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Angiogénese na inflamação e cancro I

Código: MMOM13_7     Sigla: MMOM13_7

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina e Oncologia Molecular

Ocorrência: 2023/2024 - SP Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biomedicina
Curso/CE Responsável: Mestrado em Medicina e Oncologia Moleculares

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MOM 15 Plano de Estudos 1 - 3 21 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Raquel Ângela Silva Soares Lino Regente

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português (inglês caso haja estudantes de língua estrangeira)

Objetivos

Compreender os mecanismos e os factores principais envolvidos em angiogénese. Reconhecer o papel da angiogénese em várias situações fisiológicas, e em situações patológicas com particular ênfase no cancro. Identificar metodologias de avaliação do processo angiogénico (modelos in vitro e in vivo). Terapias pró- e anti-angiogénicas em utilização na clínica.

 

A angiogénese como um processo “multistep”; os processos que modulam a angiogénese como a hipoxia e a inflamação; os mecanismos moleculares envolvidos, as interações autocrinas, paracrinas e endócrinas implicadas neste processo, e as alterações da angiogénese em situações patológicas tais como o cancro, mas também em outras doenças com compnente inflamatório como a diabetes e doenças vasculares. Será discutido o papel da radioterapia no processo angiogénico. Serão tambem referidas as terapias pró-angiogénicas e anti-angiogénicas em uso na clínica.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes adquiram competências teóricas e conhecimento das metodologias práticas para a avaliação do processo angiogénico em situações patológicas. Nomeadamente, angiogénese como um processo “multistep”, os processos que modulam a angiogénese como a hipoxia e a inflamação; os mecanismos moleculares envolvidos, as interações autocrinas, paracrinas e endócrinas implicadas neste processo, e as alterações da angiogénese em situações patológicas tais como o cancro, a diabetes, a retinopatia diabética, a degenerescência macular da idade, doença cardiovascular e acidente vascular cerebral. Será discutido o papel da radioterapia no processo angiogénico. Serão tambem referidas as terapias pró-angiogénicas e anti-angiogénicas em uso na clínica.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos sobre biologia vascular.

Programa

Introdução. Mecanismos de vascularização e vias de sinalização.

Moduladores angiogénicos; hipoxia; Inflamação

Metodologias de avaliação da angiogénese

Angiogénese patológica:
a) Retinopatia diabética, retinopatia do prematuro e DMI;
b) Angiogénese e tumores sólidos;
c) Angiogénese e radioterapia;
d) Angiogénese e AVCs;
e) Angiogénese na esclerose sistémica;
f) Angiogénese na diabetes;
g) Angiogénese na leucemia mielóide aguda;


Angiogénese e regeneração de tecidos
Angiogénese e metabolismo do cancro

Terapias anti e pro-angiogénicas

Bibliografia Obrigatória

Eelen G, de Zeeuw P, Simons M, Carmeliet P. ; Endothelial Cell Metabolism in Normal and Diseased Vasculature. , 2015 (Circ Res. 2015;116:1231-1244)
Costa C, Incio J, Soares R. ; Angiogenesis and Inflammation. Cause or consequence? , 2007 (Angiogenesis 2007: 10: 149-66.)
Cao Y, Langer R. ; A review of Judah Folkman's remarkable achievements in biomedicine., 2008 ( Proc Natl Acad Sci U S A. 2008;105:13203-5)

Bibliografia Complementar

Soares R. ; Angiogenesis in metabolic syndrome, Springer-Verlag, The Netherlands, 2009 (In: Oxidative stress, inflammation and angiogenesis in metabolic syndrome. Edts Soares R and Costa C. , 2009; Pp 85-99)
Carneiro A, Costa R, Falcao M, Mendonça L, Fonseca S, Gonçalves R, Falcao-Reis F, Soares R.; Vascular endothelial growth factor levels before and after treatment of neovascular age-related macular degeneration with bevacizumab and ranibizumab., 2012 (  Acta Ophthalmol 2012: 90: e25-30.)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas; Seminários, Palestras, Revisão de artigos (J Club),

Avaliação: Elaboração/apresentação de uma monografia; outras formas: Assiduidade, Revisão de temas

 

Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída com exame final

 

Condições de Frequência: Participação em pelo menos 75% das horas letivas.

 

Fórmula de avaliação: Nota Final = 0,80*(classificação no exame)+0,20* (participação nas aulas)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 40,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Trabalho escrito 20,00
Frequência das aulas 23,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,00
Total: 44,00

Obtenção de frequência

Participação em pelo menos 75% das horas letivas.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação: Nota Final = 0,80*(classificação no exame)+0,20* (participação nas aulas)
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