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Doenças Endócrinas, Nutrição e Metabolismo

Código: MI434     Sigla: DENM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 135 Plano Oficial 2021 4 - 5 47 135

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Objetivo Geral: Adquirir competências no dominio da teoria e da prática clínica (aptidões) sobre patologia endócrina, metabólica e nutricional.
Objetivos Específicos: Identificar os mecanismos subjacentes às doenças endócrinas, metabólicas e nutricionais mais frequentes.
Desenvolver as perícias na colheita, registo e transmissão da informação clinica (História clínica e do exame físico das doenças endócrinas, metabólicas e nutricionais).
Usar a informação obtida de modo a elaborar uma lista de problemas e propor a investigação que permita diferenciar os principais diagnósticos e resolver as dúvidas persistentes pelo uso racional dos meios complementares de diagnóstico (estratégia de diagnóstico).
Adquirir um núcleo de conhecimentos teóricos que lhe permita a resolução das mais frequentes situações endócrino, metabólicas e nutricionais (resolução de problemas clínicos).
construir uma estratégia terapêutica com recurso a todos os meios disponiveis, desde os não farmacológicos, como a modificação de estilo de vida, aos fármacos, à cirurgia e aos outros meios complementares de terapêutica e, estar habilitado a procurar informação para tomar decisões.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos e respetivas metodologias de ensino permitirão aos alunos uma adequada preparação no que se refere aos objetivos de aprendizagem propostos.

Os métodos de avaliação procurarão determinar se os objetivos de aprendizagem foram alcançados e, por isso, incluirão uma vertente de avaliação de conhecimentos, uma avaliação de gestos e atitudes integrada numa componente prática complementar.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Os estudantes devem ser capazes de estabelecer um diálogo com o doente, obter a história clínica, realizar o exame físico e, discutir o diagnostico diferencial.
Os estudantes devem ter conhecimento de quais os possíveis meios de diagnóstico complemantar a usar: exames laboratoriais, de imagem, e outros exames complementares de diagnóstico

Programa


Temas Introdutórios: duração de 45 minutos; Método - Exposição.
1. Semiologia clínica e laboratorial das doenças endócrinas: 
2. Doenças da hipófise (Acromegalia, Doença de Cushing, Prolactinoma, Adenoma não funcionante, Diabetes insípida);
3. Obesidade e tratamento médico (nutrição, atividade física e tratamento farmacológico);
4. Tratamento cirúrgico da obesidade; cirurgia metabólica;
5. Diabetes mellitus: Diagnóstico, classificação e tipos de diabetes;
6. Complicações tardias da Diabetes (Neuropatia, Nefropatia, Retinopatia diabética e complicações cardiovasculares);
7. Hipertensãode causa endócrina;
8. Aterosclerose e dislipidemia;
9. Disfunção tiroideia;
10. Patologia nodular da tiroide;
11. Cirurgia no tratamento das doenças  da tiróide;
12. Disfunção gonadal (Hipogonadismo masculino, feminino e disfunção eréctil);
13. Doenças da suprarrenal (Doença de Addison, Hiperplasia Suprarrenal Congénita);
14. Cirurgia no tratamento das doenças da suprarrenal;
15. Distúrbios do metabolismo fosfo-cálcico (Hipercalcemia, Hipocalcemia, Doenças  ósseas metabólicas);
16. Cirurgia no tratamento das doenças das paratiroides;
17. Pâncreas e tumores neuroendócrinos (NET's); tratamento cirúrgico; 
18. Alimentação: princípios gerais;
19. Avaliação do estado nutricional;
20. Nutrição e alimentação do doente diabético e dislipidémico;


Seminários de discussão de Casos clínicos (10): 


Duração 90 minutos. Método - casos clínicos:  apresentação e discussão.



  1. Tumores da Hipófise. Faculdade: Endocrinologia;

  2. Obesidade: da prevenção à terapêutica. Faculdade: Endocrinologia, Cirurgia;

  3. Obesidade mórbida: tratamento cirúrgico e endoscópico. Faculdade: Cirurgia, Endocrinologia;

  4. Diabetes: Insulinoterapia e autovigilância glicémica. Faculdade: Endocrinologia;

  5. Diabetes: Complicações agudas. Faculdade: Endocrinologia;

  6. Doença Cardiovascular em doente diabético. Faculdade: Endocrinologia;

  7. Hipercalcemia. Faculdade: Endocrinologia, Cirurgia;

  8. Doenças da Suprarrenal (Hiperaldosteronismo, Feocromocitoma). Faculdade: Endocrinologia, Cirurgia e Anatomia Patológica;

  9. Doença nodular da tiroide; disfunção tiroideia. Faculdade; Endocrinologia, Cirurgia, Anatomia Patológica;

  10. Cancro da tiroide. Faculdade: Endocrinologia, Cirurgia, Anatomia Patológica.


Práticas – 7 aulas práticas em 3 semanas: 4 aulas de Endocrinologia Médica e 3 de Endocrinologia Cirúrgica.


Total: 8 horas na 1ª semana; 4,5 horas nas 2ª e 3ª semanas.


Bibliografia Obrigatória

Vários; Endocrinologia Clínica, Vilar L, Kater C, Naves L, Freitas MC, Albuquerque L, Diniz ET; Carvalho D, 2021. ISBN: 9788527736664
Fauci A, Stephen Hauser, Dan Longo, J. Larry Jameson, Joseph Loscalzo; Harrison´s Principle of Internal Medicine, Mc Graw Hill 20ª Edition, 2018. ISBN: 9781259644030

Bibliografia Complementar

Shlomo Melmed & Kenneth S. Polonsky & P. Reed Larsen & Henry M. Kronenberg; Williams Textbook of Endocrinology, 13th Edition, elsevier
Townsend, CM, Beauchamp, RD, Evers, Mark & Mattox, KL ; Sabiston Textbook of Surgery, 19th Edition, Saunders, 2012
Doherty GM ; Current Diagnosis & Treatment: Surgery, 13th Ed, The McGraw-Hill Companies, Inc., 2010
Dennis Kasper, Anthony Fauci, Stephen Hauser, Dan Longo, J. Larry Jameson, Joseph Loscalzo; Harrison´s Principle of Internal Medicine, Mc Graw Hill 12ª Edição
Kathleen Mahan L, Escott- Stump S; Krause's Food & the Nutrition Care Process, 13th Edition , edition Saunders, 2008
Williams NS, Bulstrode CJK, O´Connell PR ; Bailey & Love's Short Practice of Surgery 27th Ed , Hodder Arnold, 2013
Ivor B, Giggs R, Wing E and Fitz J; Andreoli and Carpenters's Cecil Essential of Medicine. , Elsevier Health Science, 2015

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Temas introdutórios - 20 aulas de 45 minutos (15 horas); 2 aulas de 45 minutos/semana
Seminários e Teorico-práticas - 10 seminários de 90 minutos (15 horas); 1 seminário/semana
Prática Clínica (enfermaria, consulta, apoio a outros serviços e à urgência) -(17 horas) - 8 horas práticas/na 1ª semana e 4,5 horas na 2ª e 3ª semanas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Teste 60,00
Prova oral 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 88,00
Frequência das aulas 27,50
Realização de Estágio 19,50
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Os alunos deverão frequentar no mínimo 75% aulas teórico-práticas, seminários e estágios

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de cálculo = (15% da avaliação continua) + (60% da avaliação teórica) + (25% da avaliação prática).

A classificação obtida em cada componente de avaliação tem que ser igual ou superior a 50% (10).

Provas e trabalhos especiais

A Avaliação Teórica consiste num teste de escolha múltipla com 60 perguntas, com 5 alíneas, das quais apenas uma certa, com valorização de 0,33/cada, num total de 20 valores (60%).

Avaliação prática: dois professores, 1 Endocrinologia e 1 de Cirurgia  (25%).


O principal objetivo é a avaliação de competências gerais e transversais necessárias a todos os médicos, independentemente da sua especialidade futura:



  • Interação médico-doente e médico-outros profissionais de saúde

  • Capacidade de elaborar uma história clínica de forma expedita, organizada e coerente

  • Capacidade de executar gestos do exame físico simples, mas relevantes

  • Capacidade de analisar alguns exames complementares de diagnóstico simples

  • Capacidade de integrar a informação em hipóteses diagnósticas coerentes

  • Capacidade de elaborar um plano terapêuticosumário.




   Impressão geral epostura do aluno. Identificação do doente e colheita da História clínica – 6 valores.


1.1 – tem uma postura adequada no contacto com o doente e sabe colher a identificação do doente? 
1. 2 – sabe estabelecer o motivo do recurso aos cuidados médicos e/ou internamento?


1.3 – sabe colher uma história clínica de forma adequada, incluindo os antecedentes pessoais, familiares e demais fatores da anamnese? 


 2 – Exame Físico – 4 valores.


2.1 – sabe realizar gestos simples e básicos do exame físico?


2.2 – o estudante deve realizar 3 manobras práticas que fazem parte do programa da(s) UC(s).


  3 – Pedido e interpretação de Exames complementares – 4 valores.


 3.1 – o estudante deve saber escolher exames complementares de diagnóstico adequados e/ou interpretar alguns exemplares apresentados (análises, Rx, Eco, Cintigrafia, TC, EDA, etc.).


  4 – Interpretação correta da informação obtida e capacidade de integração em hipóteses diagnósticas e planos terapêuticos – 6 valores


4.1 – o estudante deve saber integrar a informação em hipóteses diagnósticas coerentes (independentemente do diagnóstico do doente concreto).


4.2 – deve saber elaborar um plano terapêutico sumário de acordo com as hipóteses diagnósticas colocadas.


Avaliação contínua – avaliação realizada pelos assistentes relativamente ao desempenho e qualidade dos conhecimentos, às competências demonstradas na realização de gestos, empenho e atitudes (15%).


 Capacidade de integração de conhecimentos e aptidões na prática clínica; Desempenho na execução de procedimentos e gestos; Qualidade da comunicação com os doentes e com os profissionais de saúde; Empenho pessoal do formando na sua aprendizagem.


Fórmula de cálculo = (15% da avaliação continua) + (60% da avaliação teórica) + (25% da avaliação prática).


 A classificação obtida em cada componente de avaliação tem que ser igual ou superior a 50% (10).


 
Validade da classificação da avaliação contínua e prática


 A avaliação contínua é válida durante 2 anos, exceto a do 2º semestre de 2019-2020, por dizer respeito apenas a 1 mês. De igual forma, a avaliação prática será válida durante 2 anos (exceto a do 2º semestre de 2019-2020).


 

Trabalho de estágio/projeto

A unidade curricular não requer a elaboração de um projecto.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para os trabalhadores estudantes, dirigentes associativos e outras situações especiais (com impossibilidade de frequentar as aulas práticas), a avaliação contínua poderá ser substituída por um exame prático de 60 minutos com 2 docentes.

Melhoria de classificação

Os estudantes já aprovados que pretendam efetuar melhoria da classificação obtida, devem inscrever-se para a mesma e informar a coordenação da UC para agendamento do respetivo exame prático.

A melhoria de classificação obriga a repetição do exame teórico e do exame prático, sendo a avaliação contínua válida durante 2 anos (exceto a do 2º semestre de 2019-2020).

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