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Ginecologia/Obstetrícia

Código: MI531     Sigla: G/O

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fmup/conteudos_geral.conteudos_ver?pct_pag_id=1639&pct_parametros=p_ano_lectivo=2006/2007-y-p_cad_codigo=528-y-p_periodo=A
Unidade Responsável: Departamento de Ginecologia-Obstetrícia e Pediatria
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 133 Plano Oficial 2021 5 - 8 76 216

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Francisco Montenegro de Andrade Lima Bernardes Regente
Ana Reynolds Magalhães Abreu Coutinho Castro Saraiva Regente

Docência - Horas

Teórica: 0,36
Teorico-Prática: 2,14
Seminário: 0,21
Estágio: 2,71
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 2 0,714
João Francisco Montenegro de Andrade Lima Bernardes 0,428
Ana Reynolds Magalhães Abreu Coutinho Castro Saraiva 0,286
Teorico-Prática Totais 4 8,572
Joana Patricia R. Felix Peixoto Almeida 0,10
Mariana Hehn Pinto Da Silva Pinto Guimarães 0,10
Inês Cristina Ferreira Martins Sarmento Gonçalves 0,10
Maria Teresa da Quinta e Costa de Mascarenhas Saraiva 0,10
Ana Reynolds Magalhães Abreu Coutinho Castro Saraiva 5,021
Amélia Assunção Beira Ricon Ferraz 2,75
Margarida Suzel Lopes Martinho 0,10
Maria Manuela Oliveira da Silva 0,10
Ana Margarida Antunes Póvoa Ferreira 0,10
Ana Rosa Machado da Costa 0,10
Seminário Totais 8 1,712
Elsa Maria Pereira da Fonseca 0,171
Raquel Vilar Portugal 0,149
Maria Leonor Martins Soares David 0,315
José Manuel Pedrosa Baptista Lopes 0,221
Estágio Totais 32 86,848
Sandra Cristina Rocha Lima Silva Soares 1,00
António Álvaro Pereira De Pinho 2,00
Amélia Assunção Beira Ricon Ferraz 1,25
Ana Reynolds Magalhães Abreu Coutinho Castro Saraiva 2,00
Maria Manuela Oliveira da Silva 0,90
Paula Cristina da Silva Nogueira 2,00
Inês Cristina Ferreira Martins Sarmento Gonçalves 0,90
Marina Maria da Silva Moucho 1,00
Sónia Maria Nascimento Oliveira Sousa 1,00
Ana Rita Mendonça Gonçalves Marques Figueiredo 1,00
Maria Teresa da Quinta e Costa de Mascarenhas Saraiva 3,90
Ana Rosa Machado da Costa 3,40
Ana Sofia da Silva Fernandes 1,00
João Francisco Montenegro de Andrade Lima Bernardes 3,979
Pedro Miguel Benzinho Silva Vieira Baptista 2,00
Cristina Maria Chiote Ferreira Gamboa 1,00
Susana Mafalda de Oliveira Maia 2,00
Mariana Hehn Pinto Da Silva Pinto Guimarães 5,50
Ana Margarida Antunes Póvoa Ferreira 3,90
Margarida Suzel Lopes Martinho 5,50
Teresa Isabel Costa Silva Castro 1,00
Ana Paula da Cunha Machado 1,00
Elsa Carla Macedo Calado Albano 1,00
Joana Patricia R. Felix Peixoto Almeida 1,90

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Habilitação do estudante com a teoria e com a prática, necessárias ao estágio clínico do 6º ano, ao exame de acesso ao Internato Médico e à aprendizagem contínua.

Resultados de aprendizagem e competências

Aprendizagem e competência na elaboração de histórias clínicas, realização do exame físico em Ginecologia e Obstetrícia, planeamento familiar, assistência básica ao parto, rastreio diagnóstico e tratamento das principais patologias Ginecológicas e Obstétricas

Modo de trabalho

Presencial

Programa

No domínio dos conhecimentos: Aprendizagem da teoria Ginecológica e Obstétrica. No domínio das aptidões: Desenvolvimento das capacidades de auto-aprendizagem, de manuseamento do material de uso corrente em Ginecologia-Obstetrícia, de realização do exame ginecológico e obstétrico no manequim, de familiarização com exames complementares, tais como a ultrassonografia, histerosalpingografia, colposcopia, histeroscopia e a cardiotocografia e de colheita de histórias clínicas, desenvolvendo a capacidade de ouvir, perguntar e organizar a informação, designadamente no que respeita ao diagnóstico diferencial. No domínio das atitudes: Desenvolvimento de visão holística do paciente em ginecologia-obstetrícia, de respeito pela diversidade científica, técnica, e cultural e pela vida em todas as fases, pré e pós-natal; desenvolvimento de profissionalismo, de capacidade de integração em equipas de trabalho e de interesse pela formação continuada e investigação.

Bibliografia Obrigatória

Beckmann CRB, et al.; Obstetrics and Gynecology. Beckmann CRB, et al. (Eds). Lippincott Williams & Wilkins 2013. (7th edition), Lippincott Williams & Wilkins , 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino-aprendizagem em regime semestral. Nas primeiras semanas: sessões iconográficas, sessões de ensino-aprendizagem com simuladores e sessões de apresentação de vídeos pelos estudantes, com avaliação contínua formativa. Nas últimas semanas: iniciação à clínica ginecológica e obstétrica em regime hospitalar, com avaliação contínua formativa. Seminários interdisciplinares com Anatomia-Patológica, Terapêutica e Imagiologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Participação presencial 10,00
Teste 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 38,00
Realização de Estágio 38,00
Estudo autónomo 140,00
Total: 216,00

Obtenção de frequência

Avaliação Contínua de Simulação: Preenchimento diário pelo docente de folha com manobras básicas com simuladores (1 valor).
Avaliação Contínua Clínica: Preenchimento diário pelo docente de folha com intervenções básicas nos diversos sectores hospitalares(1 valor).
A frequência é atribuída mediante o cumprimento de 50% dos requisitos anteriores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação Final = Apresentação de casos-problema/testes-seminário (1 valor) + Avaliação Contínua de Simulação (1 valor) + Avaliação Final de Simulação (2 valores) + Avaliação Iconográfica (1 valor) + Avaliação Contínua Clínica (1 valor) + Passagem de 1 Caso Clínico, sorteado entre Ginecologia ou Obstetrícia (2 valores) + Avaliação Teórica Final (12 valores=40x0,25+2).

Provas e trabalhos especiais

Cada componente de avaliação obedece a uma grelha específica disponível no Sigarra-FMUP.

Competência deontológica: avaliação não quantitativa, diária, eliminatória (apto ou inapto).

Apresentação de casos-problema: apresentação de uma vinheta clínica, previamente distribuida, com 5 opções de resposta, com as seguintes componentes: introdução ao tema, apresentação da vinheta, resposta por tele-voto da assistência, justificação da resposta mais certa e das menos certas ou erradas (1 valor)

Avaliação contínua incluindo assiduidade a 3 módulos de simulação:
Preenchimento pelo docente de folha com manobras básicas com simuladores (1 valor). Nota mínima: 0,33 (1 em 3 módulos) valores.

OSCE com avaliação final de simulação: resolução de um caso simulado de Ginecologia ou de Obstetrícia (2 valores) e avaliação iconográfica: resolução de dois caso-vídeo de Ginecologia e Obstetrícia (1 valor).

Avaliação contínua clínica: Validação pelo docente de folha de35 sessões clínicas (Consulta-Ginecologia, Consulta-Obstetrícia, internamento-Ginecologia, Internamento-Obstetrícia, Urgência. Inclui a colheita de duas histórias-resumo de Ginecologia + duas de obstetrícia   (1 valor). Nota mínima: 0,33 valores.

Passagem de Casos Clínicos: apresentação sumária de um caso clínico sorteado entre Ginecologia ou Obstetrícia - “passagem de caso” (2 valores).

Teste escrito: teste com 40 perguntas de escolha múltipla com uma escolha mais certa (casos clínicos resumidos) + 2 perguntas de resposta rápida por extenso (10+2=12 valores). Sem descontos. Duração 80 minutos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Todos os estudantes, incluindo aqueles com estatuto especial, terão de realizar pelo menos 50% das tarefas presenciais (simulação e rotações clínicas) para terem frequência. Todos os estudantes, incluindo aqueles com estatuto especial, serão avaliados da mesma forma, isto é, com realização de teste escrito e provas práticas, de iconografia, simulação, apresentação de casos, em seminário e em reuniões clínicas. As datas das frequências e das provas poderão ter de ser ajustadas, ao abrigo da legislação e regulamentos em vigor, quando for impossível cumprir o calendário normal.

Melhoria de classificação

Nos termos do Regulamento Pedagógico, com excepção dos módulos (obrigatórios) de avaliação de assiduidade, no final do semestre, será possível recurso/revisão de provas de classificação dos módulos classificativos (práticos e teóricos), que não tenham incluído júris com pelo menos dois docentes, nos casos julgados procedentes, após pedido de revisão escrito dirigido ao regente, separadamente ou em conjuntos, contando para o resultado final todos os módulos selecionados para revisão. Os recursos  terão sempre júris com pelo menos dois docentes.

Aplicam-se principios semelhantes aos pedidos de melhoria de classificação a realizar em época subsequente, mediante inscrição nos Serviços Académicos, de acordo com o Regulamento Pedagógico. Poderá repetir-se qualquer módulo de avaliação, prático ou teórico (com excepção dos relacionados com a assiduidade obrigatória) separadamente ou em conjuntos, contando para o resultado final todos os módulos selecionados para revisão. Os recursos  terão sempre júris com pelo menos dois docentes.

Não esquecer as formalidades obrigatórias com os serviços administrativos.

Observações

Bibliografia:
Obstetrics and Gynecology. Beckmann CRB, et al. (Eds). Lippincott Williams & Wilkins 2018. (8th edition). Custo aproximado 40 euros.
Plataforma AMBOSS
Outros Manuais
Curso de Obstetrícia. Mendes ML (Ed). Livraria Almedina. Coimbra 1993. Medicina Materno-Fetal. Graça LM (Ed). Lidel. Lisboa 2017. Manual de Ginecologia. Carlos Freire de Oliveira. Permanyer Portugal 2010.
Tratados
Williams Obstetrics Cunningham FG, e tal (Eds). Appleton & Lange. New York 2009. Berek & Novak's Gynecology Berek JS (Ed). Lippincott, Williams & Wilkins 2006.
Outra documentação
Normas da Direcção Geral de Saúde. Outros protocolos ou textos disponibilizados.

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