Preparação do projeto de dissertação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEAC |
11 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta UC tem como objetivo auxiliar o estudante na elaboração do projeto de investigação a desenvolver no curso de mestrado, sendo assim nesta UC serão focados os aspetos mais relevantes necessários à escrita e concretização de um projeto científico.
Resultados de aprendizagem e competências
Com a realização do projeto pretende-se que o estudante desenvolva os fundamentos da investigação aplicada nos diversos contextos da educação académica e clínica e que planeie e aplique os conhecimentos teóricos e teórico-práticos decorrentes da sua formação académica, e adquira as competências e métodos de trabalho indispensáveis ao desenvolvimento de contribuições originais neste tema.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
O programa visa a obtenção de competências necessárias à escrita e desenvolvimento do projeto de tese de mestrado. A preparação do projeto deverá contemplar:
Análise de bibliografia adequada;
Conhecimento das metodologias (laboratoriais e estatística) necessárias ao desenvolvimento do projeto de investigação;
Apresentação de artigos em reuniões científicas;
Participação em reuniões científicas (seminários, congressos, simpósios, Journal Clubs);
Escrita do projeto.
Bibliografia Obrigatória
Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., Chou, R., Glanville, J., Grimshaw, J. M., Hróbjartsson, A., Lalu, M. M., Li, T., Loder, E. W., Mayo-Wilson, E.; The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews., BMJ (Clinical research ed.) (https://doi.org/10.1136/bmj.n71)
Vandenbroucke JP, Von Elm E, Altman DG, et al; Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE): explanation and elaboration, PLoS medicine, 2007
Thomas B. Newman; Designing Clinical Research, Williams and Wilkins, 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os seminários previstos abordarão temas relacionados com o processo de desenvolvimento de uma tese de mestrado, desde a conceção do projeto à sua escrita. Nesta UC serão realizadas reuniões coletivas com os estudantes para organização do projeto de trabalho, que servirão para acompanhar a concepção de cada projeto ao longo do ano curricular, e também como espaço de partilha de ideias, dúvidas e dificuldades entre os estudantes. Os estudantes serão convidados a participar em reuniões científicas da Faculdade de Medicina (seminários, palestras e J Clubs), e a apresentarem artigos (J Clubs). A metodologia desta UC tem um carácter esencialmente de trabalho individual, com acompanhamento tutorial. A avaliação consistirá na escrita e apresentação de um projeto a desenvolver no âmbito do curso de mestrado, mediante apreciação e discussão por um júri formado por elementos da Comissão Científica do mestrado.
As metodologias de ensino descritas são as necessárias para a elaboração de um projeto de investigação a desenvolver durante o curso de mestrado.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
2,00 |
Elaboração de projeto |
40,00 |
Estudo autónomo |
100,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Apresentar por escrito e oralmente um projeto de dissertação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação do trabalho escrito e da apresentação e discussão do projeto.