Código: | OPT155 | Sigla: | ADETER |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Não |
Unidade Responsável: | Departamento de Biomedicina |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIMED | 0 | Plano Oficial 2021 | 5 | - | 2 | 19 | 54 |
A unidade curricular tem como objetivo introduzir os estudantes à temática da Adesão Terapêutica, considerando todos os intervenientes nesta problemática, para permitir uma compreensão clara acerca dos fatores inerentes ao doente, sua patologia e tratamento instituído, dos fatores relacionados com o sistema de saúde e com os profissionais de saúde e, por último, dos fatores socioeconómicos, que interagem na complexidade idiossincrática de cada doente. A unidade curricular pretende ampliar e integrar os conhecimentos de Terapêutica Geral e Farmacologia Clínica, colocando-os numa perspetiva que sirva de alicerce para a compreensão integradora dos fatores inerentes ao comportamento de adesão terapêutica que permitam a aquisição de competências específicas para aplicação clinica imediata ao longo de toda a sua formação e prática nas várias áreas da medicina.
A unidade curricular terá quatro objetivos principais: a) permitir que os estudantes obtenham uma compreensão abrangente acerca da extensão e da natureza dos desafios da adesão terapêutica que os doentes enfrentam baseados em evidências acerca do comportamento não-aderente; b) fazer com que os estudantes sejam capazes de identificar as oportunidades de adesão para efetivamente contribuir com os resultados da terapêutica instituída e diminuir a utilização dos recursos de saúde; c) possibilitar aos estudantes uma abordagem estruturada para auxiliar nas consultas de avaliação da adesão terapêutica; d) permitir aos estudantes o treino e promoção de competências de consulta para apoiar a mudança de comportamento no sentido da adesão terapêutica do doente.
No seu conjunto, os conhecimentos adquiridos na unidade curricular permitirão um contacto aprofundado com uma área das ciências da saúde até ao momento negligenciada, apesar de ser reconhecida pela OMS como um dos problemas mais comuns que as doenças crónicas enfrentam. Concomitantemente, permitirá aos estudantes de medicina a aquisição de competências para desenvolver um papel mediador entre a prática clínica e os resultados terapêuticos para o doente, que será determinante para a sua atividade clínica futura.O conteúdo programático da unidade curricular aborda de forma objetiva e clara os conceitos subjacentes à Adesão Terapêutica. Ao mesmo tempo, integra o problema da Não-Adesão Terapêutica no contexto clínico e informa uma prática mais efetiva e crucial para reduzir e prevenir os comportamentos de não-adesão terapêutica. A contemplação da interdisciplinaridade que subjaz ao tema da Adesão Terapêutica, permite uma abordagem mais integradora e efetiva de abordagem ao problema da Não-adesão Terapêutica.
O número reduzido de estudantes admitidos na unidade curricular poderá promover uma maior interação entre docentes e estudantes que culminam numa reflexão crítica mais abrangente acerca da Adesão Terapêutica.A – A Adesão terapêutica
- Doentes
- Médico enquanto prescritor
- Profissionais de Saúde
- Indústria Farmacêutica
B - A Não-Adesão Terapêutica
C – O papel do farmacêutico na Adesão à Terapêutica
D – O papel da indústria farmacêutica na Adesão Terapêutica
E – Promoção da Adesão Terapêutica
A unidade curricular contará com 6 aulas teóricas, de 2 horas cada, que abordarão os conteúdos programáticos de A a D e 3 aulas práticas, com 2 horas cada, que abordarão o conteúdo programático E. A avaliação dos estudantes será realizada com base num teste de duas partes: a primeira parte de escolha múltipla avaliará os conhecimentos adquiridos e a segunda parte de identificação de situação problema e sua resolução com base nos modelos aprendidos. A avaliação contínua da participação nas aulas será contemplada através de treino prático (role-play) das competências adquiridas.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 30,00 |
Exame | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 20,00 |
Frequência das aulas | 19,00 |
Elaboração de projeto | 15,00 |
Total: | 54,00 |
A unidade curricular contará com 5 aulas teóricas, de 2 horas cada, que abordarão os conteúdos programáticos de A a D e 2 aulas práticas, com 2 horas cada, que abordarão o conteúdo programático E. A avaliação dos estudantes será realizada com base num teste de duas partes: a primeira parte de escolha múltipla avaliará os conhecimentos adquiridos e a segunda parte de identificação de situação problema e sua resolução com base nos modelos aprendidos. A avaliação contínua da participação nas aulas será contemplada através de treino prático (role-play) das competências adquiridas.