Doenças Oncológicas e Hematológicas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIMED |
107 |
Plano Oficial 2021 |
5 |
- |
5,5 |
52 |
148,5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Praticar a colheita da história clínica e exame objectivo, com especial incidência em patologia hematológica (ensino teórico e prático de semiologia clínica e laboratorial do sistema hematopoiético); Reconhecer e orientar o diagnóstico da patologia hematológica mais frequente; Possibilitar aos estudantes o contacto com patologia hematooncológica (leucemias agudas e crónicas, síndromes mielodisplásicas e neoplasias mieloproliferativas, linfomas de Hodgkin e não-Hodgkin, mieloma múltiplo, etc) e com princípios fundamentais da quimioterapia citotóxica e do apoio médico e psicológico ao doente neoplásico; Aprender a interpretar o hemograma e alguns exames hematológicos básicos; Reconhecer e investigar as manifestações hematológicas de doenças sistémicas; Conhecer as bases da transfusão sanguínea, suas indicações e potenciais problemas. Conhecer as bases da transplantação hematopoiética.
Abordagem do doente com tumor sólido. Contacto com doentes com vários tipos de tumor. Discussão de doentes com carcinoma da mama, carcinoma do cólon e recto, carcinoma ginecológico, carcinoma uro-genital, carcinoma esófago-gástrico, tumores do sistema nervoso central e tumores da cabeça e pescoço.
Noções sobre quimioterapia oncológica e sobre agentes biológicos e terapêuticas alvo.
Discussão anátomo-clínica de casos de leucemias e linfomas e de tumores sólidos.
Resultados de aprendizagem e competências
No fim do período de ensino da disciplina o estudante deverá saber:
1) Reconhecer e orientar o diagnóstico da patologia hematológica mais frequente, referenciando a especialistas da área se os meios diagnósticos e/ou terapêuticos necessários excederem a sua capacidade no momento;
2) Reconhecer e orientar o diagnóstico da patologia oncológica mais frequente, referenciando a especialistas da área se os meios diagnósticos e/ou terapêuticos necessários excederem a sua capacidade no momento;
3) Aprender a interpretar o hemograma e alguns exames hematológicos básicos;
4) Reconhecer e investigar as manifestações hematológicas de doenças sistémicas;
5) Reconhecer o que está envolvido no cuidado aos doentes oncológicos, desde a participação das más notícias até aos cuidados terminais;
6) Familiarizar-se com princípios fundamentais da quimioterapia citotóxica e do apoio médico e psicológico ao doente neoplásico;
7) Conhecer as bases da transfusão sanguínea, suas indicações e potenciais problemas;
8) Conhecer as bases da transplantação hematopoiética.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Além da componente de ciência biomédica básica, os alunos devem saber colher a história clínica e interrogar o doente de forma detalhada e exaustiva bem como praticar o exame físico completo e profundo, abordando o paciente com humanidade, compaixão e simpatia e respeitando os seus direitos e bem estar. É absolutamente essencial que tenham desenvolvido esta competência, de modo a que possam abordar o doente de forma regular, sistematizada, estruturada, metódica e organizada.
Programa
Revisão de noções básicas sobre fisiopatologia do sistema hematopoiético; Semiologia da anemia e da hemólise; Anemias hiporregenerativas e pancitopenia; Anemias hemolíticas; Semiologia laboratorial (alterações do hemograma e outros testes necessários ao diagnóstico hematológico); semiologia das adenomegalias e da esplenomegalia; Leucemogénese e leucemias agudas; Outras neoplasias hematológicas (neoplasias mieloproliferativas e síndromes mielodisplásicas, síndromes linfoproliferativos e discrasias plasmocelulares); O doente oncológico; O doente terminal (Cuidados Paliativos); Semiologia da hemostase; trombocitopenias e trombocitopatias; Coagulopatias congénitas e adquiridas; Trombofilia; Transfusão sanguínea. Transplantação de células estaminais hematopoiéticas
Introdução ao doente oncológico com tumor sólido. Carcinoma da mama. Carcinoma do cólon e recto. Carcinoma ginecológico. Carcinoma uro-genital. Carcinoma esófago-gástrico. Tumores do sistema nervoso central. Tumores da cabeça e pescoç.
Noções sobre quimioterapia oncológica e sobre agentes biológicos e terapêuticas alvo.
Discussão anátomo-clínica de casos de leucemias e linfomas e de tumores sólidos.
Bibliografia Obrigatória
Kasper, Fauci, Hauser, Longo, Jameson, Loscalzo; Harrison's Manual of Medicine
Bibliografia Complementar
A. Victor Hoffbrand; Hoffbrand's Essential Haematology
Provan, Baglin, Dokal, de Vos; Oxford Handbook of Clinical Haematology
Rodgers, Young; The Bethesda Handbook of Clinical Hematology
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas.
Seminários com discussão de casos clínicos.
Aulas práticas (2 horas) com:
a) observação de doentes internados com patologia hemato-oncológica e transplante de células estaminais hematopoiéticas;
b) observação de doentes com vários tipos de tumor sólido em regime de consulta;
c) interpretação do hemograma, estudo da coagulação e proteinograma;
d) semiologia das adenomegalias e da esplenomegalia e sua avaliação prática;
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
105,00 |
Frequência das aulas |
57,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência obrigatória das aulas práticas e seminários.
Fórmula de cálculo da classificação final
Teste com 50 perguntas (28 de Hematologia Clínica + 17 de Oncologia Médica + 5 de Anatomia Patológica Especial) de escolha múltipla (5 opções, só uma delas certa) - peso de 100% na classificação final.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes de contingentes especiais (TE, DA, ...) que não tenham frequência de um mínimo de 75% das aulas práticas e seminários terão de obter aprovação num exame prático anterior ao exame final escrito, em data a combinar com a regência.