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Contextualização da Educação Académica e Clínica

Código: MEAC16_1     Sigla: CEAC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Educação Académica e Clínica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAC 11 Plano de Estudos em vigor 1 - 3 21 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular “Contextualização da educação académica e clínica"pretende contribuir com conhecimentos, capacidades e atitudes comportamentais capazes de desenvolver as competências estratégicas para lidar com os desafios que se colocam às instituições académicas e clínicas em situação de globalização e mudança tecnológica. 

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade, os estudantes estarão capazes de:

1- identificar os principais desafios que se colocam às instituições académicas e clínicas em contexto de globalização e mudança tecnológica

2- Apreciar padrões de qualidade académica e clínica com base em indicadores previamente estabelecidos

3- Delinear estratégias de ação capazes de responder aos desafios da diversidade e complexidade típicos das instituições académicas e clínicas

Modo de trabalho

B-learning

Programa

1- Globalização e mudança nos sistemas académicos e clínicos no século XXI

2- Diversidade e complexidade dos sistemas académicos e clínicos

3- Padrões de qualidade académica e clínica

4- Desafios académicos e clínicos para o século XXI

Bibliografia Obrigatória

Harden RM and Laidlaw JM; Essential Skills for a Medical Teacher: An Introduction to Teaching and Learning in Medicine, Elsevier, Edição: 3 (11 de junho, 2020), 2020. ISBN: 978-0702078552
General Medical Council; Tomorrow's Doctors. , 2009
Salerno-Kennedy, R., O'Flynn S. ; Medical Education: the State of the Art. , Nova Science Publishers, New York. , 2010

Bibliografia Complementar

Burgess, A., Matar, E., Neuen, B. Fox, GJ; A longitudinal faculty development program: supporting a culture of teaching., Springer Nature, 2019. ISBN: 14726920
Zuo, L., & Miller Juvé, A. ; Transitioning to a new era: Future directions for staff development during COVID-19., Wiley Online Library, 2021. ISBN: 1365-2923 (https://doi.org/10.1111/medu.14387)
Martin G. Tolsgaard, Martin V. Pusic, Stefanie S. Sebok-Syer, Brian Gin, Morten Bo Svendsen, Mark D. Syer, Ryan Brydges, Monica M. Cuddy & Christy K. Boscardin; The fundamentals of Artificial Intelligence in medical education research: AMEE Guide No. 156, 2023

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta UC será implementada com base numa combinatória metodológica apoiada em:

(a) Exposição de temas selecionados (seminários com especialistas convidados)

(b) Análise em pequenos grupos de artigos, capítulos de livros, videos e outros materiais sobre contextualização académica e clínica

(c) Grupos de discussão sobre temas da atualidade com impacto nas instituições académicas e clínicas

(d) Estudo independente/autónomo

Esta UC é avaliada em termos formativos e sumativos:  (1) atividades individuais e em grupo distribuídas ao longo do semestre, a realizar em sala de aula em estudo independente (25%); (2) avaliação sumativa realizada através de um ensaio no final da UC (75%).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho escrito 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 21,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Assiduidade de 75%.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação formativa ponderada em 25% na classificação final: incidirá na avaliação da participação dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem da unidade curricular.

Avaliação sumativa (ensaio sobre os perfis dos profissionais de saúde) ponderada em 75% na classificação final.

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