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Histologia II. Embriologia

Código: MI239     Sigla: HE2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biomedicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 349 Plano Oficial 2021 2 - 6 55 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-11-09.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os objetivos desta Unidade Curricular são:

1) estudar a estrutura microscópica e submicroscópica dos principais órgãos constituintes de alguns dos sistemas do corpo Humano, completando assim o estudo iniciado na UC “Histologia I”, que decorrerá no semestre anterior; nomeadamente serão estudados os Aparelho Digestivo, Sistema Urinário, Aparelho Reprodutor Masculino e Feminino, e as glândulas endócrinas.

2) estudar as principais etapas do desenvolvimento embrionário dos diversos órgãos constituintes de alguns dos sistemas do corpo Humano, incluindo as etapas iniciais desde a fertilização, formação de diferentes órgãos, alguns fatores moleculares envolvidos e discussão de algumas anomalias congénitas resultantes de malformações. O estudo é realizado numa perspetiva funcional e conferindo o significado clínico necessário ao curso.

Para atingir estes objetivos o programa curricular consta de um núcleo de conhecimentos básicos, fundamentais para a formação de qualquer médico, e decorre em articulação com o ensino fisiológico e anatómico, abrindo perspetivas a aprofundar em biopatologia. 

Os conteúdos estão organizados de forma sequencial e integrada, visando a construção progressiva do conhecimento histológico e embriológico. Dá-se continuidade ao estudo da organização histológica dos sistemas orgânicos que não são abordados na UC “Histologia I” para depois se abordar progressivamente as principais etapas de desenvolvimento dos principais órgãos de cada sistema, com observação histológica dos órgãos em diferentes estadios de desenvolvimento.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que os estudantes desenvolvam aptidões e competências de análise das principais estruturas histológicas tendo em conta a sua função normal, bem como conhecimentos sobre a formação dos diferentes órgãos dos diversos sistemas, de forma a perspetivar as principais alterações que podem resultar de patologias ou malformações dos tecidos e sistemas do corpo Humano.

Mais concretamente, no final desta unidade curricular o estudante deverá:

- Descrever as principais características histológicas dos órgãos dos Aparelhos Digestivo, Urinário, Reprodutores Masculino e Feminino e das Glândulas Endócrinas. 

- Ser capaz de observar e identificar microscopicamente os diferentes órgãos e suas diversas estruturas nos tecidos normais, não patológicos, dos Aparelhos Digestivo, Urinário, Reprodutores Masculino e Feminino e das Glândulas Endócrinas. 
- Descrever as principais etapas e mecanismos do desenvolvimento embrionário e fetal (e pós-natal, quando aplicável) dos principais órgãos dos diferentes sistemas do corpo Humano;
-  Reconhecer as principais malformações, decorrentes de alterações das fases normais do desenvolvimento, bem como as anomalias congénitas e síndromes/doenças que daí advêm.
- Reconhecer alguns dos fatores moleculares mais relevantes envolvidos no desenvolvimento pré-natal  dos principais órgãos dos diferentes sistemas do corpo Humano, e como mutações específicas podem condicionar a ocorrência e malformações dos tecidos e sistemas do corpo Humano.

- Ter adquirido uma base de conhecimentos que lhes permitam fazer a integração com os conteúdos adquiridos noutras UCs, nomeadamente na anatomia, fisiologia e anatomia patológica, e possa ser aplicada posteriormente noutras unidades curriculares do curso e na futura vivência clínica;



Outras competências a adquirir no decorrer do semestre:


- Capacidade de resolução de problemas;
- Autonomia e Autoaprendizagem;
- Pensamento crítico;
- Capacidade de identificar alterações às normais histologia e desenvolvimento dos diversos tecidos, órgãos e sistemas;

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Nenhuma precedência é necessária para qualquer UC. No entanto, os conhecimentos adquiridos na UC “Histologia I” serão extremamente úteis para uma melhor e mais fácil compreensão e aquisição dos conteúdos da UC.

Programa

Histologia II:
Glândulas Endócrinas: Histologia do Sistema Hipotalâmico-hipofisiário, Epífise, Tiróide e Paratiróide, Suprarrenais e Pâncreas Endócrino.
Aparelho Genital Feminino: histologia dos ovários, trompa uterina, útero, vagina, glândula mamária
Aparelho Genital Masculino: histologia do testículo, pénis, próstata, glândula seminal e canal deferente

Sistema Urinário: Histologia dos Rins, Ureter, Bexiga e uretra masculina e feminina. 

Aparelho Digestivo: Histologia da Cavidade Oral e do Trato Gastrointestinal. Histologia das Glândulas Anexas ao Aparelho Digestivo: Glândulas Salivares; Fígado e Vesícula Biliar; Pâncreas Exócrino. Sistema Neuroendócrino Difuso.


Embriologia:
Embriologia Geral.
Embriologia do Sistema Nervoso.
Embriologia da Cabeça, Face e Pescoço.
Embriologia do Olho. Embriologia do Ouvido.
Embriologia do Sistema Cardiovascular. 
Embriologia do Sistema respiratório e cavidades.
Embriologia do Aparelho Digestivo.
Embriologia do Sistema Endócrino e dos órgãos hematopoiéticos.
Embriologia da Pele e do Sistema Musculoesquelético.
Embriologia Urogenital.
Embriologia Integrada.

Bibliografia Obrigatória

Abraham Kierszenbaum, Laura Tres; Histology and Cell Biology - An introduction to Pathology, Elsevier, 2019
Barbara Young, Geraldine O'Dowd, Patrick Woodford ; Wheater’s Functional Histology: a Text and Colour Atlas, Churchill Livingstone
Paulo Abrahamsohn ; Junqueira & Carneiro: Histologia Básica, Guanabara Koogan, 2017
T.W. Sadler; Langman's Medical Embryology, Wolters Kluwer, 2018. ISBN: 9781496383907
Schoenwolf, Bleyl, Brauer, Francis-West ; Larsen's Human Embryology, Churchill Livingstone. ISBN: 9781455706846
Keith Moore, T. V. N. Persaud, Mark Torchia; The Developing Human, Clinically Oriented Embryology, 11th Edition. , Saunders, 2019. ISBN: 9780323611558

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da Unidade Curricular é distribuído sob a forma de aulas teórica, teórico-práticas, práticas e seminários, perfazendo um total de 55 horas de contacto. A avaliação privilegiará a integração de conhecimentos e a capacidade de decisão.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 107,00
Frequência das aulas 55,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com o regulamento pedagógico da FMUP.

Fórmula de cálculo da classificação final


A avaliação será realizada nos seguintes momentos:
1. Aulas teórico-práticas:
o estudante poderá realizar, de forma opcional, 1 ou 2 momentos de avaliação que visam fomentar a participação ativa e responsável no ambiente da sala de aulas.
Cada atividade será classificada pelo docente da turma (e outros docentes caso necessário) em "Aprovado" ou "Não aprovado". Cada atividade classificada como "Aprovado" corresponderá a 0,25 valores na classificação final da UC. Os momentos de avaliação serão agendados pelos estudantes, em articulação com os docentes das turmas, e consistirão na realização de uma ou duas das seguintes atividades, distintas, à escolha do estudante: 1: Apresentação de implicações clínicas em articulação com os conhecimentos de histologia; 2: Desenho de uma preparação histológica; 3: Atividades de gamificação (Woodclap ou Kahoot realizados pelos estudantes); 4: Construção de mapas de conceitos relativos a temas das aulas. As atividades serão realizadas em ambiente de sala de aula e deverão corresponder ao tema da aula em que serão realizados. Não será possível repetir a atividade no caso de ser classificado como "Não aprovado". As atividades de desenho da preparação histológica devem ser realizadas individualmente mas as restantes devem ser feitas em grupos de 2 estudantes. 
2. Última aula teórico-prática: na última aula teórico prática os estudantes realizarão um teste prático que consiste na identificação de 4 estruturas histológicas usando o microscópio óptico. Esta avaliação é valorizada em 25% na nota teórico-prática final; esta avalição é feita em momento único e não é repetível, nem para efeitos de aprovação à UC nem para melhoria de classificação.

Os estudantes repetentes e os trabalhadores estudantes ficam dispensados da realização das atividades de avaliação distríbuida, sendo a classificação realizada sem esse componente. Contudo, a avaliação em teste de microscópio deve ser realizada por todos, através de agendamento nos diversos horários disponíveis.


3. EXAME FINAL - consta de uma prova teórico-prática e de uma prova teórica.


3.1 Prova teórico-prática (TP)


Consistirá num modelo misto para avaliação dos conteúdos de Histologia II e Embriologia: 

 

i) Identificação de 4 estruturas na plataforma digital Histolab.
ii) Utilização da plataforma Moodle para responder a 6 perguntas: 4 perguntas de escolha múltipla com 5 opções de resposta, e 2 perguntas de correspondência, equivalentes a fazer legendas de figuras. As questões consistem na identificação e legendagem de imagens de material histológico em microscopia de luz e microscopia eletrónica. As perguntas podem avaliar conhecimentos fundamentais de natureza teórica. A apresentação das perguntas é sequencial e aleatória para cada aluno e entre alunos; Nas perguntas de escolha múltipla não é possível indicar mais que uma opção. Nã há penalização pela escolha de opções erradas. 


Este teste teórico-prático será classificado na escala de 0-20 valores. A classificação final obtida nesta avaliação prática será utilizada para a obtenção da classificação FINAL da UC.


A classificação TP é feita pelo conjunto da classificação da avaliação na última aula teorico-prática (exame em microscópio; 25%) e do exame teórico-prático (Histolab e Moodle - 75%).  


 



NOTAS IMPORTANTES:


a) O formato de avaliação prática/teórico-prática poderá ser ajustado em função das condições de saúde pública;
b) Os estudantes que já tenham obtido frequência em Histologia II.Embriologia de acordo com o Regulamento Pedagógico da FMUP, estão dispensados da avaliação qualitativa nas aulas teórico-práticas. Terão, contudo, que realizar à avaliação quantitativa que decorre na última aula teórico-prática, mediante agendamento prévio com os regentes, usando os horários disponíveis para as várias turmas; o mesmo se palica a estudantes trabalhadores.
c) A falta de comparência ao teste prático da unidade curricular levará à não aprovação dos estudantes na prova prática e consequentemente na unidade curricular. 
d) Os esudantes que reprovarem na avaliação teórico-prática (< 9,5 valores) na época normal terão que repetir a avaliação prática na época de recurso para obterem aprovação à UC.
e) Os estudantes que em qualquer época de exames obtiverem aprovação na componente teórico-prática, mas não no exame teórico, não terão que repetir o exame teórico-prático em qualquer outra época do mesmo ano letivo. 




3.2. Prova teórica (T)

Serão admitidos a exame teórico os estudantes que obtiverem uma classificação média teórico-prática mínima de 10 valores. Esta classificação mantém-se válida para as outras épocas de avaliação ordinárias do ano letivo em curso para os estudantes que reprovem (ou faltem) na prova teórica.


A prova privilegiará a integração de conhecimentos e a capacidade de decisão e consta de 70 perguntas, de escolha múltipla,  destinadas aos conhecimentos obtidos em Histologia II e Embriologia. Cada pergunta terá 5 hipóteses de resposta, das quais apenas uma está correta ou está mais correta que as restantes. O aluno pode assinalar tantas respostas quantas desejar, mas cada resposta errada assinalada acarretará um desconto de 1/4 de uma resposta certa. 


A prova teórica será classificada na escala de 0-20 valores. Serão considerados aprovados no exame teórico os estudantes que obtiverem a classificação mínima de 10/20 valores. Só nesses casos será feito o cálculo da classificação final (CF)


 


classificação final (CF) será calculada de acordo com a seguinte fórmula:



CF = (2T + TP) / 3


 


                                


em que:
-T é a classificação obtida na prova teórica
-TP é a classificação teórico-prática



 

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

 

Melhoria de classificação

Os pedidos de melhoria de classificação implicam a realização, de novo, dos exames teórico-prático e teórico da UC. Caso a classificação da componente prática seja igual ou superior a 10 valores, os estudantes terão que comparecer também ao exame teórico.
A avaliação em microscópio (última aula do semestre) não é repétível e como tal não é passível de melhoria.

A classificação final de melhoria resulta do cálculo ponderado das classificações obtidas no conjunto de provas (teórico-prática + teórica) de uma só fase. Serão usadas essas novas classificações para o novo cálculo da classificação final.
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