Metodologias de ensino-aprendizagem
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Formação de Professores |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEAC |
11 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
6 |
42 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A diversidade de metodologias de ensino desenvolvidas ao longo desta unidade curricular tem em vista contribuir para uma prática de supervisão formativa e teoricamente fundamentada, dando-se privilégio a diferentes momentos de reflexão individual e colectiva em torno das questões que envolvem o trabalho dos profissionais nos respetivos contextos de trabalho. Para o efeito, as aulas expositivas constituem-se em espaços de introdução teórica que ajudem a definir o campo da reflexão a realizar e a problematizar algumas das principais abordagens. Tal quadro teórico torna-se deste modo objecto de questionamento ao ser interpretável pelos estudantes, de acordo com as suas experiências e expectativas no campo da formação. Adicionalmente, o recurso a outras atividades visa diversificar os próprios modos de apreensão do saber. Tal significa que as metodologias de ensino não se encontram apenas centradas na transmissão de conteúdos teóricos, integrando igualmente uma dimensão praxeológica do trabalho, a qual se considera determinante como condição necessária ao desenvolvimento do processo de formação.
Resultados de aprendizagem e competências
- Ler e analisar textos de referência, no domínio das metodogias de ensino-aprendizagem;
- Promover a realização e reflexão sobre estudos de caso e projetos de intervenção que estejam relacionados com o o domínio da u.c.
- Animar e participar em fóruns, presenciais e virtuais, que permitam promover momentos de partilha e de reflexão sobre as problemáticas e as atividades realizadas;
- Participar em seminários relacionados com temáticas específicas no domínio das metodologias de ensino-aprendizagem
- Produzir trabalhos escritos, individualmente e em grupo, que tanto constituam a memória dos processos de aprendizagem, como o repositório dos projetos de reflexão dos mestrados.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- O paradigma da instrução: Pressupostos conceptuais e implicações metodológicas;
- O paradigma da aprendizagem: Pressupostos concetuais e implicações metodológicas;
- O paradigma da comunicação: Pressupostos conceptuais e implicações metodológicas.
Bibliografia Obrigatória
Trindade, R; A autoaprendizagem no ensino superior e a aprendizagem baseada na resolução de problemas: Perspetivas e questões, Revista Lusófona de Educação, 27, 43-57., 2014
Bibliografia Complementar
Bruner, Jerome ; The culture of education, London: Univ. Press, 1996
Trindade, R; O Ensino superior como espaço de formação: Do paradigma pedagógico da aprendizagem ao paradigma pedagógico da comunicação., In Leite, Carlinda (Org.), Sentidos da pedagogia no Ensino Superior (75 – 98). Porto: CIIE / Livpsic. , 2010
Trindade, R e Cosme A; Educar e aprender na escola: Questões, desafios e respostas pedagógicas, Gaia: LivPsic, 2010
Trindade, R; Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: A perspetiva docente no E-Learning , Educar em Revista, Número Especial 4/2014, 211-, 2014
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas expositivas; debates presenciais e virtuais; trabalhos de reflexão individual ou em grupo; trabalhos de pesquisa e desenvolvimento de estudos de caso. A avaliação resultará da análise deste conjunto de atividades, sendo, por isso, considerada como uma avaliação distribuída sem exame final. O protocolo de avaliação a adotar será entregue aos estudantes após a apresentação e discussão do programa.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Trabalho escrito |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
120,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação resultará da análise de um conjunto de atividades, sendo, por isso, considerada como uma avaliação distribuída sem exame final. O protocolo de avaliação a adotar será entregue aos estudantes após a apresentação e discussão do programa.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação resultará da análise de um conjunto de atividades, sendo, por isso, considerada como uma avaliação distribuída sem exame final. O protocolo de avaliação a adotar será entregue aos estudantes após a apresentação e discussão do programa.