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DECIDES III: Decisão, Dados e Saúde Digital

Código: MI444     Sigla: DECIDES3

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 124 Plano Oficial 2021 4 - 4 38 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final desta Unidade Curricular, os Estudantes deverão ser capazes de:

  • Modelar as relações entre dados;
  • Conhecer as formas adequadas de integração de fontes diferentes de dados;
  • Compreender os principais sistemas de classificação de diagnósticos e procedimentos;
  • Utilizar de forma eficiente os sistemas de informação em saúde;
  • Respeitar os princípios de segurança e privacidade dos sistemas de informação em saúde;
  • Operar os sistemas de informação clínicos mais usados;
  • Conhecer os paradigmas da saúde digital;
  • Conhecer a organização do sistema de saúde português;
  • Compreender as formas através das quais é possível formalizar a evidência científica no processo de tomada de decisão em saúde;
  • Representar adequadamente o processo de tomada de decisão em saúde;
  • Integrar e gerir os principais componentes de qualquer processo de tomada de decisão em saúde: (i) a melhor evidência científica disponível, (ii) as características, perspectivas e valores dos pacientes, (iii) a experiência clínica e (iv) os custos e impacto económico de cada alternativa;
  • Formalizar a exploração de pressupostos e a avaliação de incertezas no processo de tomada de decisão em saúde.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: (i) conhecer e discutir os principais tópicos subjacentes aos sistemas de informação em saúde, e à formalização da evidência científica no processo de tomada de decisão; (ii) utilizar de forma eficiente e segura os sistemas de informação em saúde, (iii) avaliar criticamente a literatura científica na área da saúde, em particular, no que respeita a sistemas de informação em saúde, avaliação de tecnologias em saúde, e análise de decisão em saúde, e (iv) planificar e interpretar trabalhos avaliação económica e análise de decisão em saúde.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O processo de tomada de decisão em saúde deverá ser informado pela melhor evidência científica, a qual deverá ter na sua base dados obtidos, armazenados, analisados e interpretados de acordo com as práticas mais adequadas do ponto de vista metodológico, estatístico e informático. Nesse sentido, esta unidade curricular pretende colocar os estudantes em contacto com um processo contínuo que se inicia na formulação da questão de investigação e que, através das opções metodológicas e informáticas mais adequadas, permite gerar e armazenar dados de qualidade que, uma vez devidamente analisados e interpretados, resultam em evidência científica de qualidade e na tomada de decisões mais informadas em saúde.

O conjunto de Unidades Curriculares DECIDES pretende contribuir para dotar os alunos de conhecimentos, aptidões e atitudes que lhes permitam participar em processos de:

  • Análise, síntese e discussão de evidência científica na área da saúde, aplicando-a ao processo de tomada de decisão;
  • Planificação e desenvolvimento um trabalho de investigação na área da saúde;
  • Recolha, gestão e análise de dados de saúde.

Em concreto, correspondem a conteúdos programáticos desta unidade curricular:

  • Representação conceptual de sistemas de informação;
  • Sistemas de codificação e classificação;
  • Registos clínicos electrónicos;
  • Armazenamento de dados em saúde;
  • Segurança, privacidade e qualidade da informação em saúde;
  • Saúde digital e dispositivos móveis;
  • Inteligência artificial em saúde;
  • Organização do sistema de saúde português;
  • Elementos de tomada de decisão em saúde, nomeadamente no contexto da prática baseada na evidência;
  • Modelos de representação do processo de decisão;
  • Procura e avaliação crítica de evidência científica relativa à efectividade e segurança de tecnologias da saúde;
  • Procura e avaliação crítica de evidência científica relativa a tecnologias da saúde aplicadas no âmbito do diagnóstico e prognóstico;
  • Integração das perspectivas dos doentes na tomada de decisão em saúde;
  • Integração de informação económica na tomada de decisão em saúde;
  • Exploração de pressupostos e formalização da avaliação de incertezas no processo de tomada de decisão;
  • Papel na decisão clínica da ciência de dados da saúde e dos sistemas de apoio à decisão clínica.

Os conteúdos leccionados proporcionam aos estudantes as competências básicas necessárias e suficientes para, (i) utilizar de forma eficiente e segura os sistemas de informação em saúde, (ii) compreender e avaliar de forma crítica um trabalho de investigação na área da saúde, em particular, nas áreas dos sistemas de informação em saúde, avaliação de tecnologias em saúde, e análise de decisão em saúde, e (iii) participar na planificação de um trabalho de avaliação económica e de análise de decisão em saúde.

Bibliografia Obrigatória

Shortliffe EH, Cimino JJ; Biomedical Informatics: Computer Applications in Health Care and Biomedicine
Michelle A. Green, Mary Jo Bowie; Essentials of Health Information Management: Principles and Practices
Hristidis V; Information Discovery on Electronic Health Records
Cruz-Correia RJ et al.; Data Quality and Integration Issues in Electronic Health Records
Niels Peek & Pedro Pereira Rodrigues; Three controversies in health data science
Straus SE, Glasziou P, Richardson WS, & Haynes RB; Evidence-Based Medicine: How to Practice and Teach It
Hunink MGM, Glasziou, P, Siegel, J, Weeks, J, Pliskin. J, Elstein, A & Weinstein, M; Decision making in health and medicine: integrating evidence and values
Welton NJ, Sutton AJ, Cooper NJ, Abrams KR, Ades AE; Evidence Synthesis for Decision Making in Healthcare
Athanasiou T, Darzi A. ; Evidence Synthesis in Healthcare: A Practical Handbook for Clinicians
Drummond, M.F., Sculpher, M.J., Claxton, K., Stoddart, G.L., & Torrance, G.W. ; Methods for the economic evaluation of health care programmes

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A Unidade Curricular terá por base aulas teóricas e aulas teórico-práticas (envolvendo exercícios em grupo e individuais para resolução de problemas práticos em cenários de saúde, com utilização de software específico para desenvolvimento de competências).

A avaliação terá por base as seguintes componentes:

  • Avaliação distribuída – 35% –, envolvendo:
    • Participação dos estudantes durante as aulas teórico-práticas – 5%;
    • Exercícios práticos, que poderão incluir preparação e apresentação de protocolos de investigação e/ou de artigos científicos – 30%.
  • Exame final – 65%

A opção por aulas teóricas e teórico-práticas, versando a leccionação e aplicação de conteúdos, permitirá uma progressão lógica no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos para os métodos e sua implementação e dos conceitos e métodos mais básicos para os mais complexos, de forma a garantir o sucesso relativamente aos objectivos de aprendizagem da unidade curricular.

Software

Moodle
SClinico
Microsoft Office
Google Drive (Docs & Drawing)
SPSS
Microsoft Teams
Diagrams.net
ObsCare - Registo Clínicos de Obstetricia
Servidor de BDs MariaDB e ambiente administração

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Exame 65,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 38,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho de investigação 20,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

Participação em pelo menos 3/4 das aulas teorico-práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final = exame * 0.65 + participação nas aulas práticas * 0.05 + exercícios práticos * 0.30

Para obtenção de aprovação na UC, os estudantes deverão obter uma classificação mínima de 10 valores tanto na avaliação distribuída (participação nas aulas + exercícios práticos) como no exame final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes poderão realizar as avaliações referentes à avaliação distribuída em data a agendar no fim do semestre, com o peso da participação nas aulas práticas a ser redistribuído pelas restantes avaliações da componente de avaliação distribuída.

Melhoria de classificação

A melhoria de nota só pode ser realizada na componente de exame final.
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