Burnout e auto-cuidado em Medicina
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIMED |
0 |
Plano Oficial 2021 |
5 |
- |
2 |
19 |
54 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Definir os conceitos e dimensões associados ao stresse, burnout e auto-cuidado;
- Reconhecer as características estruturais das organizações de saúde e suas consequências para o desenvolvimento de condições potenciadoras de exaustão emocional;
- Reconhecer fatores de proteção e vulnerabilidade associados à experiencia de burnout;
- Desenvolver competências de auto-gestão emocional potenciadoras do auto-cuidado.
Resultados de aprendizagem e competências
O stress e o burnout têm sido amplamente estudados dada a prevalência deste fenómeno junto dos profissionais de saúde (conteúdo programático 1). Muito recentemente a Ordem dos Médicos publicou um estudo (2016) que nos demonstra a dimensão do problema. De facto, este grupo profissional confronta-se com desafios e exigências constantes, havendo a necessidade de potenciar o desenvolvimento de competencias e estratégias de coping (o que se pretende com os pontos 3,4 e 6 dos conteúdos programáticos) para lidar com estes fatores. Para além disso, é essencial o desenvolvimento de uma filosofia do cuidar centrada na humanização (conteúdo programático 5), pois a sua ação também permitirá assegurar um contexto de maior auto-cuidado e melhoria do clima organizacional (conteúdo programático 2).
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Stress, burnout e auto-cuidado – conceitos e dimensões
- Características estruturais das organizações de saúde
- Factores de risco, de proteção e vulnerabilidade associados à experiência de burnout
- Mecanismos de coping
- Humanização em saúde
- Mindfulness e outras estratégias para a regulação emocional
Bibliografia Obrigatória
Cecil, J; MacHale, C; Hart, J;Laiddlaw,A; Behaviour and burnout in medical students. , Medical education , 2014
Vala, J; Pinto,A; Moreira, S; Lopes, R; Burnout na classe Médica - Estudo Nacional , 2016
Bibliografia Complementar
Duarte, I; Auto Cuidado dos profissionais de saúde em Cuidados Paliativos , Almedina , 2018
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Num total de 10h de contacto a metodologia de ensino inclui seminários teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes. Orientação tutorial (9 OT) e apresentação pelos estudantes de um trabalho. Trata-se de avaliar, ao longo de todo o processo pedagógico, a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade nas aulas, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos. A Nota Final da Unidade Curricular é o reflexo da avaliação contínua efectuada (20%) e da realização de uma monografia (80%). Nesta monografia deverá estar incluída uma reflexão crítica e aprofundada sobre o fenómeno.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho escrito |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
8,00 |
Estudo autónomo |
9,00 |
Frequência das aulas |
19,00 |
Trabalho escrito |
8,00 |
Trabalho de investigação |
10,00 |
Total: |
54,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência será de acordo com o regulamento pedagógico.
Fórmula de cálculo da classificação final
20%participação presencial+80%monografia=100%