Código: | MI443 | Sigla: | MGF |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 133 | Plano Oficial 2021 | 4 | - | 3 | 28 | 81 |
A unidade curricular Medicina Geral e Familiar visa permitir aos estudantes a aquisição de conhecimentos sobre os fundamentos e competências fundamentais da Medicina Geral e Familiar: a gestão e coordenação de cuidados de saúde primários, a orientação comunitária, capacidade para a resolução de problemas específicos, abordagem abrangente, cuidados centrados na pessoa e abordagem holística.
Pretende-se que adquiram conhecimentos sobre a organização do Serviço Nacional de Saúde e a história dos Cuidados de Saúde Primários.
Pretende-se ainda que os estudantes saibam como, no exercício da Medicina Geral e Familiar atual, se incorpora a prática da Medicina Baseada na Evidência e novas tecnologias de informação e comunicação no apoio à decisão de situações clínicas concretas.
No final da unidade curricular, os estudantes deverão dispor de conhecimentos e aptidões que os habilitem iniciar uma prática médica centrada na pessoa e orientada para o indivíduo, a sua família e a comunidade.
Devem apresentar competências de colheita e registo da história clínica segundo a metodologia da Medicina Geral e Familiar.
Devem estar aptos a saber priorizar os problemas de saúde existentes e a efetuar o respetivo registo clínico de forma coerente e racional.
Devem conhecer e saber aplicar os passos da consulta de Medicina Geral e Familiar.
Devem estar aptos a praticar uma comunicação clínica centrada na pessoa e com uma visão holística integrada.
Devem saber aplicar a Medicina Baseada na Evidência no contexto da Medicina Geral e Familiar.
Cuidados de Saúde Primários. História e organização atual do Serviço Nacional de Saúde.
Médico generalista, visão holística, comunitária e relação médico-doente.
Cuidados centrados na pessoa. Passos da consulta em Medicina Geral e Familiar.
Continuidade de cuidados: a pessoa ao longo da vida. Saúde da Mulher e Saúde infantil e juvenil.
A decisão em Medicina Geral e Familiar. Medicina baseada na evidência e a gestão da incerteza.
Abordagem do risco cardiovascular. Diabetes mellitus tipo 2, Hipertensão arterial e Dislipidemia.
Registo clínico em Medicina Geral e Familiar (Método de Weed). Registo médico orientado por problemas (RMOP). Lista de problemas. Problemas ativos e inativos.
Classificação Internacional de Cuidados de Saúde primários (ICPC-2).
A família na consulta de MGF: avaliação familiar.
Prevenção quaternária. Choosing Wisely. Polimedicação no Idoso.
Rastreios Oncológicos em Cuidados de Saúde Primários.
A atividade letiva distribui-se por seminários, destinados a um aprofundamento estruturado do conhecimento, complementados por momentos de ensino teórico-prático com análise de casos clínicos pedagógicos em sessões de role-playing, pacientes simulados ou histórias clínicas preparadas para discussão.
Nas diferentes abordagens, os estudantes deverão ser capazes de descrever a história clínica do doente, elaborando uma lista de problemas de saúde ativos e inativos, hierarquizada pela importância relativa tendo em conta a globalidade da pessoa, e estruturando um plano preventivo e terapêutico.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 41,00 |
Frequência das aulas | 28,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 12,00 |
Total: | 81,00 |
Aos estudantes que tenham obtido frequência, a avaliação final do aproveitamento, a exprimir na escala de 0 a 20, será constituída por:
Para obter aprovação, cada componente individualmente deverá ter classificação igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação dos trabalhadores estudantes:
Para melhorar a classificação nesta unidade curricular o estudante terá de repetir a prova de avaliação teórica, mantendo a avaliação relativa à avaliação contínua e prática.