Revisões sistemáticas e meta-análise
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIMED |
0 |
Plano Oficial 2021 |
5 |
- |
2 |
19 |
54 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
O exercício da Medicina – baseado na prevenção, diagnóstico, terapêutica e prognóstico da doença – está intimamente ligado ao desenvolvimento, avaliação crítica e aplicação da melhor evidência científica, de forma a apoiar a prestação de serviços de saúde, igualmente, da mais alta qualidade. Os estudos de síntese de evidência, nomeadamente as revisões sistemáticas e estudos de meta-análise, surgiram com o intuito de dar resposta à acumulação massiva e crescente de evidência científica de tipo e qualidade diversos.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de: definir adequadamente questões de investigação neste contexto; efetuar pesquisas bibliográficas adequadas; selecionar e avaliar a qualidade dos estudos incluídos; efetuar a extração e processamento dos dados dos estudos incluídos; compreender e aplicar as metodologias de análise estatística apropriadas às revisões sistemáticas e estudos de meta-análise; redigir e analisar criticamente este tipo de estudos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
Introdução à Investigação Clínica e à Medicina Baseada na Evidência.
Estudos de Síntese de Evidência – Introdução e Definições.
Revisões Sistemáticas e Meta-análise – Fases Operacionais:
- Formulação da Questão;
- Pesquisa da Evidência;
- Seleção de Estudos;
- Extração e Processamento de Dados;
- Avaliação de Qualidade e Risco de Viés dos Estudos;
- Análise Estatística em Estudos de Síntese de Evidência – Meta-Análise;
- Heterogeneidade – Deteção e Tratamento;
- Vieses em Estudos de Síntese de Evidência;
- Preparação do Protocolo de uma Revisão Sistemática e Meta-análise;
- Divulgação de Resultados – Preparação e Redação de Revisões Sistemáticas e Meta-análises;
- Avaliação Crítica de Revisões Sistemáticas e Meta-Análises.
Bibliografia Obrigatória
Higgins JPT, Thomas J, Chandler J, Cumpston M, Li T, Page MJ, Welch VA (editors).; Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions version 6.0 (updated July 2019). Cochrane, 2019. Available from www.training.cochrane.org/handbook., John Wiley & Sons Ltd., 2019. ISBN: 9781119536659
Bibliografia Complementar
Borenstein, M., Hedges, L. V., Higgins, J. P., & Rothstein, H. R.; Introduction to meta-analysis. Second Edition., John Wiley & Sons., 2021
Sutton, A. J., Abrams, K.R., Jones, D. R., Sheldon, T. A. & Song, F. ; Methods for Meta-analysis in Medical Research, London, United Kingdom: John Wiley & Sons, Ltd, 2000
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A unidade curricular terá uma duração de 19 horas; 9 horas de aulas teóricas e 10 horas de aulas teórico-práticas. Após a exposição teórica de cada tópico, proceder-se-á à demonstração da utilização de programas e aplicações específicas de apoio à execução de revisões sistemáticas e meta-análises e à resolução de exercícios práticos individuais. As aulas serão apoiadas por uma plataforma de e-learning otimizada para o ensino-aprendizagem da unidade curricular.
Software
Review Manager (RevMan) [Computer program]. Version 5.4, The Cochrane Collaboration, 2020. Available at https://training.cochrane.org/online-learning/core-software-cochrane-reviews/revman
Viechtbauer, W. (2010). Conducting meta-analyses in R with the metafor package. Journal of Statistical Software, 36(3), 1-48. https://doi.org/10.18637/jss.v036.i03
Balduzzi S, Rücker G, Schwarzer G (2019), How to perform a meta-analysis with R: a practical tutorial, Evidence-Based Mental Health; 22: 153-160.
R Core Team (2021). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. URL https://www.R-project.org/.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
60,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
22,00 |
Frequência das aulas |
19,00 |
Trabalho escrito |
13,00 |
Total: |
54,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes deverão assistir a pelo menos 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação: teste teórico (60%); entrega de um trabalho (40%)
Provas e trabalhos especiais
O trabalho prático consiste na resposta a um conjunto de questões no contexto da realização de uma revisão sistemática com meta-análise.
Trabalho de estágio/projeto
NA
Avaliação especial (TE, DA, ...)
As avaliações especiais possíveis nesta unidade curricular incluem as situações habituais, nomeadamente, para estudantes com estatuto de
trabalhador-estudante ou
dirigentes associativos.