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Biopatologia I

Código: MI331     Sigla: BIOPAT1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=365
Unidade Responsável: Departamento de Patologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 263 Plano Oficial 2021 3 - 8 76 216
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-04-19.

Campos alterados: Avaliação especial

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objectivo fundamental do ensino da Biopatologia I é o de conseguir que os estudantes aprendam uma linguagem clínico-patológica. A aprendizagem desta linguagem subentende não só a memorização de palavras e dos conceitos que elas exprimem, como a capacidade de utilizar estes conhecimentos na interpretação de dados e na resolução de problemas. Um segundo objectivo do ensino da Biopatologia I é o de conseguir que os estudantes aperfeiçoem as suas capacidades de observação e descrição a diferentes níveis (macroscópico, microscópico, histoquímico, etc.) tornando-se capazes de raciocinar em termos biopatológicos a partir dos dados que essa observação proporciona.

Resultados de aprendizagem e competências

 

Os conteúdos programáticos compreendem tópicos que permitem que os alunos identifiquem e interpretem lesões aplicando uma linguagem apropriada. Espera-se que deste modo os alunos aperfeiçoem as suas capacidades de análise e integração de dados e de tomada de decisão sobre problemas de etiopatogénese, diagnóstico e prognóstico.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Grandes tipos lesionais; Introdução à patologia molecular; Interação genético-ambiental na génese das doenças; inflamação, necrose e neoplasia; Proliferação, diferenciação e morte celular; Adaptação e lesão; Morte celular: necrose e apoptose; Regulação da proliferação; Regulação da apoptose; Inflamação aguda; Inflamação crónica e inflamação granulomatosa; Regeneração; Angiogénese; Doenças isquémicas, metabólicas, degenerativas e auto-imunes; Patologia inflamatória e infecciosa do tubo digestivo, figado, pulmão e rim.

Bibliografia Obrigatória

Vinay Kumar, Abul K Abbas, Jon C Aster; Pathologic Basis of Disease, Elsevier, 2021. ISBN: ISBN 9780323531139

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

216 horas/estudante, correspondente a 76h de ensino presencial: 1 hora/sem aulas teóricas; 2,5horas/sem – seminário; 2 horas/sem de aulas práticas. A aula prática destina-se à observação de material macroscópico, histológico ou ultrastrutural disponibilizado antecipadamente na página de e-learning da UC. O seminário semanal também é disponibilizado antecipadamente na página de e-learning da UC. Entre os Seminários inclui-se a discussão de casos de autopsia. A UC contempla ainda Conferências Anátomo-Clínicas (CACs) da FMUP/CHSJoão. Curso de e-learning: informação básica sobre a UC, programa, calendário, métodos de avaliação, teste modelo, material de suporte a conteúdos insuficientemente discutidos nos livros de texto, glossário, textos introdutórios às aulas práticas, “quizzes”, material para a preparação dos seminários.

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 140,00
Frequência das aulas 76,00
Total: 216,00

Obtenção de frequência

De acordo com o estipulado pelo Conselho Pedagógico. Aos alunos em regimes especiais (por exemplo estudantes trabalhadores) aplicam-se também as normas determinadas pelo Conselho Pedagógico.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação: Exame Prático (4,5 valores), Exame Teórico (13,5 valores),
avaliação nos Seminários e Aulas práticas (1,5 valores), resposta individual aos “Quizzes” quinzenais (0,5 valores). A classificação final resulta da soma das classificações parcelares.

O exame prático é constituído por 33 questões de escolha múltipla (com duas ou cinco opções de escolha). O exame teórico é constituído por 100 questões de escolha múltipla (com 5 ou 10 opções de escolha) e tem a duração de 100 minutos (1 minuto/pergunta). Não há nota mínima em nenhum dos componentes da avaliação.

Todas as respostas de ambos os exames (Prático e Teórico) darão lugar a desconto: cada resposta errada em perguntas com 5 opções de escolha descontará o equivalente a ¼ da cotação duma resposta certa; cada resposta errada em perguntas com 2 opções de escolha descontará o equivalente à cotação duma resposta certa. Em cada Exame serão eliminadas, para todos os alunos, as 13 perguntas (3 do Exame Prático e 10 do Exame Teórico) que tiverem menor capacidade discriminativa, sendo apenas contabilizadas para a classificação do Exame as 120 perguntas restantes.

A frequência das Aulas Práticas e dos Seminários ou CACs é obrigatória e a assiduidade é contabilizada na avaliação: serão descontados 0,5 valores (3-4 faltas), 1 valor (5-6 faltas) e 1,5 valores (7 faltas). Não haverá cumprimento da assiduidade se o aluno exceder o limite de 25% de faltas às aulas de frequência obrigatória.

Os alunos inscritos na Secretaria da FMUP como estudantes com estatuto especial “caem” em dois grupos: a) Os que frequentarem os Seminários e as Práticas serão avaliados como os alunos em regime “normal”. b) Os que não frequentarem os Seminários e as Práticas serão avaliados através de um exame final cotado para 20 valores, com componente prático e teórico.

Em nenhuma das componentes da avaliação distribuída (quizzes, avaliação de seminários e aulas práticas) há lugar a avaliação de recurso.

Provas e trabalhos especiais

Quizzes quinzenais na plataforma de e-learning da UP.

Preparação das aulas práticas e dos seminários semanais.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplicam-se as normas determinadas pelo Conselho Pedagógico.

Os alunos inscritos na Secretaria da FMUP como estudantes com estatuto especial “caem” em dois grupos: a) Os que frequentarem os Seminários e as Práticas serão avaliados como os alunos em regime “normal”. b) Os que não frequentarem os Seminários e as Práticas serão avaliados através de um exame final cotado para 20 valores, com componente prático e teórico.

 

Melhoria de classificação

Os alunos com mais de 17 valores poderão fazer exame oral para defesa da classificação obtida, com o conhecimento de que o resultado da prova oral pode ser o de manutenção, subida ou descida da nota. Se os referidos alunos optarem por não fazer exame oral, ser-lhes-á atribuída a classificação final de 17 valores. Não haverá outras circunstâncias para melhoria de classificação, excepto as que venham a decorrer de processos de contestação previstos no artigo 22º do Regulamento Pedagógico da FMUP.

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