DECIDES III: Decisão, Dados e Saúde Digital
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIMED |
124 |
Plano Oficial 2021 |
4 |
- |
4 |
38 |
108 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final desta Unidade Curricular, os Estudantes deverão ser capazes de:
- Modelar as relações entre dados;
- Conhecer as formas adequadas de integração de fontes diferentes de dados;
- Compreender os principais sistemas de classificação de diagnósticos e procedimentos;
- Utilizar de forma eficiente os sistemas de informação em saúde;
- Respeitar os princípios de segurança e privacidade dos sistemas de informação em saúde;
- Operar os sistemas de informação clínicos mais usados;
- Conhecer os paradigmas da saúde digital;
- Conhecer a organização do sistema de saúde português;
- Compreender as formas através das quais é possível formalizar a evidência científica no processo de tomada de decisão em saúde;
- Representar adequadamente o processo de tomada de decisão em saúde;
- Integrar e gerir os principais componentes de qualquer processo de tomada de decisão em saúde: (i) a melhor evidência científica disponível, (ii) as características, perspectivas e valores dos pacientes, (iii) a experiência clínica e (iv) os custos e impacto económico de cada alternativa;
- Formalizar a exploração de pressupostos e a avaliação de incertezas no processo de tomada de decisão em saúde.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: (i) conhecer e discutir os principais tópicos subjacentes aos sistemas de informação em saúde, e à formalização da evidência científica no processo de tomada de decisão; (ii) utilizar de forma eficiente e segura os sistemas de informação em saúde, (iii) avaliar criticamente a literatura científica na área da saúde, em particular, no que respeita a sistemas de informação em saúde, avaliação de tecnologias em saúde, e análise de decisão em saúde, e (iv) planificar e interpretar trabalhos avaliação económica e análise de decisão em saúde.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
O processo de tomada de decisão em saúde deverá ser informado pela melhor evidência científica, a qual deverá ter na sua base dados obtidos, armazenados, analisados e interpretados de acordo com as práticas mais adequadas do ponto de vista metodológico, estatístico e informático. Nesse sentido, esta unidade curricular pretende colocar os estudantes em contacto com um processo contínuo que se inicia na formulação da questão de investigação e que, através das opções metodológicas e informáticas mais adequadas, permite gerar e armazenar dados de qualidade que, uma vez devidamente analisados e interpretados, resultam em evidência científica de qualidade e na tomada de decisões mais informadas em saúde.
O conjunto de Unidades Curriculares DECIDES pretende contribuir para dotar os alunos de conhecimentos, aptidões e atitudes que lhes permitam participar em processos de:
- Análise, síntese e discussão de evidência científica na área da saúde, aplicando-a ao processo de tomada de decisão;
- Planificação e desenvolvimento um trabalho de investigação na área da saúde;
- Recolha, gestão e análise de dados de saúde.
Em concreto, correspondem a conteúdos programáticos desta unidade curricular:
- Representação conceptual de sistemas de informação;
- Sistemas de codificação e classificação;
- Registos clínicos electrónicos;
- Armazenamento de dados em saúde;
- Segurança, privacidade e qualidade da informação em saúde;
- Saúde digital e dispositivos móveis;
- Inteligência artificial em saúde;
- Organização do sistema de saúde português;
- Elementos de tomada de decisão em saúde, nomeadamente no contexto da prática baseada na evidência;
- Modelos de representação do processo de decisão;
- Procura e avaliação crítica de evidência científica relativa à efectividade e segurança de tecnologias da saúde;
- Procura e avaliação crítica de evidência científica relativa a tecnologias da saúde aplicadas no âmbito do diagnóstico e prognóstico;
- Integração das perspectivas dos doentes na tomada de decisão em saúde;
- Integração de informação económica na tomada de decisão em saúde;
- Exploração de pressupostos e formalização da avaliação de incertezas no processo de tomada de decisão;
- Papel na decisão clínica da ciência de dados da saúde e dos sistemas de apoio à decisão clínica.
Os conteúdos leccionados proporcionam aos estudantes as competências básicas necessárias e suficientes para, (i) utilizar de forma eficiente e segura os sistemas de informação em saúde, (ii) compreender e avaliar de forma crítica um trabalho de investigação na área da saúde, em particular, nas áreas dos sistemas de informação em saúde, avaliação de tecnologias em saúde, e análise de decisão em saúde, e (iii) participar na planificação de um trabalho de avaliação económica e de análise de decisão em saúde.
Bibliografia Obrigatória
Shortliffe EH, Cimino JJ;
Biomedical Informatics: Computer Applications in Health Care and Biomedicine
Michelle A. Green, Mary Jo Bowie;
Essentials of Health Information Management: Principles and Practices
Hristidis V; Information Discovery on Electronic Health Records
Cruz-Correia RJ et al.; Data Quality and Integration Issues in Electronic Health Records
Niels Peek & Pedro Pereira Rodrigues; Three controversies in health data science
Straus SE, Glasziou P, Richardson WS, & Haynes RB;
Evidence-Based Medicine: How to Practice and Teach It
Hunink MGM, Glasziou, P, Siegel, J, Weeks, J, Pliskin. J, Elstein, A & Weinstein, M;
Decision making in health and medicine: integrating evidence and values
Welton NJ, Sutton AJ, Cooper NJ, Abrams KR, Ades AE;
Evidence Synthesis for Decision Making in Healthcare
Athanasiou T, Darzi A. ; Evidence Synthesis in Healthcare: A Practical Handbook for Clinicians
Drummond, M.F., Sculpher, M.J., Claxton, K., Stoddart, G.L., & Torrance, G.W. ;
Methods for the economic evaluation of health care programmes
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A Unidade Curricular terá por base aulas teóricas e aulas teórico-práticas (envolvendo exercícios em grupo e individuais para resolução de problemas práticos em cenários de saúde, com utilização de software específico para desenvolvimento de competências).
A avaliação terá por base as seguintes componentes:
- Avaliação distribuída – 35% –, envolvendo:
- Participação dos estudantes durante as aulas teórico-práticas – 5%;
- Exercícios práticos, que poderão incluir preparação e apresentação de protocolos de investigação e/ou de artigos científicos – 30%.
- Exame final – 65%
A opção por aulas teóricas e teórico-práticas, versando a leccionação e aplicação de conteúdos, permitirá uma progressão lógica no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos para os métodos e sua implementação e dos conceitos e métodos mais básicos para os mais complexos, de forma a garantir o sucesso relativamente aos objectivos de aprendizagem da unidade curricular.
Software
Moodle
SClinico
Microsoft Office
Google Drive (Docs & Drawing)
SPSS
Microsoft Teams
Diagrams.net
ObsCare - Registo Clínicos de Obstetricia
Servidor de BDs MariaDB e ambiente administração
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
5,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
Exame |
65,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Estudo autónomo |
30,00 |
Frequência das aulas |
38,00 |
Trabalho de campo |
10,00 |
Trabalho de investigação |
20,00 |
Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
Participação em pelo menos 3/4 das aulas teorico-práticas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final = exame * 0.65 + participação nas aulas práticas * 0.05 + exercícios práticos * 0.30
Para obtenção de aprovação na UC, os estudantes deverão obter uma classificação mínima de 10 valores tanto na avaliação distribuída (participação nas aulas + exercícios práticos) como no exame final.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes poderão realizar as avaliações referentes à avaliação distribuída em data a agendar no fim do semestre, com o peso da participação nas aulas práticas a ser redistribuído pelas restantes avaliações da componente de avaliação distribuída.
Melhoria de classificação
A melhoria de nota só pode ser realizada na componente de exame final.