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Terapêutica e Farmacologia Clínica II

Código: MI542     Sigla: TFC2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - SP Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biomedicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 258 Plano Oficial 2021 5 - 2 19 54

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

Alicerçar a visão crítica das diversas áreas relacionadas com o medicamento desde a descoberta, avaliação e registo à seleção e prescrição racional.

Proporcionar um conhecimento mais especializado da terapêutica e da farmacologia clínica.

Promover no estudante uma visão crítica de forma a facilitar a aprendizagem e aplicação de regras para a seleção e prescrição racional de medicamentos.

A disciplina de Terapêutica e Farmacologia Clinica tem um carácter essencialmente formativo, visando a aquisição de aptidões que permitam o uso correto de medicamentos e também o exercício de funções pedagógicas na educação para a saúde.

É bem conhecido que a educação do doente, na relação deste com a terapêutica, tem consequências importantes até quanto à adesão ao tratamento.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular o estudante deverá:

1. Conhecer os princípios gerais da Terapêutica e da Farmacologia Clínica;

2. Estar familiarizado com a terminologia terapêutica.

3. Ter desenvolvido a sua capacidade de observação;

4. Conhecer as classes terapêuticas constantes do programa.

5. Ter adquirido uma base de conhecimentos que possa ser utilizada nos vários campos da decisão terapêutica e aplicada ulteriormente noutras unidades curriculares do curso e na futura vivência clínica.



Outras competências  que o aluno deve adquirir:

1. Capacidade de resolução de problemas e aplicação prática dos conhecimentos;

2. Auto-aprendizagem;

3. Pensamento crítico;

4. Capacidade de avaliação prática das escolhas terapêuticas;

5. Identificação de problemas terapêuticos em casos clínicos selecionados


Para fornecer aos alunos as habilidades e conhecimentos acima mencionados, esta unidade de curso aplicará uma abordagem integrada.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos de Farmacologia Médica que permitam o desenvolvimento de raciocínio clinico com opções terapêuticas farmacológicas.

Programa

Temas estruturantes de Terapêutica e Farmacologia Clinica:

- Farmacovigilância e aspectos toxicológicos dos medicamentos. 

- Inovação em terapêutica oncológica.


Temas especificos de Terapêutica abordados em integração com outras unidades curriculares:

Gastroenterologia:  terapêutica da úlcera péptica e refluxo gastro-esofágico, terapêutica da doença inflamatória intestinal.

Nefrologia e Urologia: terapêutica das disfunções do aparelho urinário baixo e das disfunções sexuais (HBP, BH e DE), Terapêutica médica das neoplasias do rim, próstata e urotélio.

Doenças oncológicas e Hematológicas: Terapêutica farmacológica das neoplasias- princípios gerais, Quimioterapia clássica e Terapêutica citostática e citotóxica, Terapêutica de doenças hemato-oncológicas.

Ginecologia e Obstetrícia: Prescrição de fármacos na grávida, Contraceção, terapêutica hormonal de substituição e terapêutica da osteoporose, novas abordagens farmacológocas na terapêutica da neoplasia da mama.


Psiquiatria e Saúde Mental: Terapêutica da Depressão e Terapêutica da Ansiedade.

Epidemiologia Clinica: Reações adversas medicamentosas- como reportar.

Medicina Legal: Abordagem terapêutica das Intoxicações agudas.

Doenças infeciosas: Abordagem terapeutica do doente com infeção VIH/SIDA.

Anestesiologia e Medicina Intensiva: Abordagem terapeutica do doente com SEPSIS.

Aspectos sobre a prescrição racional de fármacos atendendo ás caracteristicas do doente serão considerados nas diversas patologias, como a Terapêutica em populações especiais; terapêutica no idoso; terapêutica no doente terminal; terapêutica na insuficiência renal e hepática; terapêutica na grávida; terapêutica na criança. 

Bibliografia Obrigatória

Brunton, L.L., Hilal-Dandan, R. & Knollmann, B.C.; Goodman & Gilman’s The Pharmacological Basis of Therapeutics. ISBN: 978-1-25-958474-9

Bibliografia Complementar

Katzung, B.G., & Trevor, A.J; Basic and Clinical Pharmacology. ISBN: 978-1-259-64115-2
Ritter, J.M., Flower, R.J., Henderson, G., Loke, Y.K. MacEawn D. & Rang, H; Rang and Dale’s Pharmacology. ISBN: 9780702074486
Guimarães, S., Moura, D., & Soares-da-Silva, P; Terapêutica medicamentosa e suas bases farmacológicas. ISBN: 978-972-0-01794-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da Unidade Curricular é distribuído sob a forma de aulas teóricas e teórico-práticas.

As aulas teórico-práticas são organizadas com abordagem, discussão e resolução de casos clinico. Nestas aulas a discussão é feita em pequenos grupos e com treino de competências para prescrição terapêutica.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Exame 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 35,00
Frequência das aulas 19,00
Total: 54,00

Obtenção de frequência

É obrigatória a comparência a 75% das atividades lectivas programadas, com exceção das aulas teóricas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A Classificação final será feita com 50% de ponderação na avaliação distribuida (AD) e 50 % de ponderação de uma prova escrita (PE).

A Classificação para a avaliação distribuida é feita tendo e conta:
a) Assiduidade 
b) Partipação ativa e resolução individual de vinhetas clinicas com plano terapeutico em todas as aulas teórico-práticas.

A prova escrita tem uma cotação maxima de 20 valores e é necessário um valor minimo de 10 valores para ser incluida na ponderação final.

Classificação final= (AD+EF)/2

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento Pedagógico da FMUP.

Melhoria de classificação

Os estudantes podem fazer exame para melhoria de classificação (na época  do exame de recurso, de acordo com as regras definidas no regulamento pedagógico da FMUP). Nestas circunstâncias a nota do exame final é considerada  como nota final (a avaliação distribuída deixa de ser considerada).

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