Pedopsicologia Forense
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Forenses |
Ocorrência: 2023/2024 - SP
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MCF |
11 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
6 |
40 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Obs.: Inglês
Objetivos
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos especializados sobre: (i) desenvolvimento infantil e psicopatologia infantil; (ii) as temáticas da psicologia forense mais diretamente ligadas às crianças (e.g., o impacto desenvolvimental da violência; dinâmicas psicológicas associadas aos conflitos parentais; dinâmicas do abuso sexual intrafamiliar); (iii) as dinâmicas psicológicas associadas ao contacto com o sistema de justiça e o risco de vitimação secundária e as (iv) as necessidades específicas das crianças relativamente ao direito e à participação em processos judiciais que lhes digam respeito (especificidades dos Processos Crime, dos Processos de Promoção e Proteção, dos Processos Tutelares Educativos e dos Processos de Regulação do Exercício das Responsabilidades Parentais); (v) conhecer e compreender as principais dimensões metodológicas da avaliação psicológica forense de crianças.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos, não podendo abordar exaustivamente toda a complexidade e magnitude da problemática inerente à pedopsicologia forense, tocam em todos os pontos fundamentais para a criação de um conhecimento global sobre o assunto em causa, permitindo ainda desenvolver nos estudantes capacidades para aprofundar cada uma destas temáticas conforme o âmbito da sua intervenção. Os conteúdos programáticos estão ainda pensados no sentido de despertar a sensibilidade e o espírito crítico do estudante, promovendo também por esta via a sua capacidade de resolução de problemas e a intervenção em casos concretos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Psicologia do Desenvolvimento – questões introdutórias.
- Conceitos gerais sobre psicopatologia infantil.
- Risco, impacto desenvolvimental, trauma e resiliência.
- Contornos da relação da criança com o Sistema de Justiça.
4.1. Experiências, significados e expectativas da criança.
4.2. Recolha, compreensão e valorização do testemunho infantil.
4.3. Especificidades da abordagem da criança vítima de abuso sexual.
4.4. Especificidades da abordagem da criança/jovem transgressor.
4.5. Dinâmicas psicológicas da vitimação secundária e contributos da intervenção do psicólogo para a prevenção deste fenómeno.
- Avaliação psicológica forense de famílias e crianças.
5.1. Especificidades éticas e metodológicas.
5.2. Avaliação de crianças vítimas de crimes.
5.3. Avaliação de crianças envolvidas em processos de promoção e proteção.
5.4. Avaliação no âmbito de processos tutelares educativos.
5.5. Avaliação em casos de regulação do exercício das responsabilidades parentais.
Bibliografia Obrigatória
Bruck, M., Ceci, S., & Hembrooke, H. ; The Nature of Children’s True and False Narratives. Development Review
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nesta unidade curricular, visa-se sobretudo transmitir conhecimentos especializados sobre a problemática em apreço e aplicar esses conhecimentos de forma prática, pelo que a abordagem teórica e prática, sustentada no contacto com casos reais, se afigura a mais adequada.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
40,00 |
Exame |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
20,00 |
Frequência das aulas |
40,00 |
Total: |
60,00 |
Obtenção de frequência
Exame escrito ou entrega de um trabalho escrito.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame = 100% ou Trabalho = 100%