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Medicina (Prática Clínica)

Código: MI628     Sigla: MED

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2023/2024 - SP Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 255 Plano Oficial 2021 6 - 13 192 351

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Durante o estágio, o estudante deverá adquirir capacidade e autonomia progressiva na aplicação do método clínico, no contexto da abordagem das patologias enquadradas no âmbito da Medicina Interna, integrando conhecimentos e informações e tomando decisões, de forma tutelada. Deverá adquirir experiência no estabelecimento de prioridades de atuação e aprimorar a seu relacionamento com os doentes, os seus familiares, os membros da equipa médica e outros profissionais da equipa de saúde. Deverá adquirir experiência na utilização de meios informáticos, e apresentar e discutir casos clínicos selecionados em seminários.

Resultados de aprendizagem e competências

 

Durante o estágio, o estudante deverá adquirir capacidade e autonomia progressiva na aplicação do método clínico, no contexto da abordagem das patologias enquadradas no âmbito da Medicina Interna, integrando conhecimentos e informações e tomando decisões, de forma tutelada. Deverá adquirir experiência no estabelecimento de prioridades de atuação e aprimorar a seu relacionamento com os doentes, os seus familiares, os membros da equipa médica e outros profissionais da equipa de saúde. Deverá adquirir experiência na utilização de meios informáticos, e apresentar e discutir casos clínicos selecionados em seminários.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Estágio de prática clínica de Medicina a efetuar em unidades funcionais de Serviços de Medicina Interna com aquisição de experiência na abordagem das patologias mais comuns enquadradas no âmbito da Medicina Interna. Intervenção ativa e participada na apresentação e discussão de casos clínicos selecionados em seminários.

Bibliografia Obrigatória

Harrison; Principles of internal medicine

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A aprendizagem basear-se-á na vivência quotidiana por parte do estudante das tarefas, atitudes e decisões relativas a problemas clínicos da prática hospitalar em serviços de Medicina Interna. Tal vivência será tutelada por médicos especialistas. Cada semana de estágio terá até 35 horas de trabalho clínico em enfermarias, na consulta externa e em serviços de urgência do Hospital de S. João e de hospitais afilados da FMUP. Fazem ainda parte das atividades, a preparação, apresentação e discussão de casos clínicos criteriosamente selecionados, em seminários,

Os seminários serão preparados pelos alunos a partir de casos clínicos que deverão estar preferencialmente incluídos no núcleo de patologias e situações clínicas representadas nas vinhetas que fazem parte do programa de avaliação em Medicina, que constam da legislação que regulamenta a prova nacional de acesso ao internato complementar.

A apresentação de cada seminário deverá ser sistematizada de forma a incluir, de forma sequencial, momentos considerados relevantes para a abordagem da situação clínica, correspondentes ao percurso do doente no internamento, desde a admissão no SU até à alta hospitalar, passando (quando aplicável) pela observação em consulta.

Cada seminário será apresentado por 2 alunos - um apresentador e um comentador.

Em relação a cada um dos momentos, espera-se que o aluno elabore uma síntese dos dados clínicos recolhidos e/ou disponíveis, considerados relevantes para a abordagem da situação, e desenvolva raciocínios clínicos, através da identificação de questões relevantes, do ponto de vista do diagnóstico, do tratamento e do prognóstico. Essas questões deverão ser colocadas sob a forma de hipóteses, que devem refletir raciocínios e/ou atitudes aplicáveis, em cada momento da avaliação. As questões a colocar ao longo da apresentação beneficiarão, como instrumento de estudo e de apoio na preparação, da plataforma informática AMBOSS, disponibilizada pela FMUP a todos os alunos e docentes do 6º ano. As questões (ou hipóteses colocadas) deverão ser dirigidas numa primeira fase aos estudantes presentes no seminário, a quem será solicitada a participação ativa na análise e discussão de cada caso, procurando identificar as atitudes mais adequadas em cada momento da avaliação, através de votação online.

Num segundo tempo o comentador deverá efetuar a análise de cada uma das hipóteses colocadas, justificando a seleção da/s hipótese/s considerada/s correta/s e incorreta/s. Os docentes presentes no seminário intervirão ao longo da apresentação e da discussão sempre que considerarem oportuno colocar questões ao apresentador ou ao comentador acerca do caso ou das hipóteses sobre ele formuladas.

Os seminários poderão ser ainda utilizados para apresentação pelos docentes de casos clínicos selecionados, abordando questões relevantes relacionadas com a melhor gestão/governância clínica.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 30,00
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Realização de Estágio 160,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 5,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 27,00
Estudo autónomo 159,00
Total: 351,00

Obtenção de frequência

A classificação na UC contemplará os seguintes pontos:

I - Avaliação contínua a realizar pelos tutores sobre a aquisição de competências durante o período formativo no estágio de prática clínica, incluindo avaliação da capacidade de execução de gestos clínicos constantes no caderno de gestos e análise crítica de 2 relatórios de doentes (trabalho prático ou de projeto) – até 14 valores (70%);

II - Avaliação da qualidade do seminário (defesa pública de relatório de estágio) – até 6 valores (30%), a atribuir por 2 docentes, incidirá nos seguintes pontos:

  • Coerência e clareza da apresentação – valorizando a seleção dos momentos selecionados e a síntese da informação recolhida e apresentada, considerada relevante para a abordagem da situação em cada momento – até 2 valores;
  • Adequação das hipóteses e questões colocadas pelo apresentador – valorizando a sua contribuição para a elaboração de um raciocínio e atuação clínica adequados, do ponto de vista do diagnóstico, do tratamento e do prognóstico, bem como a sua análise e resposta às questões a propósito colocadas pelos docentes – até 2 valores;
  • Qualidade da análise feita pelo comentador em relação a cada uma das hipóteses e questões colocadas, no diálogo com os colegas e na resposta às questões a propósito formuladas pelos docentes – até 2 valores.

III- Prova oral – será realizada prova oral para validar todas as classificações finais na UC superiores a 18 valores (90%) ou inferiores a 10 valores (50%), atribuídas com base nos pontos I e II. Será ainda realizada prova oral para avaliar os alunos que solicitarem subida de nota, até um máximo de 2 valores (10%). Na prova oral, os avaliadores poderão socorrer-se dos relatórios de doentes elaborados pelo aluno, referidos em I.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Contínua (de 0 a 70%) + avaliação da qualidade do seminário (de 0 a 30%), assim distribuídos: apresentador de 0 a 20%, comentador de 0 a 10% = de 0 a 100%
Será realizada prova oral para validar todas as classificações finais na UC superiores a 90% (18 valores) ou inferiores a 50% (10 valores). Será ainda realizada prova oral aos alunos que solicitarem subida de nota, até um máximo de 10% (2 valores).

Observações

 

Bibliografia: 
# Cecil Essentials of Medicine - Andreoli, T.E, Benjamin I, Griggs R.C, Wing EJ. Philadelphia: WB Saunders Company, 10th Edition, 2021;
# Cecil Textbook of Medicine - Goldman, L., Ausiello D., et al. Philadelphia: W. B. Saunders Company, 26th Edition, 2019;
# Harrison’s Principles of Internal Medicine - Fauci, A.S., Braunwald, E., Kasper, D.L., Hauser, S.L., Longo, D.L., Jameson, J.L., Loscalzo J. 20th Edition, New York: McGraw-Hill, 2018.
# Plataforma informática AMBOSS

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