Código: | MI336 | Sigla: | BIOPAT2 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle1315.up.pt/course/view.php?id=3088 |
Unidade Responsável: | Departamento de Patologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 273 | Plano Oficial 2021 | 3 | - | 7 | 66 | 189 |
O objectivo fundamental do ensino da Biopatologia II é o de conseguir que os estudantes reforcem a aprendizagem da linguagem clínico-patológica ficando capazes de a utilizar no estudo das lesões neoplásicas e pré-neoplásicas. Esse estudo estende-se desde os aspectos gerais da classificação e biologia molecular aos diversos modelos de cancerização. Como corolário desse estudo pretende-se avançar na compreensão da etiopatogénese, diagnóstico, prognóstico e selecção terapêutica das doenças cancerosas mais frequentes.
Os conteúdos programáticos compreendem tópicos que permitem que os estudantes conheçam a etiopatogenia, os fundamentos morfológicos para o diagnóstico, avaliação do prognóstico e seleção terapêutica em doenças oncológicas.
Introdução ao estudo morfológico e molecular das doenças oncológicas. Transformação neoplásica, progressão, invasão e generalização. Hiperplasia, metaplasia e neoplasia. Neoplasias hemolinfopiéticas; Neoplasias do tubo digestivo; Neoplasias endócrinas; Neoplasias do colo do útero, endométrio, mama e ovário; Neoplasias da próstata; neoplasias da pele; cancros familiares; Estadiamento e prognóstico; Papel das biopsias liquidas e dos exossomas na compreensão da história natural das doenças cancerosas; Alvos moleculares e selecção terapêutica
189 horas/estudante, correspondente a 66h de ensino presencial: 1hora/sem – aulas teóricas; 2 horas/sem – aulas teórico-práticas (14 no total, duas com o formato de Conferências Anátomo-Clínicas); 2hora/sem – aulas práticas.
A aula prática destina-se à observação de material macroscópico, histológico ou ultrastrutural disponibilizando antecipadamente na página de e-learning da UC. O Seminário é disponibilizado antecipadamente na página de e-learning da UC, com material de apoio. O Curso de e-learning: informação básica sobre a UC, programa, calendário, métodos de avaliação, teste modelo, material de suporte a conteúdos insuficientemente discutidos nos livros de texto, glossário, textos introdutórios às aulas práticas, “quizzes”, material para a preparação dos seminários.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Teste | 90,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 123,00 |
Frequência das aulas | 66,00 |
Total: | 189,00 |
De acordo com o estipulado pelo Conselho Pedagógico. Aos alunos em regimes especiais (por exemplo estudantes trabalhadores) aplicam-se também as normas determinadas pelo Conselho Pedagógico.
Composta por Exame Prático (4,5 valores), Exame Teórico (13,5 valores), Avaliação Contínua nos Seminários e Aulas Práticas (1 valor), resposta individual aos “Quizzes” quinzenais (0,5 valores) e resposta individual aos mini-testes sobre o conteúdo dos seminários (0,5 valores). A classificação final resulta da soma das classificações parcelares. (Poderá haver exame oral em circunstâncias especiais – ver adiante).
O exame prático é constituído por 33 questões de escolha múltipla (com duas ou cinco opções de escolha) e tem a duração de 25 minutos. O exame teórico é constituído por 100 questões de escolha múltipla (todas com 5 opções de escolha) e tem a duração de 100 minutos. Não há nota mínima em nenhum dos componentes da avaliação.
Todas as respostas de ambos os exames (Prático e Teórico) darão lugar a desconto: cada resposta errada em perguntas com 5 opções de escolha descontará o equivalente a ¼ da cotação duma resposta certa; cada resposta errada em perguntas com 2 opções de escolha descontará o equivalente à cotação duma resposta certa. Em cada Exame serão eliminadas, para todos os alunos, as 13 perguntas (3 do Exame Prático e 10 do Exame Teórico) que tiverem menor capacidade discriminativa, sendo apenas contabilizadas para a classificação do Exame as 120 perguntas restantes.
A frequência das Aulas Práticas e dos Seminários é obrigatória e a assiduidade é contabilizada na avaliação: serão descontados 0,5 valores (3-4 faltas), 1 valor (5-6 faltas) e 1,5 valores (7 faltas). Não haverá cumprimento da assiduidade se o aluno exceder o limite de 25% de faltas às aulas de frequência obrigatória.
Os alunos inscritos na Secretaria da FMUP como estudantes com estatuto especial “caem” em dois grupos: a) Os que frequentarem os Seminários e as Práticas serão avaliados como os alunos em regime “normal”. b) Os que não frequentarem os Seminários e as Práticas serão avaliados através de um exame final cotado para 20 valores, com componente prático e teórico.
Em nenhuma das componentes da avaliação distribuída (quizzes, mini-testes e avaliação de seminários e aulas práticas) há lugar a avaliação de recurso.
Nota: em situação de exceção relacionada com a pandemia por Covid 19, quer os métodos de ensino quer os métodos de avaliação estarão sujeitos às adaptações necessárias perante as circunstâncias que a cada momento se entendam como as mais adequadas.
Quizzes quinzenais na plataforma de e-learning da UP. Preparação dos seminários e aulas práticas.
Aplicam-se as normas determinadas pelo Conselho Pedagógico.
Os alunos inscritos na Secretaria da FMUP como estudantes com estatuto especial “caem” em dois grupos: a) Os que frequentarem os Seminários e as Práticas serão avaliados como os alunos em regime “normal”. b) Os que não frequentarem os Seminários e as Práticas serão avaliados através de um exame final cotado para 20 valores, com componente prático e teórico.
Os alunos com mais de 17 valores poderão fazer exame oral para defesa da classificação obtida, com o conhecimento de que o resultado da prova oral pode ser o de manutenção, subida ou descida da nota. Se os referidos alunos optarem por não fazer exame oral, ser-lhes-á atribuída a classificação final de 17 valores. Não haverá outras circunstâncias para melhoria de classificação, excepto as que venham a decorrer de processos de contestação previstos no artigo 22º do Regulamento Pedagógico da FMUP.