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Medicina do Adolescente e do Jovem Adulto

Código: OPT200     Sigla: MAJA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 29 Plano Oficial 2021 2 - 2 19 54

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Integrar o estudante nas temáticas relativas ao processo da adolescência, dos comportamentos juvenis e da abordagem preventiva e clínica do adolescente e do jovem adulto. No final desta unidade curricular o estudante deverá ter adquirido capacidades para:

- Conhecer o processo da adolescência de uma forma holística

- Identificar as particularidades dos comportamentos juvenis e a potencialidade da promoção de saúde

- Adquirir competências na abordagem clínica do adolescente e do jovem adulto

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que no final da Unidade Curricular, os estudantes sejam capazes de:

- Compreender o desenvolvimento normal do adolescente

- Realizar anamnese no adolescente e no jovem adulto

- Conhecer os principais comportamentos de risco juvenis

- Percecionar a potencialidade da medicina preventiva nos adolescentes e jovens adultos

- Refletir sobre a importância do contexto social, familiar e dos media nas escolhas e no comportamento

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Desenvolvimento fisiológico, psicológico e social

Contexto social, segurança e violência

Bem-estar: alimentação, sono, atividade física, ocupação e tempos livres

Desenvolvimento emocional e sexualidade

Consumo de substâncias psicoativas

Saúde mental

Media e comportamento

Prescrição social

A consulta do adolescente e estratégias promotoras de saúde

Bibliografia Obrigatória

Carnes, D., Sohanpal, R., Frostick, C., Hull, S., Mathur, R., Netuveli, G., . . . Bertotti, M; The impact of a social prescribing service on patients in primary care: a mixed methods evaluation, 2017
Ferreira, M., & Torgal, M; Estilos de vida na adolescência: comportamento sexual dos adolescentes portugueses., 2011
Hetlevik, Ø., Haug, K., & Gjesdal, S; Young people and their GP: a register-based study of 1717 Norwegian GPs, 2010
Menezes, B., Oliveira, D., Sassetti, L., & Prazeres, V; Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil, 2013
Neinstein, L. S. ; Adolescent Health Care: a Practical Guide, 2014
Richards, D., Caldwell, P. H., & Go, H.; ). Impact of social media on the health of children and young people, 2015
Rocha P, Franclim C, Santos P. ; Atividades de tempos livres e saúde nos jovens portugueses: um estudo observacional transversal. , Missias-Moreira R, Munhoz CJM, Raposo MT, editors, 2018 (Qualidade de vida e saúde em uma perspectiva interdisciplinar: Volume 2. 2. 1 ed. Curitiba – Brasil: EDITORA CRV; 2018. p. 25-37)
Santos P, Sá L, Couto L, Hespanhol A. ; Health literacy as a key for effective preventive medicine, 2018
Silva, C. F., Rocha, P., & Santos, P; Consumption of licit and illicit substances in Portuguese young people: a population-based cross-sectional study, 2018
Stevens, A., & Price, J. ; Evolutionary Psychiatry: A new beginning, Taylor & Francis, 2015
Hayes, S. C., Strosahl, K., & Wilson, K. G.; Acceptance and commitment therapy: An experiential approach to behavior change, New York: Guilford Press, 1999

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem:

Seminários

Role-play

Trabalhos de grupo

Discussões de casos

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Medicina familiar

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 25,00
Frequência das aulas 19,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 54,00

Obtenção de frequência

Presença em 75% das atividades letivas

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação presencial 30%, Trabalho escrito 70%

Melhoria de classificação

Apresentação de trabalho escrito nos mesmos moldes da avaliação final
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