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Ética, desenho experimental e escrita científica

Código: FTEC_14_01     Sigla: EDEEC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Saúde

Ocorrência: 2023/2024 - 1S (de 11-09-2023 a 31-07-2024) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biomedicina
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Farmacologia e Toxicologia Experimentais e Clínicas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDFTEC 3 Plano de Estudos em vigor 1 - 3 14 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objetivo desta unidade curricular é desenvolver três competências transversais necessárias ao trabalho científico em qualquer área das Ciências Biológicas/Ciências da Saúde. Espera-se que o estudante: 1) conheça os fundamentos éticos e seja capaz de os aplicar à experimentação no Homem e nos animais de laboratório, ao uso dos medicamentos e à proteção do meio ambiente; 2) compreenda e aplique os fundamentos do desenho experimental e da análise dos resultados e seja capaz de usar os programas informáticos próprios; 3) compreenda e aplique as regras de escrita científica.

Resultados de aprendizagem e competências

Atualmente existe um crescente reconhecimento da importância da fundamentação ética da atividade científica. Daí resulta a necessidade de fornecer aos estudantes conhecimento e ferramentas que lhes permitam abordar estas questões de forma crítica e fundamentada. Por exemplo, a resolução do problema ético relativo à utilização de animais de laboratório na investigação farmacológica e toxicológica, bem como da própria utilização responsável de recursos, passa necessariamente por um planeamento experimental responsável e eficaz.

Conceitos fundamentais do desenho experimental e análise estatística serão apresentados e ilustrados com exemplos relevantes, segundo o princípio de que a melhoria do desenho experimental e da análise diminui os riscos de falsas conclusões e resulta em melhor translação para a clínica. Os estudantes devem tornar-se capazes de implementar protocolos experimentais adequados aos seus objetivos específicos, bem como interpretar corretamente os resultados obtidos.

A escrita científica tem de ser simples mas respeitar regras precisas. Os aspetos fundamentais são os conteúdos e a estrutura das diferentes partes de um artigo original completo: introdução, métodos, resultados, discussão, tabelas e figuras (e respetivas legendas) e referências.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Ética: 1) regras éticas da experimentação no/com o Homem e no animal de laboratório; 2) integridade científica, autoria; 3) eliminação de resíduos das actividades farmacotoxicológicas

Desenho experimental: 1) conceitos, análise de potência; 2) tipos de desenho; 3) otimização do plano experimental: objetivos, unidades experimentais, controlos, grupos de tratamento, replicação independente, aleatorização e ocultação.

Análise estatística: 1) interpretação de resultados e métodos de validação estatística (graus de liberdade, viés, significado estatístico); 2) efeitos principais e interações, análise de variância, correlação e regressão, instrumentos de previsão a partir dos dados; 3) transformação dos resultados e ajustes de curva; 4) programas informáticos para desenho experimental e análise de dados

Escrita científica: 1) análise de texto das secções canónicas dos artigos científicos; 2) regras para a revisão editorial

Bibliografia Obrigatória

Grupo de trabalho permanente da ALLEA sobre Ciência e Ética; Código Europeu de Conduta para a Integridade da Investigação, ALLEA - All European Academies, 2018

Bibliografia Complementar

Patrão Neves MC & Osswald W ; Bioética Simples (2ª edição revista e atualizada), Verbo, Lisboa, 2014. ISBN: 9789722230933
Bate ST, Clark RA; The design and statistical analysis of animal experiments, Cambridge University Press, 2014. ISBN: 9781107690943
Kenakin TP; A Pharmacology Primer: techniques for more effective and strategic drug discovery, Elsevier Academic Press, 2019. ISBN: 9780128139578 (Statistics and experimental design | Capítulo 12)
Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida; Investigação biomédica: reflexões éticas, Coord. Paula Martinho da Silva, Gradiva, 2008. ISBN: 9789896162702
Casado M, Patrão Neves MC, Lecuona I; Carvalho AS & Araújo J ; Declaração sobre integridade científica em investigação e inovação responsável, Cátedra UNESCO de Bioética de Barcelona e do Porto. Edicions de la Universitat de Barcelona, 2016. ISBN: 9788447540389
Lester JD & Lester JD, Jr ; Writing Research Papers: a Complete Guide (15th edition), Pearson Education Limited, Harlow, UK, 2015. ISBN: 9780321952950

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Metodologias: 1) palestras teóricas para apresentação dos conceitos fundamentais; 2) sessões teórico-práticas para uso dos programas informáticos de desenho experimental e análise de dados; 3) seminários para discussão de casos no âmbito da ética e do planeamento experimental; 4) trabalho de projeto com apresentação oral e discussão no termo da unidade curricular.

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Ciência de animal de laboratório
Ciências da Saúde > Ciências farmacológicas
Ciências da Saúde > Ética em ciências da saúde

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho prático ou de projeto 45,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 15,00
Estudo autónomo 45,00
Frequência das aulas 18,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 3,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Os estudantes devem participar em pelo menos 75% das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será obtida pela fórmula:

Classificação final = 0.1*A+0.45*B+0.45*C

A – Participação presencial
B – Desenvolvimento do projeto
C – Apresentação e discussão do projeto

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