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Ginecologia/Obstetrícia

Código: MI531     Sigla: G/O

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fmup/conteudos_geral.conteudos_ver?pct_pag_id=1639&pct_parametros=p_ano_lectivo=2006/2007-y-p_cad_codigo=528-y-p_periodo=A
Unidade Responsável: Departamento de Ginecologia-Obstetrícia e Pediatria
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 132 Plano Oficial 2021 5 - 8 76 216

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Habilitação do estudante com a teoria e com a prática, necessárias ao estágio clínico do 6º ano, ao exame de acesso ao Internato Médico e à aprendizagem contínua.

Resultados de aprendizagem e competências

Aprendizagem e competência na elaboração de histórias clínicas, realização do exame físico em Ginecologia e Obstetrícia, planeamento familiar, assistência básica ao parto, rastreio diagnóstico e tratamento das principais patologias Ginecológicas e Obstétricas

Modo de trabalho

Presencial

Programa

No domínio dos conhecimentos: Aprendizagem da teoria Ginecológica e Obstétrica. No domínio das aptidões: Desenvolvimento das capacidades de auto-aprendizagem, de manuseamento do material de uso corrente em Ginecologia-Obstetrícia, de realização do exame ginecológico e obstétrico no manequim, de familiarização com exames complementares, tais como a ultrassonografia, histerosalpingografia, colposcopia, histeroscopia e a cardiotocografia e de colheita de histórias clínicas, desenvolvendo a capacidade de ouvir, perguntar e organizar a informação, designadamente no que respeita ao diagnóstico diferencial. No domínio das atitudes: Desenvolvimento de visão holística do paciente em ginecologia-obstetrícia, de respeito pela diversidade científica, técnica, e cultural e pela vida em todas as fases, pré e pós-natal; desenvolvimento de profissionalismo, de capacidade de integração em equipas de trabalho e de interesse pela formação continuada e investigação.

Bibliografia Obrigatória

Beckmann CRB, et al.; Obstetrics and Gynecology. Beckmann CRB, et al. (Eds). Lippincott Williams & Wilkins 2013. (7th edition), Lippincott Williams & Wilkins , 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino-aprendizagem em regime semestral. Nas primeiras semanas: sessões iconográficas, sessões de ensino-aprendizagem com simuladores e sessões de apresentação de vídeos pelos estudantes, com avaliação contínua formativa. Nas últimas semanas: iniciação à clínica ginecológica e obstétrica em regime hospitalar, com avaliação contínua formativa. Seminários interdisciplinares com Anatomia-Patológica, Terapêutica e Imagiologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Participação presencial 10,00
Teste 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 38,00
Realização de Estágio 38,00
Estudo autónomo 140,00
Total: 216,00

Obtenção de frequência

Avaliação Contínua de Simulação: Preenchimento diário pelo docente de folha com manobras básicas com simuladores (1 valor).
Avaliação Contínua Clínica: Preenchimento diário pelo docente de folha com intervenções básicas nos diversos sectores hospitalares(1 valor).
A frequência é atribuída mediante o cumprimento de 50% dos requisitos anteriores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação Final = Apresentação de casos-problema/testes-seminário (1 valor) + Avaliação Contínua de Simulação (1 valor) + Avaliação Final de Simulação (2 valores) + Avaliação Iconográfica (1 valor) + Avaliação Contínua Clínica (1 valor) + Passagem de 1 Caso Clínico, sorteado entre Ginecologia ou Obstetrícia (2 valores) + Avaliação Teórica Final (12 valores=40x0,25+2).

Provas e trabalhos especiais

Cada componente de avaliação obedece a uma grelha específica disponível no Sigarra-FMUP.

Competência deontológica: avaliação não quantitativa, diária, eliminatória (apto ou inapto).

Apresentação de casos-problema: apresentação de uma vinheta clínica, previamente distribuida, com 5 opções de resposta, com as seguintes componentes: introdução ao tema, apresentação da vinheta, resposta por tele-voto da assistência, justificação da resposta mais certa e das menos certas ou erradas (1 valor)

Avaliação contínua incluindo assiduidade a 3 módulos de simulação:
Preenchimento pelo docente de folha com manobras básicas com simuladores (1 valor). Nota mínima: 0,33 (1 em 3 módulos) valores.

OSCE com avaliação final de simulação: resolução de um caso simulado de Ginecologia ou de Obstetrícia (2 valores) e avaliação iconográfica: resolução de dois caso-vídeo de Ginecologia e Obstetrícia (1 valor).

Avaliação contínua clínica: Validação pelo docente de folha de35 sessões clínicas (Consulta-Ginecologia, Consulta-Obstetrícia, internamento-Ginecologia, Internamento-Obstetrícia, Urgência. Inclui a colheita de duas histórias-resumo de Ginecologia + duas de obstetrícia   (1 valor). Nota mínima: 0,33 valores.

Passagem de Casos Clínicos: apresentação sumária de um caso clínico sorteado entre Ginecologia ou Obstetrícia - “passagem de caso” (2 valores).

Teste escrito: teste com 40 perguntas de escolha múltipla com uma escolha mais certa (casos clínicos resumidos) + 2 perguntas de resposta rápida por extenso (10+2=12 valores). Sem descontos. Duração 80 minutos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Todos os estudantes, incluindo aqueles com estatuto especial, terão de realizar pelo menos 50% das tarefas presenciais (simulação e rotações clínicas) para terem frequência. Todos os estudantes, incluindo aqueles com estatuto especial, serão avaliados da mesma forma, isto é, com realização de teste escrito e provas práticas, de iconografia, simulação, apresentação de casos, em seminário e em reuniões clínicas. As datas das frequências e das provas poderão ter de ser ajustadas, ao abrigo da legislação e regulamentos em vigor, quando for impossível cumprir o calendário normal.

Melhoria de classificação

Nos termos do Regulamento Pedagógico, com excepção dos módulos (obrigatórios) de avaliação de assiduidade, no final do semestre, será possível recurso/revisão de provas de classificação dos módulos classificativos (práticos e teóricos), que não tenham incluído júris com pelo menos dois docentes, nos casos julgados procedentes, após pedido de revisão escrito dirigido ao regente, separadamente ou em conjuntos, contando para o resultado final todos os módulos selecionados para revisão. Os recursos  terão sempre júris com pelo menos dois docentes.

Aplicam-se principios semelhantes aos pedidos de melhoria de classificação a realizar em época subsequente, mediante inscrição nos Serviços Académicos, de acordo com o Regulamento Pedagógico. Poderá repetir-se qualquer módulo de avaliação, prático ou teórico (com excepção dos relacionados com a assiduidade obrigatória) separadamente ou em conjuntos, contando para o resultado final todos os módulos selecionados para revisão. Os recursos  terão sempre júris com pelo menos dois docentes.

Não esquecer as formalidades obrigatórias com os serviços administrativos.

Observações

Bibliografia:
Obstetrics and Gynecology. Beckmann CRB, et al. (Eds). Lippincott Williams & Wilkins 2018. (8th edition). Custo aproximado 40 euros.
Plataforma AMBOSS
Outros Manuais
Curso de Obstetrícia. Mendes ML (Ed). Livraria Almedina. Coimbra 1993. Medicina Materno-Fetal. Graça LM (Ed). Lidel. Lisboa 2017. Manual de Ginecologia. Carlos Freire de Oliveira. Permanyer Portugal 2010.
Tratados
Williams Obstetrics Cunningham FG, e tal (Eds). Appleton & Lange. New York 2009. Berek & Novak's Gynecology Berek JS (Ed). Lippincott, Williams & Wilkins 2006.
Outra documentação
Normas da Direcção Geral de Saúde. Outros protocolos ou textos disponibilizados.

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