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Imunologia Básica

Código: MI243     Sigla: IB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle Ícone  do Teams

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Patologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 325 Plano Oficial 2021 2 - 5 47 135

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Aprendizagem dos mecanismos básicos da resposta imunológica, como resposta biológica à agressão exógena ou endógena, e as suas interações em patologia humana, particularmente no caso de deficiência dos seus componentes.

 

Resultados de aprendizagem e competências

No final da Unidade Curricular os estudantes devem adquirir as seguintes competências:  A- Descrever a organização celular,

molecular e funcional do sistema imunológico; B – Demonstrar a influência do sistema imunológico na resposta biopatológica

à agressão; C – Utilizar, escolher, e concluir sobre os resultados das principais técnicas laboratoriais de base imunológica;

D – Pesquisar, selecionar e avaliar, as fontes de informação científica e concluir com apresentação oral dessa informação;

E – Demonstrar capacidade de trabalho em equipa e de desenvolvimento pessoal contínuo.

 

As modalidades de preleções/seminários teóricos e de trabalhos de grupo/ orientação tutorial têm como objetivosas competências A a C, os trabalhos de grupo focam também as competências D e E. A avaliação distribuída procura essencialmente estimar as competências A, D e E e o exame final as competências A a C.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos da estrutura e biologia celular, genética molecular e organização morfo-funcional do sistema linfático

Programa

1. Reação Imunológica – conceito e relevância biopatológica;

2. O Sistema Imunológico – componentes e organização funcional;

3. Antigénios – imunogenicidade e processamento antigénico;

4. Complexo Major de Histocompatibilidade – estrutura e participação na fase aferente, central e efetora da reação imunológica;

5. Os linfócitos B – ontogenia e síntese de anticorpos

6. Anticorpos – estrutura e função;

7. Os linfócitos T – ontogenia, reconhecimento antigénico, subpopulações funcionais e papel na imunorregulação;

8. Tolerância imunológica – mecanismos centrais e periféricos da tolerância imunológica;

9. Regulação da resposta imunológica – pelo antigénio, intrínseca, neuroendócrina e genética;

10. Mecanismos efetores e de amplificação da reação imunológica – sistema do complemento, citocinas;

11.Imunodeficiências Primárias - características diagnósticas e métodos de estudo.

Bibliografia Obrigatória

Abbas, Abul K.; Cellular and Molecular Immunology,, Elsevier Tenth Edition, 2022 (https://www.clinicalkey.com/#!/browse/book/3-s2.0-C20190004463)

Observações Bibliográficas

Serão fornecidos os sumários das aulas teóricas, material iconográfico, textos e bibliografia de apoio aos seminários e trabalhos de grupo, numa plataforma de ensino assistido por computador (plataforma Moodle).

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da unidade curricular de Imunologia Básica corresponde a um total anual de 135 horas escolares (5 ECTS), das quais 47 horas (35%) são horas de contacto com a equipe docente. Os temas são abordados nas seguintes modalidades: preleções/seminários teóricos semanais (2 hora por semana); trabalhos de grupo/ orientação tutorial (1,5h por semana).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Participação presencial 7,50
Teste 5,00
Trabalho escrito 7,50
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 73,00
Frequência das aulas 47,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 15,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

É obrigatória a comparência a 75 % das atividades programadas com exceção das preleções/seminários teóricos

 

Fórmula de cálculo da classificação final

O exame final consiste numa prova final escrita (80% da classificação da UC) - 65 perguntas: perguntas de escolha múltipla (GI, n=25), perguntas de associação (GII, n=20) e perguntas para resposta verdadeiro/falso (GIII, n=20) sendo que, apenas neste grupo III, uma alínea errada desconta uma alínea correta. É aplicado o tempo limite de 1 minutopor pergunta de teste (65 minutos), com 10 minutos de tolerância (tempo total= 75 minutos). O exame presencial poderá, em circunstâncias que o imponham, ser realizado através da plataforma online, durando igualmente 75 minutos contabilizados pela plataforma Moodle, após o qual o exame termina.

 

A classificação obtida por aprovação no exame final (i.e. prova escrita com classificação superior ou igual a 9,5 valores em 20,0) corresponde a 80% da nota final da UC. Os restantes 20% (até 4,0 valores) resultam de avaliação distribuída (informação do docente dos trabalhos de grupo e sua apresentação - de 0 a 1,5 valores, quizz de autoavaliação de 0 a 1,0 valor e avaliação de uma monografia/ trabalho escrito de grupo – de 0 a 1,5 valores)

 Os estudantes com nota final igual ou superior a 10 valores estão aprovados podendo, no entanto, realizar uma prova oral complementar para melhoria de classificação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não existe nenhum regime de avaliação específico para o TE, DA, etc, que devem cumprir os mesmos componentes de avaliação distribuída, exame escrito final  e prova de melhoria de classificação que os restantes estudantes. No caso dos estudantes que tenham a prorrogativa de não comparecer nas aulas presenciais de trabalho de grupo/ orientação tutorial, o componente da avaliação distribuída relativo à participação presencial (5%) é distribuído igualmente pelos outros dois componentes da avaliação distribuída.

Melhoria de classificação

Os estudantes com nota no exame final escrito igual ou superior a 10 valores estão aprovados, podendo no entanto realizar uma prova oral complementar para melhoria de classificação. Esta é realizada por um júri constituído por dois docentes para cada época de exames, e que interrogam o estudante sobre toda a matéria num período máximo de 30 minutos; a classificação obtida nesta prova é final e substitui a anterior.

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