Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » OPT155

A adesão terapêutica - da prescrição ao comportamento de adesão

Código: OPT155     Sigla: ADETER

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Não
Unidade Responsável: Departamento de Biomedicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 0 Plano Oficial 2021 5 - 2 19 54

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

A unidade curricular tem como objetivo introduzir os estudantes à temática da Adesão Terapêutica, considerando todos os intervenientes nesta problemática, para permitir uma compreensão clara acerca dos fatores inerentes ao doente, sua patologia e tratamento instituído, dos fatores relacionados com o sistema de saúde e com os profissionais de saúde e, por último, dos fatores socioeconómicos, que interagem na complexidade idiossincrática de cada doente. A unidade curricular pretende ampliar e integrar os conhecimentos de Terapêutica Geral e Farmacologia Clínica, colocando-os numa perspetiva que sirva de alicerce para a compreensão integradora dos fatores inerentes ao comportamento de adesão terapêutica que permitam a aquisição de competências específicas para aplicação clinica imediata ao longo de toda a sua formação e prática nas várias áreas da medicina. 

A unidade curricular terá quatro objetivos principais: a) permitir que os estudantes obtenham uma compreensão abrangente acerca da extensão e da natureza dos desafios da adesão terapêutica que os doentes enfrentam baseados em evidências acerca do comportamento não-aderente; b) fazer com que os estudantes sejam capazes de identificar as oportunidades de adesão para efetivamente contribuir com os resultados da terapêutica instituída e diminuir a utilização dos recursos de saúde; c) possibilitar aos estudantes uma abordagem estruturada para auxiliar nas consultas de avaliação da adesão terapêutica; d) permitir aos estudantes o treino e promoção de competências de consulta para apoiar a mudança de comportamento no sentido da adesão terapêutica do doente.

No seu conjunto, os conhecimentos adquiridos na unidade curricular permitirão um contacto aprofundado com uma área das ciências da saúde até ao momento negligenciada, apesar de ser reconhecida pela OMS como um dos problemas mais comuns que as doenças crónicas enfrentam. Concomitantemente, permitirá aos estudantes de medicina a aquisição de competências para desenvolver um papel mediador entre a prática clínica e os resultados terapêuticos para o doente, que será determinante para a sua atividade clínica futura.

Resultados de aprendizagem e competências

O conteúdo programático da unidade curricular aborda de forma objetiva e clara os conceitos subjacentes à Adesão Terapêutica. Ao mesmo tempo, integra o problema da Não-Adesão Terapêutica no contexto clínico e informa uma prática mais efetiva e crucial para reduzir e prevenir os comportamentos de não-adesão terapêutica. A contemplação da interdisciplinaridade que subjaz ao tema da Adesão Terapêutica, permite uma abordagem mais integradora e efetiva de abordagem ao problema da Não-adesão Terapêutica.

O número reduzido de estudantes admitidos na unidade curricular poderá promover uma maior interação entre docentes e estudantes que culminam numa reflexão crítica mais abrangente acerca da Adesão Terapêutica.

Os estudantes terão oportunidade de integrar a equipa de investigação da Adesão Terapêutica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A – A Adesão terapêutica

  1. Uma nova taxonomia
  2. Um problema de saúde pública
  3. Natureza, dimensões e impacto

- Doentes

- Médico enquanto prescritor

- Profissionais de Saúde

- Indústria Farmacêutica

B - A Não-Adesão Terapêutica

  1. Preditores e fatores relacionados
  2. A importância e o papel das Crenças na Doença e no Tratamento – Modelo de Auto-regulação de Leventhal
  3. Não intencionalidade versus intencionalidade

C – O papel do farmacêutico na Adesão à Terapêutica

  1. A dispensação clínica de medicamentos e o uso racional do medicamento
  2. Intervenção farmacêutica no acompanhamento de doentes: Revisão da terapêutica e Reconciliação Terapêutica
  3. Sistemas personalizados de dispensação e preparação individualizada da terapêutica

D – O papel da indústria farmacêutica na Adesão Terapêutica

  1. Ensaios Clínicos – a eficácia versus a efetividade da farmacoterapia
  2. Integração de práticas para a promoção da Adesão Terapêutica

E – Promoção da Adesão Terapêutica

  1. Medidas de avaliação da Adesão Terapêutica- 
  2. Modelos de intervenção - SIMPLE; COM-B e Behaviour Change Wheel 
  3. Entrevista Motivacional - Abordagem estruturada de consulta focada na medicação
- Simulação de cenários e treino de competências

Bibliografia Obrigatória

World Health Organization. ; Adherence to long-term therapies. Evidence for action. Geneva, Switzerland: World Health Organization., 2003
De Geest S, Zullig LL, Dunbar-Jacob J, Helmy R, Hughes DA, Wilson IB, Vrijens B.; ESPACOMP Medication Adherence Reporting Guideline (EMERGE). , Ann Intern Med.;169(1):30-35., 2018
Horne R, Chapman SC, Parham R, Freemantle N, Forbes A, Cooper V. ; Understanding patients’ adherence-related beliefs about medicines prescribed for long-term conditions: a meta-analytic review of the Necessity-Concerns Framework., PLoS One. Dec 2;8(12):80633., 2013
Horne R, Weinman J.; Patients’ beliefs about prescribed medicines and their role in adherence to treatment in chronic physical illness. , J Psychosom Res. Dec;47(6):555-67., 1999
Rollnick S, Butler CC, Kinnersley P, Gregory J, Mash B.; Competent novice: motivational interviewing., BMJ. Jun;340:1242-1245., 2010
Timmerman, L., Stronks, D. L., Groeneweg, J. G., & Huygen, F. J. ; ). Prevalence and determinants of medication non-adherence in chronic pain patients: a systematic review. , Acta Anaesthesiol Scand, 60(4), 416-431., 2016
Timmerman, L., Stronks, D. L., & Huygen, F; The design of a theory-based intervention to improve medication adherence in chronic pain patients. , Curr Med Res Opin, 33(7), 1293-1301, 2017
Bernard Vrijens, Sabina De Geest, Dyfrig A. Hughes, Kardas Przemyslaw, Jenny Demonceau, Todd Ruppar, Fabienne Dobbels, Emily Fargher, Valerie Morrison, Pawel Lewek, Michal Matyjaszczyk, Comfort Mshelia, Wendy Clyne, Jeffrey K. Aronson & J. Urquhart; A new taxonomy for describing and defining adherence to medications, British Journal of Clinical Pharmacology, 2012

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular contará com 6 aulas teóricas, de 2 horas cada, que abordarão os conteúdos programáticos de A a D e 3 aulas práticas, com 2 horas cada, que abordarão o conteúdo programático E.  A avaliação dos estudantes será realizada com base num teste de duas partes: a primeira parte de escolha múltipla avaliará os conhecimentos adquiridos e a segunda parte de identificação de situação problema e sua resolução com base nos modelos aprendidos. A avaliação contínua da participação nas aulas será contemplada através de treino prático (role-play) das competências adquiridas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Exame 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 19,00
Elaboração de projeto 15,00
Total: 54,00

Obtenção de frequência

A unidade curricular contará com 5 aulas teóricas, de 2 horas cada, que abordarão os conteúdos programáticos de A a D e 2 aulas práticas, com 2 horas cada, que abordarão o conteúdo programático E.  A avaliação dos estudantes será realizada com base num teste de duas partes: a primeira parte de escolha múltipla avaliará os conhecimentos adquiridos e a segunda parte de identificação de situação problema e sua resolução com base nos modelos aprendidos. A avaliação contínua da participação nas aulas será contemplada através de treino prático (role-play) das competências adquiridas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação Final = teste + avaliação contínua (70/30)
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-09 às 00:14:35
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital