Cuidados Paliativos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2022/2023 - SP
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIMED |
261 |
Plano Oficial 2021 |
6 |
- |
2 |
38 |
54 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os objetivos da aprendizagem nesta unidade curricular são assegurar que o estudante de medicina consegue efetuar uma prática clínica profissional, mas também ética e humana, para o doente e para a sua família, no domínio dos cuidados paliativos. Reconhecer as suas atitudes pessoais, valores e expetativas em relação à morte e à diversidade individual, cultural e espiritual, e ficar capacitado com os conceitos básicos de cuidados paliativos de modo a integrá-los num plano individualizado para o doente e família/cuidador e poder exercer esta função com rigor e conhecimento técnico-científico.
Reconhecer o papel dos cuidados de saúde primários como primeiro ponto de contacto, que promove os cuidados paliativos e cuidados centrados na pessoa. Dado o envelhecimento da população e o aumento de doenças crónicas e complexas, é essencial para melhorar a eficácia do sistema de saúde. Adquirir competências básicas de gestão em cuidados paliativos.
Adquirir conhecimentos e competências no domínio clínico dos Cuidados Paliativos, especificamente no que respeita a sintomas comuns, diferentes tipos de intervenção paliativa em doentes terminais, situações de urgência e mesmo na fase agónica. Enfatizando a dicotomia entre paliação e tratamento curativo.
Resultados de aprendizagem e competências
Com a frequência desta unidade curricular pretende-se que o estudante de Medicina venha a incorporar na sua prática clínica ferramentas essenciais à moderna filosofia dos cuidados paliativos. Mais ainda, pretende-se sensibilizar desde cedo os profissionais de saúde para a problemática da terminalidade da vida, nomeadamente face ao elevado índice tecnológico da medicina hospitalar.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Os cuidados paliativos em Portugal e no estrangeiro;
- O Hospice Movement no Reino Unido;
- História, filosofia, conceitos, objetivos e dificuldades;
- Modelos de organização dos cuidados paliativos;
- Os cuidados paliativos como elemento integrador de uma nova perspetiva da saúde e doença;
- A transição de uma medicina curativa para uma medicina paliativa, e a continuidade dos cuidados;
- Cuidados paliativos e doenças crónicas avançadas;
- Dor em cuidados paliativos;
- Cuidados paliativos oncológicos e suas especificidades;
- Cuidados paliativos em doenças não oncológicas e suas especificidades;
- Controlo de sintomas comuns em cuidados paliativos: anorexia, náuseas e vómitos, obstipação e diarreia, oclusão intestinal, disfagia, prurido, astenia, tosse, dispneia, ansiedade e depressão, delírio, alterações do sono, problemas génito-urinários;
- Tratamento de feridas neoplásicas e úlceras de pressão; fístulas, linfedema e estomas;
- Conceito de urgências em cuidados paliativos;
- Terapêutica em cuidados paliativos;
- A fase de agonia. Outras técnicas usadas no controlo de sintomas;
- Cuidados paliativos pediátricos;
- Cuidados paliativos na comunidade;
- O papel dos cuidados de saúde primários;
- A ética do cuidar;
- O processo de tomada de decisão em cuidados paliativos;
- Relações interpessoais e comunicação em cuidados paliativos;
- Testamento vital e suspensão de tratamento;
- Apoio psicossocial-espiritual em doentes terminais;
- A morte e o luto;
- Avaliação e cuidados à família e ao cuidador.
Bibliografia Obrigatória
Watson, M., Campbell, R., Vallath, N., Ward, S., Wells, J.; Oxford Handbook of Palliative Care (3rd edition), Oxford University Press, 2019
Nunes, R., Rego, F., Rego, G. ;
Enciclopédia Luso-brasileira de Cuidados Paliativos, Almedina, 2018
Cherny, N., Fallon, M., Kaasa, S., Portenoy, R.K., Currow, D.C. ;
Oxford Textbook of Palliative Medicine (fifth edition), Oxford University Press, 2015
Charlton, R; Primary Palliative Care: Dying, Death and Bereavement in the Community, CRC Press, 2018
Payne, S., & Ellis-Hill, C. ; Chronic and Terminal Illness: New Perspectives on Caring and Carers, Oxford University Press, 2011
Wolfe, J., Hinds, P., Sourkes, B. ; Textbook of Interdisciplinary Pediatric Palliative Care, Elsevier, 2012
Gonçalves, J.F. ; Controlo de Sintomas no Cancro Avançado, Coisas de Ler, 2011
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Seminários teóricos e teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, pré-definidos, com a participação de docentes e discentes;
- Trabalhos de grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas coordenadas por docentes e com participação ativa dos discentes;
- Orientação tutorial e apresentação pelos estudantes de casos-problema;
- Aulas práticas em contexto de cuidados paliativos e discussão de casos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
50,00 |
Exame |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
16,00 |
Frequência das aulas |
8,00 |
Realização de Estágio |
30,00 |
Total: |
54,00 |
Obtenção de frequência
A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequentam a Unidade Curricular, tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua (50%) + exame final (50%).
Em caso de melhoria, o percentual obtido na avaliação contínua mantém-se, tendo o estudante que realizar um novo exame final.