Código: | MI632 | Sigla: | MGF(PC) |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIMED | 270 | Plano Oficial 2021 | 6 | - | 6 | 96 | 162 |
Objectivos: Introduzir os estudantes no ambiente da moderna Medicina Geral e Familiar, na equipa dos Cuidados de Saúde Primários, na epidemiologia, na consulta e na prática da Medicina neste contexto; Colocar os estudantes no contexto apropriado para aprenderem os princípios da Saúde Pública, da prevenção, do rastreio, do diagnóstico precoce da doença e da promoção da Saúde; Estudar os aspectos comunitários da pediatria, da saúde mental, da obstetrícia, da saúde da Mulher, da medicina psico-social e dos cuidados aos idosos; Desenvolver a capacidade dos estudantes para trabalhar autonomamente, quer na clínica, quer na auto-formação; Desenvolver atitudes profissionais que melhorem os cuidados de saúde e conduzam a boas relações de trabalho; Alargar a experiência em questões éticas, em aptidões de comunicação e na prática clínica baseada na evidência.
No fim da Residência em Medicina Geral e Familiar - Prática Clínica, o estudante deverá demonstrar ter domínio nas seguintes áreas:
A – Conhecimentos de Cuidados Primários;
B - Conhecimentos de Clínica;
C - Aptidões Clínicas;
D - Atitudes.
Cuidados de Saúde Primários (CSP): Estrutura e funções da equipa; Relações entre Cuidados de Saúde e com entidades e leigos; Papel dos CSP no diagnóstico precoce e na prevenção secundária; Identificação de fatores de risco e aconselhamento de estilo de vida; Motivos de consulta e referência; Epidemiologia e clínica das doenças comuns em CSP.
Saúde Materna: Diagnóstico e Cuidados de rotina.
Saúde InfantiI: desenvolvimento, prevenção e vigilância; saúde da criança e Proteção.
Saúde da Mulher: Cuidados de rotina; Planeamento familiar; Alterações hormonais na puberdade e na menopausa; Leucorreias e infeções ginecológicas comuns; Problemas urinários, incluindo e incontinência.
Saúde Mental: Rastreio da doença mental; Deteção e tratamento da ansiedade, depressão e insónia; Luto e perda; Comportamentos de adição; Avaliação da ideação suicida.
Cuidados aos idosos: Problemas comuns – locomotores, patológicos, cognitivos, psicossociais, etc.; Papel dos diferentes elementos da equipa de CSP
Esta Residência de 4 semanas implica a disponibilidade presencial dos estudantes,das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas e a disponibilidade intelectual para estudar durante o restante tempo. Por isso se chama Residência. Está estruturada em 2 estágios, cada um com a duração de duas semanas – estágio de MGF e estágio de MGF Académico, ambos em Centros de Saúde / Unidades de Saúde Familiares.
Seminários - 6 horas
Estágios - 45 horas
Orientação Tutorial: 6 horas
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 10,00 |
Estudo autónomo | 90,00 |
Frequência das aulas | 6,00 |
Realização de Estágio | 45,00 |
Trabalho de campo | 6,00 |
Trabalho escrito | 5,00 |
Total: | 162,00 |
Na altura da entrega do registo de prática os estudantes devem obrigatoriamente: Enviar através do Moodle os 6 trabalhos escritos, assim como por e-mail para o Secretariado da UC;
Entregar em papel no Secretariado os formulários de avaliação dos estágios (Registo de Prática) devidamente rubricados.
Os estudantes devem responder no Moodle ao inquérito de auto-avaliação e ao inquérito de avaliação pedagógica da UC disponível no sigarra.
As notas finais atribuídas aos estudantes são unicamente as disponibilizadas pelo Regente no livro de termos, pelo que qualquer classificação que possa vir a ser apresentada no Moodle está sempre sujeita a ajuste e validação do Regente da unidade.
Componentes de avaliação:
1. Avaliação do estágio de MGF:
a) avaliação qualitativa pelo tutor do módulo rural tendo em conta a observação das aptidões e atitudes do estudante, bem como da sua evolução ao longo do período de residência, usando a escala de “A – Bom; B – Suficiente; C – Insuficiente”, reclassificada em A=20 valores; B=14 valores; C=9 valores.
b) Classificação quantitativa dos trabalhos apresentados, numa escala de 0-20 valores, correspondendo à média aritmética da classificação de cada um dos trabalhos.
2. Avaliação do estágio de MGF Académico:
a) Avaliação quantitativa pelo tutor do módulo urbano tendo em conta a observação das aptidões e atitudes do estudante, bem como da sua evolução ao longo do período de residência, numa escala de 0-20 valores
b) Classificação quantitativa dos trabalhos apresentados, numa escala de 0-20 valores, correspondendo à média aritmética da classificação de cada um dos trabalhos.
Os trabalhos serão classificados tendo em conta os seguintes itens:
Cada item é avaliado numa escala de “Muito bom – 4 Bom - 3; Razoável – 2; Insuficiente - 1; Muito insuficiente - 0”. A classificação final será o somatório das classificações parcelares.
Para haver aprovação, o estudante terá de obter uma classificação superior a 9,5 valores em cada uma das componentes de avaliação. A classificação inferior a 9,5 implica a repetição dessa componente.
A classificação final será a média aritmética das 4 componentes de avaliação: 1. a); 1.b); 2.a); 2.b).
Os estudantes poderão proceder à melhoria da classificação pela realização de prova oral de natureza teórica e baseada fundamentalmente em casos da prática clínica, perante um júri a constituir por três docentes da Unidade Curricular.
A classificação desta prova será a classificação final da Unidade Curricular.