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Propedêutica Médica

Código: MI334     Sigla: PM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 271 Plano Oficial 2021 3 - 6 57 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-11-23.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Desenvolver competências - cognitivas, - aptidões e comportamentos - na área da comunicação médico-doente, incluindo a habilitação para os procedimentos da história clínica e exame físico, compreendendo os sinais vitais, a área do tórax, e ainda o exame neurológico.

No decurso da unidade curricular o/a estudante irá iniciar o seu contacto com a realidade clínica, predominantemente no contexto das enfermarias hospitalares, pontualmente no contexto da consulta externa.

No fim desta unidade curricular o aluno deve ter adquirido a capacidade para recolher uma história clínica que interesse os assuntos próprios dos doentes com patologias do foro respiratório, cardiovascular, e do sistema nervoso. Serão lecionados métodos para redigir os dados, ordená-los numa narrativa com significado que torne possível a correta interpretação pelos outros, o uso adequado da semântica médica e a sua correspondência com o vocabulário geral. Serão demonstradas técnicas para despiste de incoerências e falhas na informação prestada pelo doente.

A metodologia do exame físico respeitante ao aspeto geral, a interpretação dos sinais vitais, técnicas de palpação, percussão e auscultação do tórax serão ensinadas enquanto que a aprendizagem será avaliada durante as aulas práticas. Será ainda praticado o exame neurológico sumário.

Resultados de aprendizagem e competências

No fim desta unidade curricular o aluno deve ter adquirido a capacidade para recolher uma história clínica que interesse os assuntos próprios dos doentes com patologias do foro respiratório, cardiovascular, e do sistema nervoso. Serão lecionados métodos para redigir os dados, ordená-los numa narrativa com significado que torne possível a correta interpretação pelos outros, o uso adequado da semântica médica e a sua correspondência com o vocabulário geral. Serão demonstradas técnicas para despiste de incoerências e falhas na informação prestada pelo doente.

A metodologia do exame físico respeitante ao aspeto geral, a interpretação dos sinais vitais, técnicas de palpação, percussão e auscultação do tórax serão ensinadas enquanto que a aprendizagem será avaliada durante as sessões práticas. Será ainda praticado o exame neurológico sumário.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Como pré-requisitos estão compreendidos grande parte dos conhecimentos adquiridos previamente nas disciplinas do ensino secundário e nas disciplinas dos dois primeiros anos do curso, para corretamente se proceder à procura ordenada e frutuosa de sintomas e sinais. A competência na interação com os colegas, outros profissionais de saúde, doentes e familiares foi adquirida ao longo da vida do estudante e desenvolvida nas disciplinas que diretamente lidam com estas capacidades.

 

Programa


  1. A Clínica médica

  2. História clínica

  3. Exame físico

  4. Sinais vitais; Febre.

  5. Auscultação cardíaca

  6. Sistema cardiovascular - inspeção, percussão, palpação

  7. Dor torácica

  8. Dispneia

  9. Edemas, Insuficiência cardíaca

  10. Semiologia Respiratória e Pulmonar

  11. Doença pulmonar obstrutiva

  12. Doença pulmonar restritiva

  13. Infeção respiratória e infeção hospitalar

  14. Semiologia Neurológica parte 1

  15. Semiologia Neurológica parte 2

  16. Alterações no estado de vigília

  17. Avaliação estado mental

  18. Semiologia das doenças sistémicas.

  19. Elementos de Geriatria

  20. Elementos de Oncologia Médica

Bibliografia Obrigatória

Bickley, L. S.; Bates' Guide to Physical Examination and History Taking, 13th edition, 2020
Jameson, J. L. et al.; Harrison´s Principles of Internal Medicine, 20th edition: McGraw-Hill., 2018

Bibliografia Complementar

Vários autores; UpToDate (enciclopédia médica online)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem








O ensino divide-se em diversas componentes.


- Aulas teóricas, vinte e duas, com uma hora de duração, cada (1 turma; lista de aulas corresponde ao programa apresentado em cima).


- Aulas teórico práticas (ou seminários), seis, com duas horas de duração cada (5 turmas).


- Aulas práticas, treze, com a duração de noventa minutos, cada; este conjunto de aulas poderá ser substituído por um estágio clínico observacional, com duração equivalente (a ter lugar em base voluntária por parte do/a estudante).


- A quarta componente inclui o recurso a modelos para treino de identificação de quadros clínicos relevantes e ainda o modelo de sons cardíacos e respiratórios gravados para aprendizagem da auscultação cardíaca e respiratória (sessões a serem eventualmente integradas no horário das aulas práticas, em função da disponibilidade de meios).


Fórmula de cálculo da classificação final


Exame teórico final – 85% da classificação final; nota mínima exigida de 9,5 valores, em qualquer caso.


Como condição necessária para ter acesso ao exame final, é necessário obter pelo menos 9,5 valores na avaliação desenvolvida nas aulas práticas. Nesse contexto, é necessária a apresentação de um "caderno de gestos" integralmente preenchido e validado pelo docente.


Está prevista a realização de um exame prático segundo o modelo “Objective structured clinical examination”, o qual terá um peso na classificação final de 33% (valor determinado pela Direção do Curso). Se, por motivos de Saúde Pública, por falta de disponibilidade de meios para o efeito, ou por outro motivo, o exame prático não tiver lugar, passa nesse caso o exame teórico final a valer 100% do total.


Cada estudante deverá preparar um conjunto de 3 histórias clínicas, correspondentes a doentes por si observados.


Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 65,00
Frequência das aulas 57,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A frequência da unidade curricular deriva da participação em pelo menos 75% das sessões práticas, sendo necessária a redação de três histórias clínicas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame teórico final – 67% da classificação final; nota mínima exigida de 9,5 valores, em qualquer caso. 

O exame final terá em conta as aulas e seminários, a par da bibliografia obrigatória.


Como condição necessária para ter acesso ao exame final, é necessário obter pelo menos 9,5 valores na avaliação desenvolvida nas aulas práticas. Nesse contexto, é necessária a apresentação de um "caderno de gestos" integralmente preenchido e validado pelo docente.

Está prevista a realização de um exame prático segundo o modelo “Objective structured clinical examination”, o qual terá um peso na classificação final de 33% (valor determinado pela Direção do Curso). Se, por motivos de Saúde Pública, por falta de disponibilidade de meios para o efeito, ou por outro motivo, o exame prático não tiver lugar, passa nesse caso o exame teórico final a valer 100% do total.
Os estudantes que se apresentem a exame para melhoria de classificação poderão ser dispensados do exame prático, sendo a classificação a do exame final (100%).
O exame teórico final pode ser escrito ou oral.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com dispensa das aulas práticas serão submetidos a um exame prático final ad-hoc.

Melhoria de classificação

Não previsto, para além da legislação e dos regulamentos aplicáveis
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