dos conceitos fundamentais; 2) sessões teórico-práticas para uso dos programas informáticos de desenho experimental e análise de dados; 3) seminários para discussão de casos no âmbito da ética e do planeamento experimental; 4) trabalho de projeto com apresentação oral e discussão no termo da unidade curricular.
Palavras Chave
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Ciência de animal de laboratório
Ciências da Saúde > Ciências farmacológicas
Ciências da Saúde > Ética em ciências da saúde
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
45,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
45,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
15,00 |
Estudo autónomo |
45,00 |
Frequência das aulas |
18,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
3,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes devem participar em pelo menos 75% das aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final será obtida pela fórmula:
Classificação final = 0.1*A+0.45*B+0.45*C
A – Participação presencial
B – Desenvolvimento do projeto
C – Apresentação e discussão do projeto