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DECIDES I: Decisão, Dados e Estatística em Saúde

Código: MI235     Sigla: DECIDES1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 259 Plano Oficial 2021 2 - 4 38 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O processo de tomada de decisão em saúde deverá ser informado pela melhor evidência científica, a qual deverá ter na sua base dados obtidos, armazenados, analisados e interpretados de acordo com as práticas mais adequadas do ponto de vista metodológico, estatístico e informático. Nesse sentido, esta unidade curricular pretende colocar os estudantes em contacto com um processo contínuo que se inicia na formulação da questão de investigação e que, através das opções metodológicas e informáticas mais adequadas, permite gerar e armazenar dados de qualidade que, uma vez devidamente analisados e interpretados, resultam em evidência científica de qualidade e na tomada de decisões mais informadas em saúde. O conjunto de Unidades Curriculares DECIDES pretende contribuir para dotar os alunos de conhecimentos, aptidões e atitudes que lhes permitam participar em processos de:

  • Análise, síntese e discussão de evidência científica na área da saúde, aplicando-a ao processo de tomada de decisão;
  • Planificação e desenvolvimento um trabalho de investigação na área da saúde;
  • Recolha, gestão e análise de dados de saúde.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta Unidade Curricular, os Estudantes deverão ser capazes de:

  • Estruturar uma questão de investigação na área da saúde, com particular ênfase nas áreas de investigação clínica e em serviços de saúde;
  • Pesquisar e gerir literatura científica;
  • Recolher, classificar, gerir e processar dados em formato tabular para análise estatística;
  • Conhecer os princípios fundamentais subjacentes à inferência e modelação estatística;
  • Analisar dados de saúde sob o ponto de vista estatístico (incluindo cálculo de intervalos de confiança, aplicação de testes de hipótese e construção de modelos de regressão linear simples), e interpretar os respectivos resultados;
  • Utilizar software adequado para correctamente aplicar e interpretar diferentes metodologias estatísticas;
  • Compreender as vantagens e limitações do uso de dados secundários para investigação na área da saúde;
  • Redigir um protocolo de investigação.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

No final desta unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: (i) conhecer e aplicar os princípios e métodos básicos da bioestatística, nomeadamente no que respeita à estatística descritiva e inferencial, e desenvolver as competências básicas necessárias para proceder à análise estatística de dados da área da saúde; (ii) conhecer e discutir os principais tópicos subjacentes ao planeamento e condução de um trabalho de investigação na área da saúde; (iii) participar na planificação de um trabalho de investigação clínica ou em serviços de saúde, nomeadamente no que respeita à formulação da questão de investigação, definição do desenho de estudo, e selecção dos métodos mais adequados para gestão de dados e a sua análise estatística; e (iv) avaliar criticamente a literatura científica na área da saúde, em particular, no que respeita à questão de investigação, desenho de estudo, e metodologia de análise estatística.

Em concreto, nesta unidade curricular serão abordados os seguintes conteúdos programáticos:


  • Estruturação de uma questão de investigação na área da saúde, com particular ênfase nas áreas da investigação clínica e em serviços de saúde;

  • Planificação e execução de pesquisas bibliográficas;

  • Introdução à bioestatística;

  • Definição de variáveis; 

  • Métodos e instrumentos para recolha de dados. Criação de bases de dados;

  • Utilização de dados secundários em investigação em saúde;

  • Métodos e abordagens de estatística descritiva;

  • Distribuições de probabilidade;

  • Métodos de selecção dos participantes e amostragem;

  • Estatística inferencial: Intervalos de confiança e testes de hipótese;

  • Métodos e abordagens de análise de dados categóricos e contínuos;

  • Cálculo do tamanho amostral;

  • Correlação;

  • Regressão linear simples;

  • Redacção de um protocolo de investigação.

Bibliografia Obrigatória

Petrie A, Sabin C. ; Medical Statistics at a Glance, 3rd edition , Blackwell Science Inc
Bland JM. ; An Introduction to Medical Statistics 4th Revised ed. Edition , Oxford Medical Publications
Shortliffe EH, Cimino JJ; Biomedical Informatics: Computer Applications in Health Care and Biomedicine 4th ed, Edition Springer
Michelle A. Green, Mary Jo Bowie. ; Essentials of Health Information Management: Principles and Practices 3rd Edition, Cengage Learning
Cruz-Correia RJ et al; Information Discovery on Electronic Health Records, Chapman and Hall, 2009 (Cruz-Correia RJ et al. Data Quality and Integration Issues in Electronic Health Records. p.55-95), Hristidis V (ed.); , 2009

Observações Bibliográficas

A maior parte do material didático, incluindo material de ensino assistido por computador e diversos textos de apoio desenvolvidos pelos docentes da UC, estará disponível através de uma plataforma de e-learning.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A Unidade Curricular terá por base aulas teóricas e aulas teórico-práticas (envolvendo exercícios em grupo e individuais para resolução de problemas práticos em cenários de saúde, com utilização de software específico para desenvolvimento de competências).

A avaliação terá por base as seguintes componentes:

  • Avaliação distribuída: envolvendo a participação dos estudantes durante as aulas teórico-práticas e exercícios práticos, que poderão incluir preparação e apresentação de protocolos de investigação e/ou de artigos científicos
  • Exame final 

Para obtenção de aprovação na UC, os estudantes deverão obter uma classificação mínima de 10 valores tanto na avaliação distribuída como no exame final.

Software

IBM SPSS statistics

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 65,00
Participação presencial 5,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 38,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência será a definida no regulamento da FMUP, ou seja 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação terá por base as seguintes componentes:

  • Avaliação distribuída (AD) – 35% –, envolvendo:
    • Participação dos estudantes durante as aulas teórico-práticas – 5%
    • Exercícios práticos, bem como a preparação e apresentação de protocolos de investigação e/ou de artigos científicos – 30%
  • Exame final (E) – 65%

Para obtenção de aprovação na UC, os estudantes deverão obter uma classificação mínima de 10 valores tanto na avaliação distribuída como no exame final.

Classificação final = (AD * 35 + E * 65) / 100

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstas provas ou trabalhos especiais.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com estatutos especiais poderão realizar as avaliações referentes à avaliação distribuída (AD) em data a agendar no fim do semestre, com o peso da participação nas aulas práticas a ser redistribuído pelas restantes avaliações da componente de avaliação distribuída. Se for esse o caso, terão que o comunicar por escrito (e-mail) à regência da Unidade Curricular, até final de outubro.

Melhoria de classificação

A melhoria de nota só pode ser realizada na componente de exame final.

Observações

Os métodos de ensino e avaliação poderão ter que ser alterados caso ocorram alterações significativas do estado epidemiológico.
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