Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » MEAC16_9

Comunicação Clínica

Código: MEAC16_9     Sigla: CC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Educação Académica e Clínica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAC 13 Plano de Estudos em vigor 1 - 3 21 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta UC pretende contribuir para formar profissionais de saúde competentes a nível científico, técnico e humano, que lhes permita exercer a sua atividade em instituições hospitalares, de investigaçao e de ensino. Este módulo dirige-se especificamente à formação de profissionais competentes a nível da relação humana (e comunicação humana) em contexto clínico, para eficaz consecução dos objetivos do encontro clínico. Por outro lado, a aprendizagem das competências comunicacionais, que estão na base de todo o acto clínico, faz-se sobretudo através do trabalho lado a lado com um modelo, pelo que a formação académica dos docentes nesta área se torna indispensável.

Resultados de aprendizagem e competências

Promover, desenvolver e aperfeiçoar as competências e estratégias necessárias para a construção da relação terapêutica, para a prossecução dos objetivos e tarefas inerentes a uma consulta ou a um ato clínico e para aperfeiçoamento académico de um docente clínico.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Comunicação e Comunicação na Clínica

  2. Cosntrução da Relação Clínica

  3. Estruturação de uma entrevista

  4. Entrevista centrada no Médico e entrevista centrada no Doente.

  5. Competências de Comunicação Clínica

  6. Partilhar informação e Tomada de resoluções.

  7. Comunicação durante o exame físico

  8. Lidar com emoções fortes

  9. Dar más notícias

  10. Desenvolvimento pessoal e relação clínica.

Bibliografia Obrigatória

Mota-Cardoso, R.; Competências de Comunicação Clínica, FMUP, 2012
Cole, S. A., & Bird, J.; The medical interview: The three-function approach, Elsevier Saunders, 2014
Ivey, A. E., Ivey, M. B., & Zalaquett, C.; Intentional Interviewing and Counseling (8th revised ed.), Brooks/Cole Cengage Learning, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


  1. Exposição baseada em literatura atualizada e apoiada na leitura antecipada dos textos preparatórios.

  2. Visualização e discussão de vídeos e vinhetas clínicas.

  3. Aprendizagem experiencial em pequenos grupos com recurso a técnicas de role play e doentes fictícios.

  4. Discussão reflexiva e feedback sobre as prestações.

  5. Avaliação formativa e avaliação sumativa realizada através de instrumentos-padrão.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 21,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Assiduidade: 75 %

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação por exame final (100 %).
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 13:50:58
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital