Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » OPT81

Microbiologia Clínica

Código: OPT81     Sigla: MC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Não
Unidade Responsável: Departamento de Patologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 0 Plano Oficial 2021 5 - 2 19 54

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O principal objectivo pedagógico consiste em ensinar Microbiologia Clínica. Consideramos primordial incentivar o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e aptidões nos estudantes, tendo como pressuposto a translação de conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Microbiologia Médica, Imunologia, Farmacologia, Clínica das Doenças Infecciosas e em outras disciplinas de carácter clínico, com os quais os estudantes possam analisar, pesquisar e solucionar problemas no âmbito da Microbiologia Clínica.

 

Competências: saber esquematizar, no âmbito de uma equipe multidisciplinar, uma estratégia correcta de intervenção nos domínios da epidemiologia, diagnóstico, terapêutico e de prevenção de doença microbiana, a nível da comunidade ou de uma unidade prestadora de cuidados de saúde.

Resultados de aprendizagem e competências

O programa teórico abrange os tópicos mais relevantes da actualidade no que se refere a temas de Microbiologia Clínica, que se estendem desde infecções da comunidade a infecções associadas a cuidados de saúde incluindo a problemática de grupos de risco acrescido, microrganismos emergentes, bioterrorismo, impactos em saúde pública; foca também com particular atenção aspectos de gestão total de qualidade e de comunicação e difusão de informação médica. Em conjugação com as diferentes modalidades pedagógicas previstas, muito em particular a formação de índole prática (vivencial) e trabalho em equipa multidisciplinar, será possível ao fim de 2 semanas ter apresentado de forma integrada as temáticas propostas e delineada uma solução integral para os problemas caso levantados. Com o cumprimento das actividades previstas e o treino laboratorial disponibilizado será expectável a aquisição das competências pretendidas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Infecção  e  correlação  clínica:  significado   da   infecção  em   diferentes locais anatómicos; significado e particularidades de certos tipos de infecções (infecções sexualmente transmitidas; infecção por Micobactérias; infecção por anaeróbios; infecção associada a dispositivos e implantes médicos; infecção no doente transplantado; infecção no doente com depressão imunitária induzida; infecção no doente queimado.

Infecção  na  comunidade  e  infecção  relacionada  com  a  prestação  de  cuidados  de  saúde. 

Segurança  e  qualidade  ambiental intra e extra  hospitalar.

Resistência antimicrobiana.

Agentes infecciosos emergentes.

Bioterrorismo.

Metodologias de investigação de um surto infeccioso na comunidade ou num estabelecimento hospitalar: Métodos de tipagem para análise epidemiológica. 

Elaboração e difusão de resultados laboratoriais; comunicação e integração com dados clínicos.

Gestão total de qualidade no laboratório de Microbiologia Clínica.

Bibliografia Obrigatória

Murray, Rosenthal, Kobayashi & Pfaller; Medical Microbiology, Elsevier, 2015
Jawetz, Melnick & Adelberg’s; Medical Microbiology, McGraw-Hill, 2016

Bibliografia Complementar

Garcia, Lynne S.; Clinical Microbiology Procedures Handbook, ASM Press, 2011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Trabalho de grupo e seminários.

Carga horária total: 28 horas de contacto (3 ECTS): 4 seminários de 1 hora cada; 24 horas de trabalho de grupo (12 sessões, 2 horas cada).

Trabalhos de grupo: a metodologia utilizada será a do método do caso – problema e desenho da respectiva solução; em algumas situações os alunos poderão ser integrados na actividade investigacional em curso no Serviço de Microbiologia quando relacionada com o problema/caso.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Participação presencial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 35,00
Frequência das aulas 19,00
Total: 54,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência na unidade curricular está condicionada à presença do aluno em 75% do total de aulas práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Após avaliação formativa qualitativa (competências adquiridas, desempenho, empenho na aprendizagem) como apto é realizado um exame final - prova escrita constituída por questões de escolha, sendo atribuída a classificação final (escala de 0 a 20 Valores).

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-09 às 00:23:19
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital