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Comunicar Ciência

Código: OPT08     Sigla: CC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biomedicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 12 Plano Oficial 2021 3 - 2 19 54

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo geral desta unidade curricular é contribuir para a preparação de médicos e investigadores que se empenhem na excelência da comunicação da ciência em contextos científicos e ao público em geral.

No final da unidade o aluno deverá ser capaz de:

-selecionar e utilizar eficazmente as fontes de informação científicas para o seu estudo e investigação

-preparar e apresentar um poster científico

-conhecer a estrutura e os principais passos para a elaboração de um artigo científico

-apresentar, oralmente e por escrito, material de estudo/investigação a uma audiência científica e ao público em geral

-analisar criticamente e discutir estratégias aplicadas à comunicação de ciência em diversos contextos sociais e profissionais

-escrever um press release

-elaborar um curriculum vitae e uma carta de motivação

Resultados de aprendizagem e competências

O objetivo geral desta unidade curricular é contribuir para a preparação de médicos e investigadores que se empenhem na excelência da comunicação da ciência em contextos científicos e ao público em geral.

No final da unidade o aluno deverá ser capaz de:

-selecionar e utilizar eficazmente as fontes de informação científicas para o seu estudo e investigação

-preparar e apresentar um poster científico

-conhecer a estrutura e os principais passos para a elaboração de um artigo científico

-apresentar, oralmente e por escrito, material de estudo/investigação a uma audiência científica e ao público em geral

-analisar criticamente e discutir estratégias aplicadas à comunicação de ciência em diversos contextos sociais e profissionais

-escrever um press release

-elaborar um curriculum vitae e uma carta de motivação

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

 


  1. Apresentação da UC. Como elaborar um poster. 

  2. Como redigir um artigo científico. Fontes de informação científica. Motores de pesquisa na área das ciências da saúde. Gestor de referências bibliográficas.

  3. Técnicas de apresentação científica oral. 

  4. A Ciência e a comunicação social. A assessoria de comunicação.

  5. A comunicação direta com o público em geral. A importância e formas de divulgação da ciência ao público.

  6. O perfil de um investigador. Como redigir um curriculum vitae.  A carta de recomendação. A carta de motivação. 

Bibliografia Obrigatória

Jamieson, Kathleen Hall, Dan Kahan, and Dietram A. ; Handbook of the Science of Science Communication, Scheufele, eds. . New York, NY 10016: Oxford University Press, 2017
Day, R.A. and Gastel, B. ; How to Write & Publish a Scientific Paper., Cambridge University Press. , 2012. ISBN: 031333040

Bibliografia Complementar

Cornelia Dean; Am I Making Myself Clear: A Scientist’s Guide to Talking to the Public, Harvard University Press, 2012. ISBN: 9780674066052
Deborah Blum, Mary Knudson, and Robin Marantz Henig; Field Guide for Science Writers: The Official Guide of the National Association of Science Writers, Oxford University Press, 2006. ISBN: 0-19-517498-4
Robert Anholt; Dazzle‘em with Style: the Art of Oral Scientific Presentation, Elsevier Academic Press, 2006. ISBN: 0-12-369452-3
Falagas ME, Pitsouni EI, Malietzis GA, Pappas G; Comparison of PubMed, Scopus, Web of Science, and Google Scholar: strengths and weaknesses, 2008. ISBN: FASEB J, 22:338-42
Clarivate Analytics 2018; The Little EndNote How-To Book, Clarivate Analytics 2018
Richard C. Jennings and David J. Bennett; Successful Science Communication, Telling It Like It Is, Cambridge University Press, 2011. ISBN: 9780521176781

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 

 

O programa engloba a exposição de conteúdos em sessões teórico-práticas, permitindo que o estudante adquira conhecimentos teóricos, reflita sobre a sua experiência e debata ideias em seminários, treine técnicas de comunicação e apresentação em sessões práticas e intervenha em processos de avaliação pelos docentes e por pares, num total de 19h de contacto.

 

O treino de competências incluirá trabalho em grupo, leitura/discussão com oradores convidados e apresentação de material na forma escrita e oral para audiências específicas, recebendo feedback constante dos pares e docentes.


 

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Participação presencial 10,00
Prova oral 30,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Estudo autónomo 15,00
Frequência das aulas 19,00
Elaboração de projeto 10,00
Total: 54,00

Obtenção de frequência

Para ter frequência, o estudante deverá frequentar pelo menos 75% das aulas. 

Os estudantes com estatuto ou condição especial devem consultar a secção "Avaliação especial (TE, DA, ...)".

 

 

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será distribuída e sem exame final.

Para ter aproveitamento, o estudante deverá frequentar pelo menos 75% das aulas e ainda ter uma classificação de pelo menos 10 valores, na classificação de 0 a 20, nos seguintes trabalhos propostos:

-apresentação de um poster científico (A1)

-apresentação científica oral de 5-10 minutos, aos seus pares (A2)

-debate/sessão sobre comunicação de ciência ao público (A3)

Os estudantes serão ainda avaliados continuamente pela sua participação nas atividades propostas (A4).

Avaliação final=(A1x0,3)+(A2x0,3)+(A3x0,3)+(A4x0,1)

Os estudantes com estatuto ou condição especial devem consultar a secção "Avaliação especial (TE, DA, ...)".

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com estatuto ou condição especial terão que realizar as avaliações A1, A2 e A3 nas datas agendadas e poderão pedir a substituição da componente de avaliação contínua, até dia 15 de outubro, sendo esta substituída por um trabalho com tema e data a combinar com a Regente.

Observações

Horário de atendimento aos estudantes: 5ª feira, 11-12h na sala de reuniões da Unidade de Bioquímica do Departamento de Biomedicina, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, com prévio agendamento por email.
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