Código: | MI331 | Sigla: | BIOPAT1 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=365 |
Unidade Responsável: | Departamento de Patologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 263 | Plano Oficial 2021 | 3 | - | 8 | 76 | 216 |
O objectivo fundamental do ensino da Biopatologia I é o de conseguir que os estudantes aprendam uma linguagem clínico-patológica. A aprendizagem desta linguagem subentende não só a memorização de palavras e dos conceitos que elas exprimem, como a capacidade de utilizar estes conhecimentos na interpretação de dados e na resolução de problemas. Um segundo objectivo do ensino da Biopatologia I é o de conseguir que os estudantes aperfeiçoem as suas capacidades de observação e descrição a diferentes níveis (macroscópico, microscópico, histoquímico, etc.) tornando-se capazes de raciocinar em termos biopatológicos a partir dos dados que essa observação proporciona.
Os conteúdos programáticos compreendem tópicos que permitem que os alunos identifiquem e interpretem lesões aplicando uma linguagem apropriada. Espera-se que deste modo os alunos aperfeiçoem as suas capacidades de análise e integração de dados e de tomada de decisão sobre problemas de etiopatogénese, diagnóstico e prognóstico.
Grandes tipos lesionais; Introdução à patologia molecular; Interação genético-ambiental na génese das doenças; inflamação, necrose e neoplasia; Proliferação, diferenciação e morte celular; Adaptação e lesão; Morte celular: necrose e apoptose; Regulação da proliferação; Regulação da apoptose; Inflamação aguda; Inflamação crónica e inflamação granulomatosa; Regeneração; Angiogénese; Doenças isquémicas, metabólicas, degenerativas e auto-imunes; Patologia inflamatória e infecciosa do tubo digestivo, figado, pulmão e rim.
216 horas/estudante, correspondente a 76h de ensino presencial: 1 hora/sem aulas teóricas; 2,5horas/sem – seminário; 2 horas/sem de aulas práticas. A aula prática destina-se à observação de material macroscópico, histológico ou ultrastrutural disponibilizado antecipadamente na página de e-learning da UC. O seminário semanal também é disponibilizado antecipadamente na página de e-learning da UC. Entre os Seminários inclui-se a discussão de casos de autopsia. A UC contempla ainda Conferências Anátomo-Clínicas (CACs) da FMUP/CHSJoão. Curso de e-learning: informação básica sobre a UC, programa, calendário, métodos de avaliação, teste modelo, material de suporte a conteúdos insuficientemente discutidos nos livros de texto, glossário, textos introdutórios às aulas práticas, “quizzes”, material para a preparação dos seminários.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Teste | 90,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 140,00 |
Frequência das aulas | 76,00 |
Total: | 216,00 |
De acordo com o estipulado pelo Conselho Pedagógico. Aos alunos em regimes especiais (por exemplo estudantes trabalhadores) aplicam-se também as normas determinadas pelo Conselho Pedagógico.
Avaliação: Exame Prático (4,5 valores), Exame Teórico (13,5 valores),
avaliação nos Seminários e Aulas práticas (1,5 valores), resposta individual aos “Quizzes” quinzenais (0,5 valores). A classificação final resulta da soma das classificações parcelares.
O exame prático é constituído por 33 questões de escolha múltipla (com duas ou cinco opções de escolha). O exame teórico é constituído por 100 questões de escolha múltipla (com 5 ou 10 opções de escolha) e tem a duração de 100 minutos (1 minuto/pergunta). Não há nota mínima em nenhum dos componentes da avaliação.
Todas as respostas de ambos os exames (Prático e Teórico) darão lugar a desconto: cada resposta errada em perguntas com 5 opções de escolha descontará o equivalente a ¼ da cotação duma resposta certa; cada resposta errada em perguntas com 2 opções de escolha descontará o equivalente à cotação duma resposta certa. Em cada Exame serão eliminadas, para todos os alunos, as 13 perguntas (3 do Exame Prático e 10 do Exame Teórico) que tiverem menor capacidade discriminativa, sendo apenas contabilizadas para a classificação do Exame as 120 perguntas restantes.
A frequência das Aulas Práticas e dos Seminários ou CACs é obrigatória e a assiduidade é contabilizada na avaliação: serão descontados 0,5 valores (3-4 faltas), 1 valor (5-6 faltas) e 1,5 valores (7 faltas). Não haverá cumprimento da assiduidade se o aluno exceder o limite de 25% de faltas às aulas de frequência obrigatória.
Os alunos inscritos na Secretaria da FMUP como estudantes com estatuto especial “caem” em dois grupos: a) Os que frequentarem os Seminários e as Práticas serão avaliados como os alunos em regime “normal”. b) Os que não frequentarem os Seminários e as Práticas serão avaliados através de um exame final cotado para 20 valores, com componente prático e teórico.
Em nenhuma das componentes da avaliação distribuída (quizzes, avaliação de seminários e aulas práticas) há lugar a avaliação de recurso.
Quizzes quinzenais na plataforma de e-learning da UP.
Preparação das aulas práticas e dos seminários semanais.
Aplicam-se as normas determinadas pelo Conselho Pedagógico.
Os alunos inscritos na Secretaria da FMUP como estudantes com estatuto especial “caem” em dois grupos: a) Os que frequentarem os Seminários e as Práticas serão avaliados como os alunos em regime “normal”. b) Os que não frequentarem os Seminários e as Práticas serão avaliados através de um exame final cotado para 20 valores, com componente prático e teórico.
Os alunos com mais de 17 valores poderão fazer exame oral para defesa da classificação obtida, com o conhecimento de que o resultado da prova oral pode ser o de manutenção, subida ou descida da nota. Se os referidos alunos optarem por não fazer exame oral, ser-lhes-á atribuída a classificação final de 17 valores. Não haverá outras circunstâncias para melhoria de classificação, excepto as que venham a decorrer de processos de contestação previstos no artigo 22º do Regulamento Pedagógico da FMUP.