Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » MI441

Dermatologia e Venereologia

Código: MI441     Sigla: DV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 143 Plano Oficial 2021 4 - 3 28 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-09-21.

Campos alterados: Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Apreensão dos quadros clínicos, mecanismos fisiopatológicos e princípios terapêuticos genéricos em doenças do âmbito da Dermatologia e Venereologia mais frequentes e/ou graves, hierarquizar os princípios da decisão médica e cirúrgica, atuação e referenciação atempada.


Saber integrar-se em equipa na consulta, internamento ou cirurgia de ambulatório, valorizar a aprendizagem autodirigida e a continuada.


Contacto e treino nos métodos de observação, estudo e abordagem terapêutica, médica e cirúrgica, das afeções do âmbito da Dermatologia e Venereologia.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos visam a aquisição de conhecimentos, aptidões e atitudes que habilitem quanto à identificação e referenciação de entidades nosológicas comuns ou relevantes em Dermatologia e Venereologia.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


Semiologia dermatológica. Normas de observação do doente em Dermatologia. Lesões cutâneas sistematizáveis, elementares primárias e secundárias. Terminologia do agrupamento de lesões e da sua distribuição pelo tegumento cutâneo.


Infeções bacterianas, fúngicas e víricas com envolvimento cutâneo, incluindo as de transmissão sexual. Diagnóstico diferencial das dermo-hipodermites bacterianas agudas com doenças autoinflamatórias, em particular a febre mediterrância familar e outras doenças autoinflamatórias


Neoplasias e tumores cutâneos. Lesões benignas, pré-malignas e malignas.

Síndromes paraneoplásicos.

Metástases cutâneas de neoplasias.


Manifestações cutâneas de doenças sistémicas. Lúpus eritematoso, esclerose e morfeia, dermatomiosite, doenças endocrinológicas, vasculite.

Dermatoses inflamatórias e reativas como eczemas, incluindo o atópico e seborreico, urticária e psoríase.


Diferentes tipos de acne e erupções acneiformes.

Parasitoses cutâneas.
Escabiose humana e pediculoses.


Terapêutica dermatológica, médica e cirurgica, incluindo formulações tópicas, fármacos sistémicos mais usados em Dermatologia, incluindo os biotecnológicos, fototerapia, crioterapia, eletrocirurgia, terapêutica fotodinâmica e laserterapia, entre outros.


Utilidade de exames complementares e técnicas de diagnóstico em Dermatologia, nomeadamente dermatoscopia, capilaroscopia, citodiagnóstico de Tzanck, luz de Wood, diascopia, testes epicutâneos e fotoepicutâneos, diferente tipos de biópsia cutânea (punch, shave e excisional) e laser confocal.



 

 

Bibliografia Obrigatória

Sewon Kang, Masayuki Amagai, Anna L. Bruckner, Alexander H. Enk, David J. Margolis, Amy J. McMichael, Jeffrey S. Orringer; Fitzpatrick's Dermatology, 9ed, MCGRAW-HILL EDUCATION - EUROPE, 2019. ISBN: 978-0071837798
Jean Bolognia, Julie Schaffer, Lorenzo Cerroni; Dermatology, Elsevier, 2017. ISBN: 9780702062759
Centers for Disease Control and Prevention; Sexually Transmitted Infections Treatment Guidelines (https://www.cdc.gov/std/treatment-guidelines/default.htm)

Bibliografia Complementar

Jean Bolognia Julie Schaffer Karynne Duncan Christine Ko; Dermatology Essentials, 2nd Edition, Elsevier, 2021. ISBN: 9780323624534
Klaus Wolff, Richard Allen Johnson, Arturo P. Saavedra, Ellen K. Roh; Fitzpatrick's Color Atlas and Synopsis of Clinical Dermatology, 2017. ISBN: 978-1-259-64219-7
duVivier A; Atlas of Clinical Dermatology – 4th Edition, Sauders, 2012
Centers for Disease Control and Prevention; Sexually Transmitted Infections Treatment Guidelines (https://www.cdc.gov/std/treatment-guidelines/default.htm), 2021

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, teoricopráticas, seminário conjunto com Anatomia Patológica Especial) e estágios práticos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 15,00
Prova oral 5,00
Teste 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 53,00
Frequência das aulas 28,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

1. Exame prático de Dermatologia

a) É uma componente obrigatória do exame da época normal (ver exceção na avaliação especial), precedendo o exame teórico e decorrendo no final de cada bloco de aulas. Trata-se de um exame específico de turma e não de semestre e, como tal, a sua classificação não transita para um ano letivo ulterior.
Os estudantes que se apresentam para melhoria de classificação ou obtenção de aprovação na época normal terão acesso a este exame, devendo para o efeito contactar a UC da sua pretensão, com uma antecedência mínima de uma semana da data do exame prático. Competirá à docência determinar uma data eventualmente diferente para estes estudantes, de modo a não prejudicar a distribuição já definida dos estudantes da turma respetiva.
Em situações excecionais e devidamente justificadas, este exame prático poderá ser substituído pela discussão de casos clínicos descritivos, mantendo-se uma componente do exame da época normal e com a mesma cotação.

b) Tratando-se de um exame prático, implica a frequência mínima das aulas práticas. Aos trabalhadores-estudantes e outros estudantes com estatutos especiais poderá ser concedida a facilidade de repartirem a frequência das aulas práticas deste módulo por um período que lhe seja mais conveniente, desde que o estudante dê conhecimento prévio dessa necessidade e dos períodos em que o deseja fazer, sob pena do estipulado na avaliação especial. Os estudantes que não cumprirem a frequência mínima de presenças por faltas devidamente justificadas, deverão compensar as aulas em falta num período a determinar, de acordo com a conveniência do estudante e o regular funcionamento da unidade curricular.

c) Este exame prático tem uma cotação de 3 valores e consiste na resposta por extenso a questões colocadas pela projeção de imagens relativas a temas dermatológicos.

d) Nas épocas de avaliação especial (isto é, todas as que não correspondam à época normal, tais como as épocas de recurso, trabalhador-estudante, extraordinárias, etc), incluindo para melhoria de classificação, este exame prático será substituído por uma questão de desenvolvimento, com a mesma cotação. Em casos excecionais, só aplicado à época de recurso e antecipadamente discutidos com os estudantes, poderá a classificação do exame prático substituir totalmente ou por metade a da pergunta de desenvolvimento.

2. Exame teórico

Será composto por 20 perguntas de escolha múltipla, com uma só alínea correta. Como mencionado no ponto 1, alínea d), o exame teórico incluirá uma pergunta de desenvolvimento nas situações mencionadas. Sempre que aplicável e em concordância com o estilo e programa da PNA, as perguntas serão do estilo "caso clínico", apelando ao raciocínio orienteado por um problema, em situações clínicas padrão.

3. O acesso aos exames prático e teórico necessita de uma frequência mínima de 75% das aulas, conforme Regulamento em vigor e de acordo com o estipulado no ponto 1, alínea b, no caso da época normal.

4. As classificações do exame teórico que sejam iguais ou >19,5 valores, em qualquer época, implicarão um exame oral suplementar para confirmação da classificação. De acordo com o regulamento pedagógico, o júri deste exame será constituído por um mínimo de dois elementos e cada um colocará um mínimo de 3 questões/temas que incidirão sobre qualquer assunto do conteúdo programático. Uma vez presente no exame oral, o júri não poderá ser indiferente à prestação do estudante, quer no exame em si, quer à classificação que obteve no exame teórico, pelo que a classificação final será a média aritmética das classificações atribuídas pelos elementos do júri e a classificação que o estudante obteve no exame teórico, ou seja, nunca será inferior a 10 valores e poderá chegar aos 20 valores. Se o estudante optar por não se submeter a este exame oral, ficará com a classificação final imediatamente inferior, isto é de 19 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame prático 3 (ver exceções nas épocas de recurso e especiais) ou pergunta de desenvolvimento (épocas de recurso e especiais)+ Exame teórico (20x0,85); ver ponto 4. da obtenção de frequência.

Avaliação especial (TE, DA, ...)


 Ver ponto 1.a) sobre "obtenção de frequência" em relação ao exame prático

Melhoria de classificação

Ver acima avaliação
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-09 às 00:20:59
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital