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Histologia I

Código: MI233     Sigla: HIST1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biomedicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 298 Plano Oficial 2021 2 - 5 47 135
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-11-21.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O principal objetivo desta Unidade Curricular é o estudo da estrutura microscópica e submicroscópica dos principais tecidos e de alguns sistemas do corpo Humano (a completar na UC de “Histologia II. Embriologia” no 2º semestre). O estudo é realizado numa perspetiva funcional e conferindo o significado clínico adequado ao curso. Para atingir estes objetivos o programa curricular consta de um núcleo de conhecimentos básicos, fundamentais para a formação de qualquer médico, e decorre em articulação com o ensino fisiológico e abrindo perspetivas a aprofundar em biopatologia. Espera-se que os estudantes desenvolvam aptidões e competências de análise das principais estruturas histológicas tendo em conta a função normal e as principais alterações patológicas dos tecidos e sistemas do corpo Humano.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da frequência com aprovação da UC, espera-se que os estudantes sejam capazes de 

 
- Aplicar conhecimentos de Histologia dos tecidos e sistemas abordados, numa perspetiva funcional; 

-Implementar a autoaprendizagem;


-Demonstrar pensamento crítico;


- Capacidade de reconhecer imagens histológicas, em microscópio real e microscópio virtual. 

-Capacidade de trabalho em equipa
 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa

Introdução à Histologia.
Epitélios de Revestimento.  
Epitélios Glandulares.
Tecidos Conjuntivo Moles.
Tecidos Conjuntivos Duros.
Tecidos Musculares.  
Sangue.
Hematopoiese.
Órgãos Hematopoiéticos.
Tecido Nervoso.
Coração e Vasos.
Aparelho Respiratório.
Olho.
Ouvido.

Bibliografia Obrigatória

Abraham Kierszenbaum, Laura Tres; Histology and Cell Biology - An introduction to Pathology, Elsevier., Elsevier, 2019. ISBN: 9780323673211
Barbara Young, Geraldine O'Dowd, Patrick Woodford ; Wheater’s Functional Histology: a Text and Colour Atlas, Churchill Livingstone, 2013. ISBN: 9780702047473
Paulo Abrahamsohn ; Junqueira & Carneiro: Histologia Básica, Guanabara Koogan, 2017. ISBN: 9788527731812

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino/aprendizagem incluirá aulas teóricas, teórico-práticas, seminários com discussão de situações de interesse clínico e aulas práticas, A avaliação privilegiará a integração de conhecimentos de Histologia numa perspetiva funcional.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Trabalho prático ou de projeto 0,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 47,00
Estudo autónomo 88,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Para obtenção da frequência é obrigatória a comparência a 75% das actividades teórico-práticas programadas e em respeito ao disposto no Regulamento Pedagógico da FMUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será realizada nos seguintes momentos:
1. Aulas teórico-práticas: para aceder aos momentos de avaliação formal abaixo indicados, o estudante terá que realizar 3 momentos de avaliação que visam fomentar a participação ativa e responsável no ambiente da sala de aulas. A avaliação é classificada pelo docente da turma em "Aprovado" ou "Não aprovado". Os momentos de avaliação serão agendados pelos estudantes, em articulação com os docentes das turmas, e consistirão na realização de uma das seguintes atividades, à escolha do estudante: 1: Apresentação de um caso clínico decorrente dos conhecimentos de histologia; 2: Desenho de uma preparação histológica; 3: Narração de um vídeo com a descrição de uma preparação histológica; 4: Atividades de gamificação (Woodclap ou Kahoot realizados pelos estudantes; respostas a um jogo de Histologia-Histopólio- disponibilizado pelos docentes); 5- Construção de mapas de conceitos relativos a temas das aulas. O estudante terá 1 possibilidade adicional de repetir a avaliação, caso não tenha sucesso em alguma das provas. A atividades nº 2 só pode ser realizada individualmente mas as restantes podem ser feitas em grupos de 2 estudantes. Como referido acima, a avaliação é qualitativa ("Aprovado/Não aprovado");
2. Última aula teórico-prática: na última aula teórico prática os estudantes realizarão um teste prático que consiste na identificação de 4 estruturas histológicas usando o microscópio óptico. Esta avaliação é valorizada em 25% na nota teórico-prática final;
3. Exame teórico-prático. Consistirá num modelo misto com:

  1. Identificação de 3 estruturas no microscópio virtual Histolab;
  2. Utilização da plataforma Moodle para responder a 7 perguntas que consistem na identificação e legendagem de imagens de material histológico em microscopia de luz e microscopia eletrónica. As perguntas podem avaliar conhecimentos fundamentais de natureza teórica. A apresentação das perguntas é sequencial e aleatória. Nas perguntas de escolha múltipla não é possível indicar mais que uma opção e não há penalização pela escolha de opções erradas.

A prova teórico-prática será classificada numa escala de 0-20 valores. 

NOTAS:
a) O formato de avaliação prática/teórico-prática poderá ser ajustado em função das condições de saúde pública;
b) Os estudantes que já tenham obtido frequência em Histologia I, de acordo com o Regulamento Pedagógico da FMUP, estão dispensados da avaliação qualitativa nas aulas teórico-práticas. Terão, contudo, que realizar à avaliação quantitativa que decorre na última aula teórico-prática, mediante agendamento prévio com os regentes, usando os horários disponíveis para as várias turmas;
c) Os trabalhadores-estudantes ou estudantes que faltem a momentos de avaliação qualitativa nas aulas teórico-práticas, terão acesso ao exame prático mediante agendamento com os docentes  responsáveis pelas turmas em que estão inscritos.


4. Exame teórico

A prova privilegiará a integração de conhecimentos e incluirá 60 perguntas de escolha múltipla. Cada pergunta tem 5 hipóteses de resposta, com possibilidade de escolha de mais do que uma  resposta das quais apenas uma está correta ou está mais correta que as restantes. O aluno pode assinalar tantas respostas quantas desejar, mas cada resposta errada acarreta um desconto de 1/4 de uma resposta certa. 

 As provas com avaliação quantitativa, nomeadamente a teórico prática (TP) e a teórica têm a classificação mínima de 9,5 valores. A classificação da prova TP é feita pelo conjunto da classificação da avaliação na última aula teorico-prática (25%) e do exame teórico-prático (75%).  

A prova teórica será classificada na escala de 0-20 valores. 

classificação final (CF) será feita calculada de acordo com a seguinte fórmula:

 

                                CF = (3T + TP) / 4

em que T é a classificação obtida nas duas provas teóricas e TP é a classificação obtida nas duas provas teórico-práticas.

 

Provas e trabalhos especiais

N/A

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Decorrerá de acordo com as normas vigentes e que constam do Regulamento Pedagógico da FMUP.

Melhoria de classificação

Para obter melhoria de classificação, o estudante deve repetir as provas teórica e teórico-prática.
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