Código: | OPT171 | Sigla: | HISTMED |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Não |
Unidade Responsável: | Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 0 | Plano Oficial 2021 | 5 | - | 2 | 19 | 54 |
De forma sumária enunciamos: Sensibilizar o estudante para a história da sua Faculdade nas suas vertentes docente e estudantil; conhecer a História da Medicina internacional e portuguesa de forma a adquirir um saber estruturado capaz de despertar um interesse contínuo por esta temática e de ser importante suporte em futuras investigações na Medicina; identificar e valorizar a importância dos factores sócio-culturais na evolução e desenvolvimento da sua profissão através da história humana; valorizar a importância do método científico no desenvolvimento da ciência médica; adquirir motivação para captar e sentir os valores da cultura através da autoformação; estimular a reflexão crítica sobre a Medicina contemporânea e o que por si é validado; contribuir para uma crescente humanização da Medicina; sensibilizar para a temática da Museologia, em geral e na Medicina, em particular; divulgar o património museológico e documental da Faculdade na perspectiva de sensibilizar e capacitar pelo saber a sua salvaguarda e utilização como fontes bibliográficas ou de saber médico-histórico.
O conhecimento da História da Faculdade de Medicina potencia a integração do estudante na sua Faculdade e faculta-lhe a formação necessária para compreender a sua dimensão presente e futura. O património museológico da Faculdade é uma lição sobre a história institucional, nacional e universal. O reconhecimento da sua importância, pelo conhecimento do seu significado e do seu valor patrimonial, sensibiliza e promove a sua salvaguarda. Os conteúdos programáticos sobre a História Geral da Medicina e a História da Medicina em Portugal expõem a evolução do pensamento e da prática médica, em particular no tempo de consolidação e evolução do método científico, e permitem contextualizar e melhor compreender o estado da Arte. Os testemunhos nacionais e internacionais legados são fortes estímulos para o desenvolvimento do espírito crítico e a promoção de uma cultura humanística, tão essenciais.
A) História Geral da Medicina
I Parte. A Medicina pré e proto-histórica europeia. II PARTE. A Medicina Antiga, Ásia, África e América. III PARTE. A Medicina pré-hipocráticas. Grécia e Ásia Menor. As escolas filosóficas. IV PARTE. Hipócrates (século IV-V a.C.) a Galeno (século II d.C.). Medicina pos-hipocrática. Renovamento filosófico. Escolas de Platão e Aristóteles. O Renascimento médico norte-africano (Alexandria). Medicina Romana e Greco-Romana. V PARTE. Galeno e a Medicina galénica. VI PARTE. A transição greco-latina medieval (400 E.C. ao século XVI). VII PARTE. A Medicina no século XVI. Renascimento médico. Vesálio. Paré. Paracelso. VIII PARTE. A Medicina no século XVII. Os sistemas iatro- mecânico e iatro-químico. De Harvey e Sydénham a Valsalva e Malpighi. IX PARTE. A Medicina no século XVIII. Bases laboratoriais na Medicina moderna. X PARTE. A Medicina no século XIX. A Medicina experimental (Claude Bernard). A Bacteriologia e a Patologia celular. Até Pasteur e Virchow. Destes a 1900. As grandes descobertas. XI Parte. A Medicina contemporânea.
B) História da Medicina em Portugal
I Período – Dos tempos pré- históricos até à fundação da Escola de Santa Cruz de Coimbra em 1130. II Período – De 1130 até à criação dos Estudos Gerais, em Lisboa, em 1290. III Período – De 1290 até à promulgação dos Estatutos do Hospital Real de Todos-os-Santos (1504), Lisboa. IV Período – De 1504 até à Reforma dos Estudos Universitários, em 1772. a) – Século XVI – Renascimento. b) – Século XVII – Decadência ou estagnação. c) – Século XVIII – Renovação. V Período – De 1772 até à fundação das Régias Escolas de Cirurgia de Lisboa e Porto, em 1825. VI Período – De 1825 até à actualidade (Escolas Médico-Cirúrgicas de Lisboa e Porto, 1836; Faculdade de Medicina em 1911). VII Período – As directrizes da Medicina contemporânea. C) A Museologia na Medicina.
As diferentes modalidades pedagógicas devem pela reflexão, discussão e a participação do discente potenciar a aprendizagem e promover o conhecimento.
1. Aulas teóricas (8 horas). Apresentação dos temas com recurso à iconografia e museologia relativas à Medicina, bem como com a leitura e análise de textos que constituem marcas históricas, com ulterior análise.
2. Aulas teórico–práticas (11 horas). Percurso efectuado pelo estudante, sob orientação docente, desde os primórdios da existência humana à actualidade, a partir das colecções do Museu. Discussão de temas específicos alusivos aos objectos expostos. Familiarização com o objecto médico e a sua evolução temporal. Exposição da íntima relação entre a Medicina e a Arte.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 19,00 |
Estudo autónomo | 35,00 |
Total: | 54,00 |
Exame final (de 0 a 20 valores): Consiste numa prova teórica escrita de desenvolvimento.
Classificação Final (0 a 20): O resultado do exame final.
Aplica-se as normas determinadas pelo Conselho Pedagógico da FMUP
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