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Microbiologia Médica II

Código: MI338     Sigla: MM2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Patologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 260 Plano Oficial 2021 3 - 5 47 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os principais objectivos pedagógicos consistem em ensinar Microbiologia Médica. Consideramos primordial incentivar o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e aptidões nos alunos, tendo como pressuposto a génese e interiorização de conceitos e atitudes inovadoras, com as quais os alunos possam analisar, pesquisar e solucionar problemas.

Resultados de aprendizagem e competências

Vários tipos de competência devem assim ser adquiridos pelos discentes:

Competências básicas: aprender a aprender, a conhecer;

Competências transversais: aprender a conviver, a ser;

Competências específicas:
- reconhecer a importância das condições de colheita de amostras como parte da garantia da qualidade e da precisão dos resultados.
- saber formular correctamente os distintos pedidos de exames microbiológicos;
- saber interpretar criticamente os resultados fornecidos pelo laboratório de Microbiologia Clínica
- desenvolver um raciocínio clínico, integrando dados laboratoriais com os dados clínicos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Micologia - Estudo dos principais fungos patogénicos para o Homem.

Parasitologia - Morfologia, ciclo de vida e acções patogénicas dos principais protozoários e metazoários parasitas do Homem.

Virologia - Características fisico-químicas e estudo biológico dos vírus. Estudo de vírus patogénicos para o Homem.

Priões.

O conceito de “uma só saúde”.

Infeção associada a cuidados de Saúde

Microbiologia Clínica: análise da estratégia diagnóstica nas principais síndromes/quadros clínicos de etiologia infecciosa.

Bibliografia Obrigatória

Murray, Rosenthal, Kobayashi & Pfaller; Medical Microbiology, 8ª Ed., Elsevier, 2015
Jawetz, Melnick & Adelberg's; Medical Microbiology, 27ª Ed., McGraw-Hill, 2016

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

De acordo com o tipo de matéria a ensinar haverá aulas teóricas (T) e aulas práticas (P).

 As aulas T, em número de duas por semana, com a duração de 60 minutos, serão dirigidas à totalidade dos alunos. Em função do tema abordado, assumirão frequentemente características de seminário.

As aulas P, em número de uma por semana, com a duração de 120 minutos, serão dirigidas a um grupo de alunos e orientadas por um docente; têm como finalidade familiarizar os alunos com os métodos, técnicas e estratégias diagnósticas da Microbiologia Médica. Frequentemente serão discutidos assuntos que, dado o seu carácter teórico-prático, não serão abordados nas aulas T.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 90,00
Teste 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 47,00
Estudo autónomo 88,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência na unidade curricular está condicionada à presença do aluno em 75 do total de aulas práticas.

A frequência obtida dispensa o aluno que tenha transitado de ano sem aprovação em Microbiologia Médica I da obrigatoriedade de frequentar as aulas práticas, nos dois anos lectivos imediatamente seguidos àquele em que a obteve. Os alunos que não tenham transitado de ano perdem a frequência.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliações intercalares - 2 provas escritas, constituídas por questões de resposta múltipla; cotadas com 1,0 valor cada.

Exame final - prova escrita, constituída por questões de resposta múltipla e/ou frases para assinalar como V (verdadeira) ou F (falsa) bem como problemas que envolvem interpretação e aplicação de conhecimentos; cotada para 18,0 valores; classificação mínima de 8,00 valores.

Classificação final: somatório da classificação obtida nas avaliações intercalares + classificação obtida no exame final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De nacordo com o regulamento académico

Melhoria de classificação

De acordo com o regulamento académico
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