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Terapêutica e Farmacologia Clínica I

Código: MI442     Sigla: TFC1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biomedicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 138 Plano Oficial 2021 4 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

Alicerçar a visão crítica das diversas áreas relacionadas com o medicamento desde a descoberta, avaliação e registo à seleção e prescrição racional.

Proporcionar um conhecimento mais especializado da terapêutica e da farmacologia clínica.

Promover no estudante uma visão crítica de forma a facilitar a aprendizagem e aplicação de regras para a selecção e prescrição racional de medicamentos.

A disciplina de Terapêutica tem um carácter essencialmente formativo, visando a aquisição de aptidões que permitam o uso correto de medicamentos e também o exercício de funções pedagógicas na educação para a saúde. É bem conhecido que a educação do doente, na relação deste com a terapêutica, tem consequências importantes até quanto à adesão ao tratamento.

 

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular o estudante deverá:

1. Conhecer os princípios gerais da Terapêutica e da Farmacologia Clínica;

2. Estar familiarizado com a terminologia terapêutica;

3. Ter desenvolvido a sua capacidade de observação;

4. Conhecer as classes terapêuticas constantes do programa;

5. Ter adquirido uma base de conhecimentos que possa ser utilizada nos vários campos da decisão terapêutica e aplicada ulteriormente noutras unidades curriculares do curso e na futura vivência clínica.




Outras competências  que o aluno deve adquirir:

1. Capacidade de resolução de problemas e aplicação prática dos conhecimentos;

2. Auto-aprendizagem;

3. Pensamento crítico;

4. Capacidade de avaliação prática das escolhas terapêuticas;

5. Identificação de problemas terapêuticos em casos clínicos selecionados


Para fornecer aos alunos as habilidades e conhecimentos acima mencionados, esta unidade de curso aplicará uma abordagem integrada.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos de Farmacologia Médica que permitam o desenvolvimento de raciocinio clinico com opções terapeuticas farmacológicas.

Programa

Conceitos gerais; medicamento – desenvolvimento, regulamentação e fontes de informação; farmacologia clínica e ensaios clínicos; farmacogenética e farmacogenómica; farmacoepidemiologia; qualidade da evidência científica; farmacoeconomia e avaliação de outcomes clínicos.

Terapêutica da dor e da inflamação; bases gerais da terapêutica imunomoduladora; terapêutica das doenças imunomediadas.

Terapêutica das doenças do sistema nervoso central; terapêutica da epilepsia; terapêutica das demências; terapêutica da doença de Parkinson.

Terapêutica das doenças cardiovasculares e doenças endócrinas e do metabolismo: terapêutica da hipertensão arterial; terapêutica da insuficiência cardíaca; terapêutica da doença coronária estável; terapêutica e profilaxia de eventos trombo-embólicos; terapêutica da diabetes mellitus; terapêutica das dislipidemias.

Terapêutica das doenças pulmonares; terapêutica da asma; terapêutica da doença pulmonar obstrutiva crónica; terapêutica da fibrose cística.

Terapêutica de doenças oftalmológicas: abordagem terapêutica do olho vermelho; terapêutica do glaucoma.

Terapêutica das infeções da pele e doenças sexualmente transmissíveis; terapêutica da psoríase e eczema atópico.

Terapêutica em populações especiais; terapêutica no idoso; terapêutica no doente terminal. Regras gerais em terapêutica medicamentosa; interações medicamentosas; iatrogenia medicamentosa e farmacovigilância; tratamento das intoxicações agudas.

Temas especificos:

Desenvolvimento de novos fármacos

Desenho de ensaios clínicos

Qualidade da evidência científica

Avaliação de “outcomes” clínicos

Terapêutica da hipertensão arterial e da insuficiência cardíaca

Terapêutica da doença coronária estável

Terapêutica e profilaxia de eventos trombo-embólicos

Polifarmácia cardiovascular

Terapêutica da diabetes mellitus

Terapêutica das dislipidemias

Terapêutica da dor e da inflamação

Terapêutica das doenças imunomediadas

Terapêutica da asma

Terapêutica da doença pulmonar obstrutiva crónica; terapêutica da fibrose cística

Terapêutica da epilepsia

Terapêutica da doença de Parkinson

Terapêutica das demências

Terapêutica das infeções da pele e doenças sexualmente transmissíveis

Terapêutica da psoríase e eczema atópico

Terapêutica do olho vermelho

Terapêutica do glaucoma

Bibliografia Obrigatória

Brunton, L.L., Hilal-Dandan, R. & Knollmann, B.C.; Goodman & Gilman’s The Pharmacological Basis of Therapeutics, 2018. ISBN: 978-1-25-958474-9

Bibliografia Complementar

Katzung, B.G., & Trevor, A.J; Basic and Clinical Pharmacology. ISBN: 978-1-259-64115-2
Ritter, J.M., Flower, R.J., Henderson, G., Loke, Y.K. MacEawn D. & Rang, H; Rang and Dale’s Pharmacology, 2019. ISBN: 9780702074486
Guimarães, S., Moura, D., & Soares-da-Silva, P; Terapêutica medicamentosa e suas bases farmacológicas. ISBN: 978-972-0-01794-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da Unidade Curricular é distribuído sob a forma de aulas teóricas e teórico-práticas.

As aulas teórico-práticas são organizadas com abordagem, discussão e resolução de casos clinicos. Nestas aulas a discussão é feita em pequenos grupos e com treino de competências para prescrição terapêutica.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Exame 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 28,00
Estudo autónomo 53,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

É obrigatória a comparência a 75% das atividades lectivas programadas, com excepção das aulas teóricas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A Classificação final será feita com 50% de ponderação na avaliação distribuida (AD) e 50 % de ponderação de uma prova escrita (PE).

A Classificação para a avaliação distribuida é feita tendo e conta:
a) Assiduidade 
b) Partipação ativa e resolução individual de vinhetas clinicas com plano terapeutico em todas as aulas teórico-práticas.

A prova escrita tem uma cotação maxima de 20 valores e é necessário um valor minimo de 10 valores para ser incluida na ponderação final.

Classificação final= (AD+EF)/2

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento Pedagógico da FMUP.

Melhoria de classificação

Os estudantes podem fazer exame para melhoria de classificação (na época  do exame de recurso, de acordo com as regras definidas no regulamento pedagógico da FMUP). Nestas circunstâncias a nota do exame final é considerada como nota final (a avaliação distribuída deixa de ser considerada).
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