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Ginecologia/Obstetrícia (Prática Clínica)

Código: MI631     Sigla: G/O(PC)

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - SP

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ginecologia-Obstetrícia e Pediatria
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 246 Plano Oficial 2021 6 - 6 96 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo geral é a frequência de um estágio clínico profissionalizante em Obstetrícia e Ginecologia.


São objetivos, na área das competências,  o desenvolvimento de qualificações na prática clínica de obstetrícia e ginecologia, que permitam um desempenho adequado no âmbito da atividade assistencial indiferenciada.

Serão privilegiadas as áreas da prevenção, do rastreio e do diagnóstico e terapêutica das patologias mais frequentes, incluindo situações de urgência e emergência ginecológicas e obstétricas.




Resultados de aprendizagem e competências

 

Pretende-se que, no final deste estágio, a integração dos conhecimentos teóricos na prática clínica do âmbito da obstetrícia e ginecologia, imprescindíveis à formação básica e que serão úteis no futuro em qualquer área de diferenciação.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)


  • Conhecimentos teóricos lecionados na UC 5ºano Ginecologia e Obstetrícia

  • Competências técnicas lecionados em aulas de simulação na UC 5ºano Ginecologia e Obstetrícia

Programa


  • Planeamento familiar;

  • infeções genitais;

  • ginecologia preventiva – rastreios;

  • climatério - terapêutica hormonal da menopausa;

  • patologia ginecológica mais prevalente: hemorrágica, uroginecológica, ligada a infertilidade; tumoral benigna e maligna;

  • urgências ginecológicas;

  • consulta de pré-conceção

  • estratificação do risco obstétrico;

  • vigilância pré-natal na gestação de baixo risco;

  • rastreio e diagnóstico pré-natal;

  • assistência ao parto e puerpério;

  • complicações obstétricas.

Bibliografia Obrigatória

Beckmann CRB, Ling F, Smith RP, Barzansky BM, Herbert WNP and Laube DW ; Obstetrics and Gynecology. , Lippincott Williams & Wilkins (6th edition), 2010 , 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Quatro semanas de estágio clínico tutorizado nos serviços de Ginecologia e Obstetrícia de:

  • Hospital nuclear: Hospital de São João (Prof.ª Antónia Costa)
  • Hospitais afiliados:
- Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia /Espinho – Vila Nova Gaia (Dra. Graça Ramalho)
- Hospital de Pedro Hispano- Matosinhos (Dr. Pedro Tiago Silva)
- Hospital Padre Américo - Penafiel (Dra. Olímpia Carmo)
- Hospital S. Sebastião – Santa Maria da Feira (Dra. Teresa Teles)
- Instituto Português de Oncologia do Porto (Dra. Mariana Rei)
- Centro Hospitalar de Póvoa de Varzim / Vila do Conde (Dra. Adelaide Cubal)
- Centro Hospitalar de Tondela - Viseu (Dr. Nuno Nogueira Martins)
- Centro Hospitalar de Trás-os-Monter e Alto Douro-Vila Real (Dr. Osvaldo Moutinho)
- Centro Hospitalar do Médio Ave - Famalicão (Dr. António Vilaça)
- Hospital de Ponta Delgada - Açores (Dr. Carlos Ponte)
- Hospital do Funchal - Madeira (Dra. Cláudia Freitas)
- Hospital de Santa Luzia - Viana do Castelo (Dra. Paula Pinheiro)
- Hospital de Bragança (Dra. Joaquina Baltazar)
- Hospital Privado Lusíadas - Porto (Dr. Joaquim Gonçalves)

 

Atividade hospitalar supervisionada por 1/2 tutores:
       
       Carga horária:  
A carga horária da UC para a duração total de cada bloco é de 96h, distribuida por 4 semanas, que inclui as sessões clínicas e contacto clínico com doentes/atividade hospitalar tutorizada (esta atividade hospitalar deverá ser distribuída por 20h semanais e incluir 8h de Urgência da Especialidade, caso a Instituição tenha Serviço de Urgência organizado). O tutor poderá flexibilizar o horário de docência, adequando ao seu horário de atividade assistencial.

 
  É fornecida a cada aluno:

  • folha de avaliação do tutor
  • folha de atos ginecológicos e obstétricos
  • folha de avaliação da UC

A folha de avaliação do tutor e a folha de atos deverão ser preenchidas pelo tutor e entregues ao Coordenador Pedagógico, no final do estágio, que as enviará ao Secretariado da UC, via correio eletrónico. A folha de avaliação da UC deverá ser enviada pelo estudante, no final do estágio, ao Secretariado da UC, via correio eletrónico ou entregue presencialmente (Piso 4).
 

Sessões Clínicas:
Haverá sessões de discussão de casos clínicos, com duração média de 90 minutos, via ZOOM (hora e locar a anunciar no início do bloco). Estas sessões prevalecem sobre a atividade clínica. Nestas sessões os estudantes apresentarão e discutirão 2 casos clínicos - preferencialmente um de Ginecologia e um de Obstetrícia (na totalidade do bloco) que irão adquirir na instituição que vão frequentar (preferencialmente abrangendo os temas da PNA).


Em caso de faltas às sessões clínicas, só é permitido compensação quando a referida justificação é aceite pela Unidade de Gestão Académica.


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 16,00
Realização de Estágio 80,00
Estudo autónomo 66,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência


≥ 75% de presença no bloco.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação de desempenho durante a disciplina é feita tendo em consideração a informação dada pelos médicos tutores, o preenchimento da folha de atos ginecológicos e obstétricos e a apresentação e discussão dos casos clínicos.

  • Informação dada pelos médicos tutores (máximo 10 valores) incluem parâmetros de avaliação referentes a assiduidade, pontualidade, capacidade de execução técnica, comunicação/relações humanas no trabalho/atitude profissional e integração de conhecimentos clínicos. A avaliação para cada parâmetro inclui: 0 – prestação nula,;1 – prestação inferior a 50%; 2 – prestação entre 50 a 75% do tempo de estágio; 3 - prestação entre 75 e 100% do tempo de estágio e 4 – prestação 100%. Quando existam dois tutores pontua a média das informações dos dois tutores.
  • Preenchimento da folha de atos ginecológicos e obstétricos (nº=20) participados/observados durante a permanência nos serviços clínicos (máximo 2 valores - no caso de assiduidade de 100% mesmo que o aluno não totalize todos os atos ginecológicos e obstétricos será atribuída a pontuação máxima) pelo aluno e corroborado pelo tutor.
  • Apresentação e discussão dos casos clínicos. Durante as sessões de casos clínicos todos os alunos têm a possibilidade de apresentar e discutir 2 casos clínicos com que contactaram. A apresentação do caso clínico deverá ser sob a forma verbal, sem suporte audiovisual, em formato de resumo de história clínica.  O resumo deverá incluir os dados positivos e negativos relevantes da anamnese (antecedentes e fatores de risco relevantes, história da doença atual sumária de relevo), exame objetivo e exames complementares, finalizando com lista de problemas ativos e plano terapêutico proposto para a doente (segundo modelo de apresentação de casos clínicos em reuniões de serviço hospitalares matinais diárias). A apresentação e discussão são avaliadas pelo docente presente na sessão, sendo os critérios de avaliação:

    1 – Formato do resumo clínico (Linguagem médica/nomenclatura, Capacidade de síntese, Estruturação do resumo clínico) – 1 valor;

    2 – Resumo clínico (Antecedentes/fatores de risco, Problema ativo ginecológico/obstétrico em análise, História da doença atual-subjetivo, Exame objetivo, Avaliação e justificação de exames auxiliares de diagnóstico) – 2 valores;

    3 – Discussão clínica (Lista de problemas médicos ativos, Plano terapêutico, Integração de conhecimentos) – 1 valor.

    (máximo de 8 valores, 4 valores para cada caso clínico).


Classificação final (1 a 20 valores com arredondamento à unidade)= (avaliação pelo tutorx10)/20 + avaliação das sessões de casos clínicos + folha de atos.


Provas e trabalhos especiais

não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Questionário de satisfação (anónimo) do estudante específico da UC:

- após preenchimento o estudante deverá enviar ao secretariado da UC (Piso 4), via correio eletrónico ou entregar presencialmente.

Melhoria de classificação

A avaliação de conhecimentos é opcional.

A melhoria de nota, quando solicitada pelo aluno, no final do ano letivo, será agendada para o período previsto pela FMUP. Estarão presentes, o regente ou seu substituto e um docente da UC. Será atribuída uma doente do internamento de Ginecologia ou Obstetrícia.

O aluno terá o período de uma manhã para realizar a anamnese e consultar o respetivo processo clínico. A prova de melhoria de nota será realizada sob a forma de apresentação e discussão oral, sem suporte audiovisual do respectivo caso clínico atribuído, com uma duração aproximada de 90 minutos.

Os critérios de avaliação de melhoria de nota são:

1.Formato do Resumo Clínico (5 valores máximo):

  • Linguagem médica / nomenclatura
  • Capacidade de Síntese
  • Estruturação do resumo clínico
2.Resumo Clínico (9 valores máximo):
  • Antecedentes/factores de risco
  • Motivo
  • História da doença atual – Subjetivo
  • Exame objetivo
  • Avaliação – Justificação / Avaliação de exames auxiliares de diagnóstico
3.Discussão Clínica (6 valores máximo):
  • Lista de problemas
  • Plano terapêutico
  • Integração de conhecimentos


A classificação final será o resultado da nota mais elevada (melhoria de nota ou nota final do bloco).

Observações

BIBLIOGRAFIA: disponível para consulta no secretariado da Unidade de Ginecologia e Obstetrícia da FMUP, situado no piso 4.

Básica:

 Beckmann CRB, Ling F, Smith RP, Barzansky BM, Herbert WNP and Laube DW (Eds). Obstetrics and Gynecology. Lippincott Williams & Wilkins, (8ª edição), 2018;
Margarida F. Dias. Lições de Ginecologia. Imprensa da Universidade de Coimbra (1ª edição). Link - Obra em acesso aberto PDF & EPUB: http://monographs.uc.pt/iuc/catalog/book/6;
 Graça LM. Medicina Materno-Fetal (5ª edição). Lidel, 2017;
 Plataforma eletrónica: www.alert-student. Lista de problemas clínicos da área de Ginecologia e Obstetrícia;
Plataforma eletronica: www.uptodate.com;
Joaquim Neves. Obstetrícia Fundamental. Lidel (2020);
Joaquim Neves. Ginecologia Fundamental. Lidel (2020).

Avançada:
 Cunningham FG, Leveno KJ. Williams Obstetrics. McGraw-Hill, (25th edition), 2018.
 Berek JS et al. Novak's Gynecology. Lippincott, Williams& Wilkins, (16th edition), 2019. 


Consensos de Ginecologia: www.spginecologia.pt 
Consenso Nacional Cancro Ginecológico (2020);
Consenso Nacional sobre Uroginecologia (2021);
Consenso Nacional sobre Hemorragias Uterinas Anormais (2018);
Consenso Nacional sobre Vacinas Contra HPV (2017);
Consenso Nacional sobre Menopausa (2021);
Miomas Uterinos (2017);
Consenso sobre Endometriose (2015)
Consenso sobre Infeção por HPV e Neoplasia Intraepitelial do Colo, Vulva e Vagina (2014);
Revisão dos consensos em Infeções Vulvovaginais (2012);
Consenso sobre Contraceção (2020);
Consenso Nacional sobre vacina contra HPV (2017)
 
  


Manuais de Obstetrícia
 Diogo Ayres-de-Campos, Isabel Santos Silva, Fernando Jorge Costa. Emergências Obstétricas. Lidel, Lisboa, 2011.
 
 Montenegro N, Rodrigues T, Ramalho C, Ayres-de-Campos D. Protocolos de Medicina Materno-Fetal. LIDEL, Lisboa, 3ªedição, 2014.

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