Código: | MI339 | Sigla: | PC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Cirurgia e Fisiologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 262 | Plano Oficial 2021 | 3 | - | 6 | 57 | 162 |
Durante a sua permanência na Unidade de Propedêutica Cirúrgica o estudante deverá adquirir:
Conhecimentos teóricos que lhe permitiam ser capaz de recolher dados clínicos na exploração de doenças do foro cirúrgico e pediátrico bem como selecionar os diagnósticos diferenciais adequados e os exames complementares que lhe permitam atingir um diagnóstico definitivo.
Conhecimentos e atitudes que lhe permitam estabelecer um contacto adequado com o doente e com os demais profissionais envolvidos no acompanhamento e tratamento dos doentes.
Conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam compreender a complexidade da interpretação diagnóstica dos sinais e sintomas do doente, integrando-os com os conhecimentos de epidemiologia, etiopatogenia, genética, patologia e fisiopatologia. Da mesma forma deve compreender as razões dos diagnósticos diferenciais e o pedido de exames auxiliares de diagnóstico que permitam chegar ao diagnóstico finalO desenvolvimento cognitivo do aluno desenvolver-se-á no domínio de temas que se incluem no conteúdo programático
Os dois outros níveis, afetivo e psicomotor, serão desenvolvidos no contacto prático com a realidade da clínica cirúrgica.
Neste contacto pretende-se que os alunos aprendam observando e realizando anamnese e exame físico na realidade de um serviço que trata estas patologias.
No final do “Semestre” espera-se que o aluno se familiarize com a rotina do trabalho hospitalar e desenvolva o relacionamento médico-doente nas várias situações da prática cirúrgica, acompanhando o doente desde o momento em que recorre à consulta externa de cirurgia, ao serviço de urgência ou ao serviço de internamento, até ao momento da alta.
Da mesma forma pretende-se que o aluno compreenda a necessidade do estabelecimento de um acompanhamento pós-internamento para todos os doentes até à sua alta clínica. Pretende-se, também, que o aluno desenvolva uma cultura de respeito pelo doente e pelas suas decisões, aprenda a relacionar-se com outros profissionais e a cooperar com eles no contacto com as patologias cirúrgicas e pediátricas mais prevalentes.
O ensino realizar-se-á através da ministração de aulas:
Teóricas, em número de uma ou duas por semana durante todo o semestre e com a duração de 60 min.
Teórico-Práticas ou Seminários, em número de uma por semana no mínimo de seis, com a duração de 60 min.
Aulas práticas, em número de uma por semana, com a duração de 90 min. Inclui frequência do serviço de urgência, enfermaria e bloco operatório e consulta externa.
Aulas práticas no laboratório de simulação da FMUP – CSB em dois grupos, sendo o primeiro de treino básico e o segundo de treino mais avançado com contextualização de casos clínicos.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 46,00 |
Teste | 50,00 |
Trabalho escrito | 4,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 34,00 |
Realização de Estágio | 23,00 |
Estudo autónomo | 97,00 |
Trabalho escrito | 8,00 |
Total: | 162,00 |
Obtenção de frequência se mínimo de 75% (exceto teóricas) e mínimo de 10/20 valores na avaliação contínua.
A avaliação dos alunos é realizada em dois parâmetros:
Avaliação contínua, da responsabilidade do assistente responsável pelo acompanhamento diário e das aulas práticas. Esta avaliação consta de um conjunto de parâmetros em que se considera a pontualidade, interesse manifestado no processo pedagógico, atitudes com o doente, com os restantes profissionais e também os conhecimentos teóricos e práticos manifestados pelo aluno.
Avaliação teórica, consta da realização de um teste escrito constituído por 40 perguntas de resposta múltipla. Tem a duração de 60 minutos.
O resultado final resulta da ponderação destes parâmetros da seguinte forma:
Avaliação prática contínua (AC) – 50%
Prova escrita (PE) – 50%
Classificação final (C) = 0,5 AC+0,5 PE
Aprovação se C ≥ 9,5 com PE ≥ 8,5.
Exame oral apenas disponível para estudantes com C ≥ 18,5, sem nota mínima assegurada. Os estudantes que decidirem não comparecer ao mesmo ficarão com classificação final de 18 valores. Nos que comparecerem, a nota resultante do exame oral será a classificação final.
Estudantes com estatuto especial e que não frequentaram aulas práticas tem obrigatoriedade de realizar exame prático final com um docente.
Avaliação prática (AP) – Mínimo de 9,5 valores para aprovação
Classificação final para alunos com estatuto especial (CEE) = 0,4 AP + 0,6 PE.
Exame oral apenas disponível para estudantes com CEE ≥ 18,5, sem nota mínima assegurada. Os estudantes que decidirem não comparecer ao mesmo ficarão com classificação final de 18 valores. Nos que comparecerem, a nota resultante do exame oral será a classificação final.