Código: | OPT05 | Sigla: | CC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biomedicina |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 30 | Plano Oficial 2021 | 2 | - | 2 | 19 | 54 |
O principal objectivo do curso consiste em ensinar de que modo funções específicas de natureza motora, límbica e cognitiva emergem no cérebro. Este objectivo será conseguido através da aquisição e integração de conhecimentos derivados de diversas disciplinas, tais como a neuroanatomia, a neurofisiologia, a neuroquímica e as neurociências comportamentais. Os estudantes familiarizar-se-ão com as modernas técnicas experimentais utilizadas para a investigação das bases neuronais do comportamento. Por fim, familiarizar-se-ão com os interesses e as motivações que inspiraram a investigação da inter-relação circuitos neuronais e comportamentos complexos.
Descrever os circuitos neuronais subjacentes às funções do cérebro humano, incluindo a aprendizagem e a memória, o condicionamento, as aptidões e os hábitos, a memória motora, o medo, a ansiedade, a fome, a reprodução, e a prazer e a recompensa. Relacionar as alterações estruturais, neuroquímicas e neurofisiológicas no sistema nervoso com anomalias comportamentais apresentadas pelos doentes. Mostrar a capacidade de conduzir uma análise crítica dos mecanismos neuronais subjacentes às patologias neurológicas, psiquiátricas e psicossomáticas utilizando as fontes bibliográficas e as bases de dados existentes.
1. Revisão da estrutura do cérebro e suas funções sensitivas, límbicas, associativas, cognitivas e motoras; 2. Revisão dos conceitos básicos de aprendizagem e memória, condicionamento clássico e operante; 3. Sistemas de memória: sistema límbico e formação do hipocampo, memória explícita e amnésia; 4. Sistemas de memória: importância dos gânglios basais e do cerebelo na aprendizagem, hábitos e memória motora; 5. Amígdala e córtex prefrontal ventromedial: medo, ansiedade, agressividade, depressão; 6. Hipotálamo: defesa, fome e reprodução; 7. Estriado ventral, área tegmentar ventral e dopamina nos circuitos de recompensa e prazer, dependências; 8. Mecanismos moleculares da plasticidade neuronal; 9. Circuitos cerebrais da justiça.
A UC de Cérebro e Comportamento confere 2 ECTS, o que corresponde a 54 horas totais de trabalho do estudante. O ensino presencial faz-se em 4 aulas teóricas (T, 2 hora cada) e 4 sessões teórico-práticas (TP, 2 horas). Adicionalmente, os estudantes envolvidos na preparação de uma apresentação e uma monografia vão ser aconselhados por um tutor (orientação tutorial – OT, 3 horas). Avaliação: avaliação distribuída sem exame final (AD). Avaliação contínua (AC) valerá, no seu conjunto, 16 valores (escala de 20) e resultará do somatório da classificação obtida por cada estudante em cada tema (2 valores per tema). A esta classificação adicionar-se-á a obtida nas monografias e apresentações. Estes serão classificados numa escala de 0-2 valores.
A UC de Cérebro e Comportamento é lecionada para os estudantes de 2º e 3º anos curriculares. O número mínimo de três estudantes é necessário para o funcionamento desta UC. O número máximo de estudantes que podem, em simultâneo, frequentar a UC é 30.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 80,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 35,00 |
Frequência das aulas | 17,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 1,00 |
Trabalho escrito | 1,00 |
Total: | 54,00 |
O aluno tem de frequentar 75% das aulas.
A avaliação distribuída valerá, no seu conjunto, 16 valores (escala de 20) e resultará do somatório da classificação obtida por cada aluno em cada aula (2 valores per tema). A esta classificação adicionar-se-á a obtida nas monografias (escala de 0-2 valores) e/ou apresentações (escala de 0-2 valores).
Classificação Final = AD (max. 16) + Monografia (max. 2) + Apresentação (max. 2)
Durante o curso, os estudantes elaborarão uma monografia e/ou apresentarão um tema em que seja privilegiado o estabelecimento de correlações entre (1) estrutura de uma região do cérebro e as suas funções or (2) alterações fisiológicas, morfológicas no cérebro e patologias comportamentais.
Os estudantes dispensados das aulas (TE, DA e equivalentes) devem, com periodicidade a combinar com o regente, apresentar a evolução dos seus estudos, assim como devem fazer a apresentação de um trabalho, simultaneamente com os estudantes ordinários.
A classificação poderá ser melhorada na ocorrência seguinte da unidade curricular.
Os capítulos de leitura serão extraídos dos seguintes livros:
Fundamental Neuroscience, 2012 or later, Larry R. Squire (Editor), Oxford University, Elsevier Science, New York;
Biological Psychology: An Introduction to Behavioral, Cognitive, and Clinical Neuroscience, 2010 or later , by S. Marc Breedlove, Neil V. Watson and Mark R. Rosenzweig. Sinauer Associates, Berkeley;
The Human Brain. An Introduction to its Functional Anatomy – J. Nolte, Mosby Elsevier, 2009 or later;
Serão sugeridos para cada tema livros, artigos científicos e revisões recentes.