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Urologia Pediatrica

Código: OPT134     Sigla: UP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Não
Unidade Responsável: Departamento de Cirurgia e Fisiologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 0 Plano Oficial 2021 5 - 2 19 54

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Que o estudante seja capaz de:
 
 - Valorizar a doença urológica na criança;

 - Valorizar as repercussões da uropatia malformativa;

 - Apreender os principais quadros clínicos em Urologia Pediátrica;

 - Estabelecer uma orientação diagnóstica, terapêutica e prognóstica nas doenças urológicas pediátricas relevantes.

Resultados de aprendizagem e competências

Que o estudante seja capaz de:
 
 - Valorizar a doença urológica na criança;

 - Valorizar as repercussões da uropatia malformativa;

 - Apreender os principais quadros clínicos em Urologia Pediátrica;

 - Estabelecer uma orientação diagnóstica, terapêutica e prognóstica nas doenças urológicas pediátricas relevantes.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Manifestações, significado e atitudes antenatais na uropatia malformativa

 - Meios complementares de diagnóstico urológico na criança

 - Obstrução do sistema excretor

 - Refluxo vesico-ureteral

 - Anomalias do desenvolvimento do rim

 - Anomalias do uretér

 - Bexiga neurogénica

 - Extrofia vesival e epispádias

 - Anomalias penianas e testiculares

 - Tumores genito-urinários

Bibliografia Obrigatória

Alan J Wein; Campbell-Walsh Urology, 11th ed, Elsevier, 2016

Bibliografia Complementar

Mario Lima, Gianantonio Manzoni; Pediatric Urology. Contemporary strategies from fetal life to adolescence, Springer-Verlag, 2015
Thomas DFM, Duffy PG, Rickwood AMK; Essentials of Pediatric Urology, Informa UK, 2008
Ahmed H. Al-Salem; An illustrated guide to Pediatric Urology, Springer International Publishing, 2017

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A - Teórico: 8h (8 sessões de 1 hora)

B - Teórico-prático: 6h (3 sessões de 120 min; "case-studies")

C - Estágio: 5h (3 sessões de 100 min)

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Cirurgia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 35,00
Frequência das aulas 12,00
Realização de Estágio 7,00
Total: 54,00

Obtenção de frequência

Se assiduidade de, pelo menos, 75% das atividades previstas nas metodologias de ensino.

Fórmula de cálculo da classificação final

Modo de avaliação: formativa - 60%; trabalho de grupo - 40%. Cclassificação final: 0-20 valores; aprovação se > ou = 10 valores

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não viável dado tratar-se de estágio clínico.

Melhoria de classificação

Não viável dado tratar-se de estágio clínico.
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