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Pedopsicologia Forense

Código: MCF13_11     Sigla: MCF13_11

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Forenses

Ocorrência: 2023/2024 - SP Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências Forenses

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCF 11 Plano de Estudos em vigor 1 - 6 40 162

Língua de trabalho

Português
Obs.: Inglês

Objetivos

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos especializados sobre: (i) desenvolvimento infantil e psicopatologia infantil; (ii) as temáticas da psicologia forense mais diretamente ligadas às crianças (e.g., o impacto desenvolvimental da violência; dinâmicas psicológicas associadas aos conflitos parentais; dinâmicas do abuso sexual intrafamiliar); (iii) as dinâmicas psicológicas associadas ao contacto com o sistema de justiça e o risco de vitimação secundária e as (iv) as necessidades específicas das crianças relativamente ao direito e à participação em processos judiciais que lhes digam respeito (especificidades dos Processos Crime, dos Processos de Promoção e Proteção, dos Processos Tutelares Educativos e dos Processos de Regulação do Exercício das Responsabilidades Parentais); (v) conhecer e compreender as principais dimensões metodológicas da avaliação psicológica forense de crianças.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos, não podendo abordar exaustivamente toda a complexidade e magnitude da problemática inerente à pedopsicologia forense, tocam em todos os pontos fundamentais para a criação de um conhecimento global sobre o assunto em causa, permitindo ainda desenvolver nos estudantes capacidades para aprofundar cada uma destas temáticas conforme o âmbito da sua intervenção. Os conteúdos programáticos estão ainda pensados no sentido de despertar a sensibilidade e o espírito crítico do estudante, promovendo também por esta via a sua capacidade de resolução de problemas e a intervenção em casos concretos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Psicologia do Desenvolvimento – questões introdutórias.

  2. Conceitos gerais sobre psicopatologia infantil.

  3. Risco, impacto desenvolvimental, trauma e resiliência.

  4. Contornos da relação da criança com o Sistema de Justiça.


4.1. Experiências, significados e expectativas da criança.


4.2. Recolha, compreensão e valorização do testemunho infantil.


4.3. Especificidades da abordagem da criança vítima de abuso sexual.


4.4. Especificidades da abordagem da criança/jovem transgressor.


4.5. Dinâmicas psicológicas da vitimação secundária e contributos da intervenção do psicólogo para a prevenção deste fenómeno.



  1. Avaliação psicológica forense de famílias e crianças.


5.1. Especificidades éticas e metodológicas.


5.2. Avaliação de crianças vítimas de crimes.


5.3. Avaliação de crianças envolvidas em processos de promoção e proteção.


5.4. Avaliação no âmbito de processos tutelares educativos.


5.5. Avaliação em casos de regulação do exercício das responsabilidades parentais.

Bibliografia Obrigatória

Bruck, M., Ceci, S., & Hembrooke, H. ; The Nature of Children’s True and False Narratives. Development Review

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nesta unidade curricular, visa-se sobretudo transmitir conhecimentos especializados sobre a problemática em apreço e aplicar esses conhecimentos de forma prática, pelo que a abordagem teórica e prática, sustentada no contacto com casos reais, se afigura a mais adequada.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Exame 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 40,00
Total: 60,00

Obtenção de frequência

Exame escrito ou entrega de um trabalho escrito.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame = 100% ou Trabalho = 100%
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