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Administração de Serviços de Saúde

Código: MEAC16_5     Sigla: ASS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Educação Académica e Clínica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAC 12 Plano de Estudos em vigor 1 - 3 21 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

“A unidade curricular “Administração de Serviços de Saúde” procura fomentar o desenvolvimento de conhecimentos sobre algumas das principais políticas e sistemas de saúde nos contextos nacional e internacional. Assim, no final desta unidade, os estudantes deverão ser capazes de:

- Descrever conceitos-chave nas áreas das políticas e sistemas de saúde, gestão da saúde, em especial no que se refere à multiplicidade inerente ao conceito de saúde;

- Identificar ferramentas essenciais à utilização racional dos recursos afetados ao setor da saúde; 

- Reconhecer a importância da gestão eficiente dos recursos, mantendo a equidade no acesso ao sistema de saúde.”

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecimentos: Pretende-se que o estudante obtenha os conhecimentos adequados na área das políticas e sistemas de saúde, na área da gestão da saúde, em especial no que se refere à multiplicidade inerente ao conceito de saúde.

Aptidões e Competências: Pretende-se que o estudante venha a incorporar na sua prática quotidiana ferramentas essenciais à utilização racional dos recursos afetados ao setor da saúde. Mais ainda, pretende-se sensibilizar desde cedo os profissionais de saúde para uma gestão eficiente dos recursos, não comprometendo a equidade no acesso ao sistema de saúde.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1 - O direito à proteção da saúde enquanto direito social nas sociedades plurais e seculares.

2 - A saúde e os outros bens sociais: a necessidade do estabelecimento de prioridades de acordo com as regras da democracia deliberativa.

3 - Políticas de Saúde e a transição epidemiológica.

4 - Modelos de intervenção em saúde pública e em educação para a saúde. Importância dos aspectos comunicacionais e pedagógicos.

5 - Intervenções em saúde pública e os determinantes sociais de saúde. Importância do Estatuto Socioeconómico (ESE) dos cidadãos.

6 - Barreiras financeiras e não-financeiras a um acesso equitativo a cuidados de saúde razoáveis. O princípio da universalidade do acesso.

7 - O SNS e os subsistemas de saúde. Alcance dos benefícios e segmentação do sistema de saúde..

8 - Eficácia e efetividade na saúde. A problemática da Medicina Baseada na Evidência (MBE). A qualidade em saúde enquanto imperativo de natureza ética.

9 - Eficiência administrativa. A necessidade de um novo modelo organizacional do sistema de saúde baseado no princípio da separação.

Bibliografia Obrigatória

Sharon Bell Buchbinder, Nancy H. Shanks; Introduction to Health Care Management , Jones & Bartlett Learning, 2007
Rui Nunes, Guilhermina Rego; Prioridades na Saúde, MCGraw-Hill, 2002
Guilhermina Rego; Gestão Empresarial dos Serviços Públicos, Uma Aplicação ao Setor da Saúde, Vida Económica, 2008
Rui Nunes; Regulação da Saúde, Vida Económica, 2014
Paul J. Feldstein; Health Policy Issues, An Economic Perspective, Sixth Edition, Health Administration Press, 2015
Rob Baggott; Public Health - Policy and Politics, 2nd Edition, Palgrave Macmillan, 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias:

a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular;

b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos;

c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 21,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Assiduidade: 75 %

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota da Unidade Curricular é o reflexo dos conhecimentos teóricos e práticos obtidos através de uma Prova Final.
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