Código: | MI243 | Sigla: | IB |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Patologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 325 | Plano Oficial 2021 | 2 | - | 5 | 47 | 135 |
Aprendizagem dos mecanismos básicos da resposta imunológica, como resposta biológica à agressão exógena ou endógena, e as suas interações em patologia humana, particularmente no caso de deficiência dos seus componentes.
No final da Unidade Curricular os estudantes devem adquirir as seguintes competências: A- Descrever a organização celular,
molecular e funcional do sistema imunológico; B – Demonstrar a influência do sistema imunológico na resposta biopatológica
à agressão; C – Utilizar, escolher, e concluir sobre os resultados das principais técnicas laboratoriais de base imunológica;
D – Pesquisar, selecionar e avaliar, as fontes de informação científica e concluir com apresentação oral dessa informação;
E – Demonstrar capacidade de trabalho em equipa e de desenvolvimento pessoal contínuo.
As modalidades de preleções/seminários teóricos e de trabalhos de grupo/ orientação tutorial têm como objetivosas competências A a C, os trabalhos de grupo focam também as competências D e E. A avaliação distribuída procura essencialmente estimar as competências A, D e E e o exame final as competências A a C.
1. Reação Imunológica – conceito e relevância biopatológica;
2. O Sistema Imunológico – componentes e organização funcional;
3. Antigénios – imunogenicidade e processamento antigénico;
4. Complexo Major de Histocompatibilidade – estrutura e participação na fase aferente, central e efetora da reação imunológica;
5. Os linfócitos B – ontogenia e síntese de anticorpos
6. Anticorpos – estrutura e função;
7. Os linfócitos T – ontogenia, reconhecimento antigénico, subpopulações funcionais e papel na imunorregulação;
8. Tolerância imunológica – mecanismos centrais e periféricos da tolerância imunológica;
9. Regulação da resposta imunológica – pelo antigénio, intrínseca, neuroendócrina e genética;
10. Mecanismos efetores e de amplificação da reação imunológica – sistema do complemento, citocinas;
11.Imunodeficiências Primárias - características diagnósticas e métodos de estudo.
O ensino da unidade curricular de Imunologia Básica corresponde a um total anual de 135 horas escolares (5 ECTS), das quais 47 horas (35%) são horas de contacto com a equipe docente. Os temas são abordados nas seguintes modalidades: preleções/seminários teóricos semanais (2 hora por semana); trabalhos de grupo/ orientação tutorial (1,5h por semana).
Designação | Peso (%) |
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Exame | 80,00 |
Participação presencial | 7,50 |
Teste | 5,00 |
Trabalho escrito | 7,50 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 73,00 |
Frequência das aulas | 47,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 15,00 |
Total: | 135,00 |
É obrigatória a comparência a 75 % das atividades programadas com exceção das preleções/seminários teóricos
O exame final consiste numa prova final escrita (80% da classificação da UC) - 65 perguntas: perguntas de escolha múltipla (GI, n=25), perguntas de associação (GII, n=20) e perguntas para resposta verdadeiro/falso (GIII, n=20) sendo que, apenas neste grupo III, uma alínea errada desconta uma alínea correta. É aplicado o tempo limite de 1 minutopor pergunta de teste (65 minutos), com 10 minutos de tolerância (tempo total= 75 minutos). O exame presencial poderá, em circunstâncias que o imponham, ser realizado através da plataforma online, durando igualmente 75 minutos contabilizados pela plataforma Moodle, após o qual o exame termina.
A classificação obtida por aprovação no exame final (i.e. prova escrita com classificação superior ou igual a 9,5 valores em 20,0) corresponde a 80% da nota final da UC. Os restantes 20% (até 4,0 valores) resultam de avaliação distribuída (informação do docente dos trabalhos de grupo e sua apresentação - de 0 a 1,5 valores, quizz de autoavaliação de 0 a 1,0 valor e avaliação de uma monografia/ trabalho escrito de grupo – de 0 a 1,5 valores)
Os estudantes com nota final igual ou superior a 10 valores estão aprovados podendo, no entanto, realizar uma prova oral complementar para melhoria de classificação.
Os estudantes com nota no exame final escrito igual ou superior a 10 valores estão aprovados, podendo no entanto realizar uma prova oral complementar para melhoria de classificação. Esta é realizada por um júri constituído por dois docentes para cada época de exames, e que interrogam o estudante sobre toda a matéria num período máximo de 30 minutos; a classificação obtida nesta prova é final e substitui a anterior.