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Epidemiologia Clínica

Código: MI538     Sigla: EC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 119 Plano Oficial 2021 5 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objectivo da unidade curricular é aplicar os princípios da epidemiologia ao estudo de grupos de doentes.

No fim da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:

Avaliar o efeito das intervenções de diagnóstico, prevenção e terapêutica nos outcomes clínicos.

Estudar os determinantes e efeitos das decisões clínicas.

Incorporar os resultados da investigação epidemiológica clínica nos processos de tomada de decisão.

Reconhecer o contributo da epidemiologia para a qualidade dos cuidados de saúde e a segurança dos doentes.

Resultados de aprendizagem e competências

As intervenções diagnósticas e terapêuticas são dos factores modificáveis pelo médico que mais influenciam os outcomes clínicos.

Os conteúdos programáticos propostos permitirão dotar os futuros médicos da capacidade de avaliar criticamente a evidência disponível para informar as suas decisões, bem como conceptualizar estudos de investigação clínica para responder a questões da mesma natureza. Adicionalmente, permitir-lhes-ão utilizar os conceitos e métodos da epidemiologia clínica para avaliar o seu desempenho como profissionais, ou da sua instituição.

O recurso a casos e estudos reais, publicados na literatura ou da nossa instituição, ilustrarão a aplicação dos conhecimentos em situações exemplares, para os objectivos referidos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Eficácia/efectividade e segurança das intervenções (diagnósticas, de prevenção secundária, terapêuticas)

                Ensaios clínicos

                Estudos não experimentais

Heterogeneidade do efeito de intervenções

Prognóstico – medidas, outcomes, generalizabilidade

Instrumentos para predição clínica e regras de decisão clínica – desenvolvimento, validação, calibração

Epidemiologia hospitalar

Vigilância epidemiológica

Utilização da epidemiologia clínica para avaliação e promoção da qualidade dos cuidados de saúde e a segurança dos doentes

Bibliografia Obrigatória

Grant Fletcher; Clinical epidemiology: the essentials, Wolters Kluwer, 2020

Observações Bibliográficas

Material adicional baseado principlmente em artigos publicados seleccionados e disponibilizados via moodle

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

81 horas de trabalho do estudante, incluindo 28 horas de contacto, estudo individual, elaboração de projecto em grupo e provas de avaliação.

Ensino teórico: 8 aulas (1 aula semanal de 60 minutos).

Ensino teórico-prático: 10 aulas (1 aula semanal de 120 minutos para grupos de 15-18 alunos).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 28,00
Elaboração de projeto 23,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

75% das horas de contacto teorico-práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Apresentação do Projeto*0,1+Projecto escrito*0,3+Exame final*0,6

Os estudantes que faltem à aula em que o seu próprio grupo apresenta o projecto terão zero nesse componente de avaliação.

Nenhum dos componentes de avaliação é eliminatório.

Aprovação se classificação final >=10.

Melhoria de classificação

A possibilidade de melhoria de classificação coloca-se apenas para o exame final, ou na época de recurso ou no ano seguinte.

Os alunos que obtenham frequência e façam o exercício de avaliação prática mas não compareçam a exame, ou não sejam aprovados, mantêm a classificação prática para o ano seguinte. Se preferirem, também podem repetir o teste e o projecto no ano seguinte.

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