Código: | MI542 | Sigla: | TFC2 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biomedicina |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 258 | Plano Oficial 2021 | 5 | - | 2 | 19 | 54 |
Alicerçar a visão crítica das diversas áreas relacionadas com o medicamento desde a descoberta, avaliação e registo à seleção e prescrição racional.
Proporcionar um conhecimento mais especializado da terapêutica e da farmacologia clínica.
Promover no estudante uma visão crítica de forma a facilitar a aprendizagem e aplicação de regras para a seleção e prescrição racional de medicamentos.
A disciplina de Terapêutica e Farmacologia Clinica tem um carácter essencialmente formativo, visando a aquisição de aptidões que permitam o uso correto de medicamentos e também o exercício de funções pedagógicas na educação para a saúde.
É bem conhecido que a educação do doente, na relação deste com a terapêutica, tem consequências importantes até quanto à adesão ao tratamento.
No final desta unidade curricular o estudante deverá:
1. Conhecer os princípios gerais da Terapêutica e da Farmacologia Clínica;
2. Estar familiarizado com a terminologia terapêutica.
3. Ter desenvolvido a sua capacidade de observação;
4. Conhecer as classes terapêuticas constantes do programa.
5. Ter adquirido uma base de conhecimentos que possa ser utilizada nos vários campos da decisão terapêutica e aplicada ulteriormente noutras unidades curriculares do curso e na futura vivência clínica.
Outras competências que o aluno deve adquirir:
1. Capacidade de resolução de problemas e aplicação prática dos conhecimentos;
2. Auto-aprendizagem;
3. Pensamento crítico;
4. Capacidade de avaliação prática das escolhas terapêuticas;
5. Identificação de problemas terapêuticos em casos clínicos selecionados
Para fornecer aos alunos as habilidades e conhecimentos acima mencionados, esta unidade de curso aplicará uma abordagem integrada.
Conhecimentos de Farmacologia Médica que permitam o desenvolvimento de raciocínio clinico com opções terapêuticas farmacológicas.
Doenças oncológicas e Hematológicas: Terapêutica farmacológica das neoplasias- princípios gerais, Quimioterapia clássica e Terapêutica citostática e citotóxica, Terapêutica de doenças hemato-oncológicas.
Ginecologia e Obstetrícia: Prescrição de fármacos na grávida, Contraceção, terapêutica hormonal de substituição e terapêutica da osteoporose, novas abordagens farmacológocas na terapêutica da neoplasia da mama.
Psiquiatria e Saúde Mental: Terapêutica da Depressão e Terapêutica da Ansiedade.
Epidemiologia Clinica: Reações adversas medicamentosas- como reportar.
Medicina Legal: Abordagem terapêutica das Intoxicações agudas.
Doenças infeciosas: Abordagem terapeutica do doente com infeção VIH/SIDA.
Anestesiologia e Medicina Intensiva: Abordagem terapeutica do doente com SEPSIS.
Aspectos sobre a prescrição racional de fármacos atendendo ás caracteristicas do doente serão considerados nas diversas patologias, como a Terapêutica em populações especiais; terapêutica no idoso; terapêutica no doente terminal; terapêutica na insuficiência renal e hepática; terapêutica na grávida; terapêutica na criança.
O ensino da Unidade Curricular é distribuído sob a forma de aulas teóricas e teórico-práticas.
As aulas teórico-práticas são organizadas com abordagem, discussão e resolução de casos clinico. Nestas aulas a discussão é feita em pequenos grupos e com treino de competências para prescrição terapêutica.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 50,00 |
Exame | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 35,00 |
Frequência das aulas | 19,00 |
Total: | 54,00 |
É obrigatória a comparência a 75% das atividades lectivas programadas, com exceção das aulas teóricas.
De acordo com o Regulamento Pedagógico da FMUP.
Os estudantes podem fazer exame para melhoria de classificação (na época do exame de recurso, de acordo com as regras definidas no regulamento pedagógico da FMUP). Nestas circunstâncias a nota do exame final é considerada como nota final (a avaliação distribuída deixa de ser considerada).